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Como ter uma super equipe de Marketing Digital

equipe Marketing Digital

Quando se tem uma empresa, a busca por bater metas é constante – sejam elas de vendas, de acessos no site ou leads. São inúmeros objetivos traçados, mês a mês, com o intuito de fazer o negócio prosperar.

Dentro desse contexto, o Marketing Digital se tornou uma estratégia imprescindível para qualquer empresa que deseja ser descoberta e conquistar cada vez mais clientes. Se você não está presente online e não investe no meio, sem dúvidas, está perdendo diversas oportunidades. Além de, claro, deixar de alcançar seu público com assertividade.

Tão importante quanto entender a necessidade de investir em Marketing Digital, porém, é saber quem serão os profissionais responsáveis pelo planejamento e execução das ações. Você pretende montar uma equipe interna ou optar por uma agência especializada na área? Independente da opção que escolher, será preciso ficar de olho na equipe que ficará encarregada de fazer o seu negócio crescer, por meio de ações online.

O grande desafio, em todo esse processo, é selecionar as pessoas certas, ter uma equipe que realmente atenda às necessidades do seu negócio e que caminhe junto com os valores e objetivos da empresa.

Selecionamos, então, alguns pontos cruciais para você avaliar, na hora de montar uma equipe de Marketing Digital, ou selecionar uma agência especializada. Assim, você terá mais chances de obter sucesso e ver resultados reais para o seu investimento!

Qualificação

 

O primeiro item que deve ser observado na hora de contratar um profissional para sua equipe é a formação que ele possui. É claro que isto vai depender muito da vaga que você quer preencher: se será para redator, front-end, designer… E por aí vai.

Porém, um grande diferencial está em cursos complementares ou pós-graduação que, de alguma forma, vão ao encontro do Marketing Digital. Assim, por mais que estejamos falando de um profissional com formação acadêmica que não tem um vínculo tão direto com o meio online, ao se especializar, ele saberá como aplicar seus conhecimentos específicos em estratégias junto à equipe.

O segredo está em buscar pessoas que já possuem experiência na área e que tenham uma formação que condiz com o que está sendo proposto na vaga. Pois, por mais que a parte teórica seja super importante e fundamental dentro de todo o processo, saber como as coisas funcionam, no dia-a-dia, é essencial para se ter um time de alta performance.

Aposte em profissionais flexíveis, que gostem de aprender novas habilidades que acrescentem em suas tarefas diárias, tornando o trabalho muito mais criativo e ágil. Somado a isso, aqueles que gostam de trabalhar em ambientes desafiadores devem ganhar pontos extras.

Veja além do currículo

 

É comum darmos muita atenção às qualificações e acabarmos esquecendo que o Marketing Digital é uma área de mudança constante – o que acaba tornando uma formação universitária de anos atrás um parâmetro não muito adequado.

Ao invés de olhar somente para o currículo, equilibre experiência acadêmica com potencial. Isto fará com que você encontre pessoas que gostam de aprender, que têm iniciativa, vontade de tentar coisas novas e encarar desafios. Sem dúvidas, a sua empresa ganhará muito com este perfil de profissional.

Para fazer isso, que tal montar uma entrevista diferente, que instigue o candidato a mostrar seu potencial? Deixe de lado as perguntas e as análises padrões e tente extrair o máximo do profissional, para ver além do currículo dele.

Sintonia

 

Uma equipe de Marketing Digital de alta performance precisa ter os mesmos ideais da empresa, estando sempre em busca de um objetivo comum: crescer. Isto pode soar meio óbvio, mas é um dos pontos mais importantes.

Um profissional que não se doa por inteiro, que não usa todas as suas táticas e conhecimento, para dar o melhor na execução das suas tarefas, não faz parte de um time de sucesso. Isto por que ele não está caminhando junto ao grupo e não tem a visão de que, se a empresa está crescendo, consequentemente, ele crescerá com ela.

