Aprenda com o Blog

Como liberar a criatividade: aprenda com quem inspira mais de 500 milhões na web

Criatividade - Piera Gelardi

Quando o assunto é empoderamento feminino e maneiras diferentes de promover a imagem da mulher, a site Refinery29 se tornou referência mundial. “Queríamos mudar a representação da mulher não apenas nas fotos e vídeos, mas na história”, revela Piera Gelardi, diretora criativa e co-fundadora da empresa.

Cansada de sempre ver “mais do mesmo”, ela decidiu inovar. Não apenas para si, mas ensinando multidões ao redor do mundo sobre como estimular e tirar o máximo proveito do processo criativo.

As dicas parecem simples e até óbvias, mas Piera garante: são poderosas. Vindas da executiva que é tida como uma das mais criativas do planeta em mídia e conteúdo – e que, de quebra, reuniu uma comunidade global de mais de 500 milhões de pessoas (sim, meio bilhão!) –, certamente, vale a pena prestar atenção.

Abrace o desconforto

 

Todos nós temos momentos em que duvidamos das nossas habilidades e questionamos nossa real qualificação para algo. Mesmo fazendo excelentes entregas, de forma sistemática.

“O problema é focarmos nos instantes em que não temos o melhor desempenho, ao invés daqueles em que a nossa mente voa e fazemos algo maravilhoso”, alerta a executiva, que é categórica ao defender que momentos de forte desconforto pessoal são uma excelente fonte de material criativo. “Fricção emocional gera criatividade”, diz.

Reenquadre o problema, para encontrar a solução

 

Assim como na dica anterior, a frustração marca presença também aqui. Combata-a com imaginação! “Pegue seus principais pontos fortes, utilize-os como força motriz e traga as dificuldades para um novo território”.

Como exemplo, Piera citou um momento em que um conjunto de reuniões executivas a fez questionar sua própria continuidade, na empresa que ela havia fundado. Estava instalado, então, um problema. E dos grandes. Para driblar a situação, ela se valeu de qualidades específicas do mundo criativo – e que ela domina muitíssimo bem. Passou a perguntar mais (quase como no levantamento para um briefing), trabalhar apresentações visualmente impactantes, envolver as pessoas em suas ideias.

O resultado compensou, com o corpo diretivo a reconhecendo por uma melhor gestão.

O riso libera o brilhantismo

 

Sabe aquela ideia da qual, provavelmente, todos irão rir? Pois saiba que há grandes chances de ela ser, justamente, a que lhe permitirá colher os melhores frutos.

De acordo com Piera, algumas das melhores ideias que ela viu surgir foram precedidas de longas gargalhadas. Quase como um processo cíclico: ideia que parece inadequada > risos > lapidação até um resultado brilhante.

Por isso, não se limite! Seja autêntico e sempre apresente suas sugestões. O julgamento é ALHEIO, mas pode restringir o quão longe VOCÊ pode ir. Voe!

Saiba o que funciona para você

 

A eficiência no processo de brainstorming não ocorre da mesma forma para todos. Cada pessoa tem um ambiente, situação e estímulo que atiçam – com maior ou menor intensidade – seus níveis de criatividade.

Pode ser folhear uma revista, olhar imagens diversas, dividir ideias com outros profissionais com os quais se tem real afinidade. O ponto-chave é descobrir o que funciona melhor para você e ser fiel a isso, criando seu próprio método. Mesmo que ele seja completamente diferente do utilizado pelos demais.

 

Site criativo

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.