Quando se tem uma equipe que está olhando na mesma direção, que entende suas fraquezas e faz de tudo para que as ações digitais ajudem o negócio a atingir metas ousadas, sem dúvidas, os resultados se tornam melhores. Substancialmente.

Por isso, ao montar uma equipe interna ou contratar uma agência de Marketing Digital, veja se os profissionais entendem o seu propósito, demonstram interesse pela sua ideia e compactuam com os mesmos valores. Isto fará com que o trabalho e a comunicação fluam organicamente.

Pluralidade

 

Este é um grande desafio, pois exige alto investimento, caso você (realmente) queira uma equipe de alto nível. O Marketing Digital é muito abrangente, o que demanda profissionais de diferentes áreas de conhecimento – como links patrocinados, mídias sociais, redação, Inbound, SEO e tantas outras.

Dentro de uma estratégia ou campanhas, por exemplo, você precisará de pessoas experientes em diversas frentes, para que o planejamento seja colocado em prática com qualidade. Não se iluda com a ideia de que você poderá ter um profissional multifunções. É natural termos mais facilidade em algumas tarefas e menos em outras, mas é importante prezar por especialistas por tema. Como diz o ditado, “cada um no seu quadrado”.

Entretanto, com o intuito de tentar poupar gastos, muitas empresas preferem contratar uma única pessoa, para desempenhar diferentes papéis. No fim das contas, geralmente, acabam não entendendo o porquê de os seus investimentos em ações online não estarem funcionando.

Por isso, se você não dispõe de um bom valor para investir em pessoal e formar sua equipe interna, talvez optar por uma agência especializada seja a melhor opção. Desta forma, a sua empresa terá mais garantia de deixar as estratégias digitais nas mãos de profissionais que farão cada parte do planejamento funcionar com maestria.

A dica é: se for contratar uma agência, dê uma olhada em todos os serviços de Marketing Digital que ela oferece. Por mais que, inicialmente, você possa optar por contratar apenas um serviço, outras demandas podem surgir, ao longo do tempo – o que demandará novos profissionais igualmente qualificados.

Incentive a busca por conhecimento

 

Depois que você já selecionou os profissionais certos e com potencial de sobra formar um excelente time de Marketing Digital, é preciso ajudá-los a se manterem atualizados. Isto impactará diretamente nas suas ações e estratégias, uma vez que a área está em constante mudança e novidades surgem a todo momento.

Aqui, reforçamos a importância de ter sempre em mente que uma mesma pessoa não deverá ser responsável por diversas áreas, ao mesmo tempo. Delegar tudo a um único profissional tende a prejudicar a performance específica de uma área, por conta do grande volume de trabalho e falta de um conhecimento bem direcionado.

O melhor a ser feito é incentivar os profissionais a desenvolverem habilidades que podem ajudar tanto em sua própria função, como na colaboração em equipe. Como na correria do dia-a-dia essa busca por conhecimento pode se tornar um pouco difícil – por conta da alta demanda de trabalho -, separar alguns momentos para que a equipe possa se dedicar a essa tarefa se torna um passo super válido.

Promover palestras, grupos de discussão, webinars e clubes de leitura, palestras e cursos especializados, dentro da própria empresa, pode ser uma ótima estratégia. Pense que esse tempo não será perdido, e sim otimizará o conhecimento específico da sua equipe e aumentará seu potencial, para que novos insights possam surgir.

Caso você esteja pensando em contratar uma agência, questione sobre as formas de atualização da equipe e como isto é feito, para que seja entregue um trabalho de qualidade e que, ao mesmo tempo, esteja dentro das tendências mais atuais do cenário online.

Bom, espero que tenhamos lhe ajudado a direcionar melhor a sua busca pela equipe perfeita! Contudo, se você ainda tiver alguma dúvida, ou está pensando em contratar uma agência de Marketing Digital, é só entrar em contato, ok?

Excelentes negócios!

 

Inbound Marketing

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.

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