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Livros de Marketing Digital para ler até 2018

Manter-se atualizado, em meio ao turbilhão de informações que surgem todos os dias, nas mídias sociais, portais, blogs e outros tantos canais sobre Marketing Digital, é bastante desafiador.

Justamente por se tratar de uma área que permanece em alta e da qual todo mundo julga entender um pouco, às vezes, fica difícil filtrar conteúdos realmente úteis daqueles que não trazem nenhuma informação nova e relevante.

Por isso, bons livros são uma ótima alternativa para quem deseja aprofundar os conhecimentos, com um pouco mais de “sustança”. Acompanhando as sugestões de alguns especialistas, montamos uma lista cuja leitura acreditamos ser interessante.

Nem todas as obras têm versão em português, mas são promissoras. Quem sabe uma delas não é o pontapé de que você precisava, para destacar seu negócio no meio digital? Boa leitura!

1. What Customers Crave
(O que os Clientes Desejam)

Autor: Nichols Webb

What Customers Crave

A grande questão é: você realmente conhece os seus clientes? O Marketing Digital está em constante adaptação. E isto se deve ao fato de que a maneira como as pessoas estão consumindo mudou. Portanto, saber exatamente o que seus clientes desejam é a fórmula certa para alcançar resultados extraordinários.

No livro, o autor examina como a economia está mudando e de que forma isso afeta as expectativas de consumo, revelando o que as empresas precisam fazer, para se sobressaírem. Além disso, a leitura tem como objetivo ajudar o seu negócio a se reinventar na área digital, dando dicas valiosas de como melhorar o engajamento com o seu público e co-criar.

Dê ao seu público o que ele quer, de maneira inovadora e verdadeira. Como resposta, ele se converterá em clientes fiéis e embaixadores da sua marca.

2. A Vaca Roxa
(Purple Cow)

Autor: Seth Godin

A Vaca Roxa

É preciso ir muito mais além do que estamos acostumados. É necessário inovar! Somente atender às expectativas não é mais o suficiente. O excepcional é o que realmente tornará a sua marca reconhecida, frente a tantas outras do mercado.

Prepare-se para ótimos insights de estratégias e ações que podem transformar a sua marca e torná-la referência, na sua área de atuação. Tudo isso a partir de um pensamento mais disruptivo e que vai ao encontro daquele que deve ser o seu principal foco: o público.

3. They Ask You Answer
(Eles Perguntam, Você Responde)

Autor: Marcus Sheridan

They Ask You Answer

Precisando melhorar a sua estratégia de marketing? Então, este promete ser um bom livro!

Para muitas pessoas, uma parte essencial do marketing online é pagar por anúncios, links patrocinados, impulsionamentos e por aí vai. Entretanto, se você tem um orçamento mais controlado, muitas dessas ações se tornam inviáveis, já que elas consomem uma boa parcela do seu investimento.

O “They Ask You Answer” mostra caminhos para que você não precise, necessariamente, recorrer aos anúncios. Ele indica outras estratégias que podem ser bastante eficientes, como o Inbound e o Marketing de Conteúdo.

No livro, o autor traz dicas de como fazer a distribuição de conteúdo, de maneira eficaz, via mídias sociais e diversas outras plataformas digitais. Para quem deseja melhorar a própria estratégia de marketing, por meio do conteúdo, a leitura pode dar boas contribuições.

4. Content Chemistry
(Química do Conteúdo)

Autor: Andy Crestodina

Content Chemistry

Para quem investe em conteúdo exclusivo e interessante, é possível alcançar resultados incríveis. Isto se deve, justamente, ao fato de que praticamente todo plano de ação bem estruturado possuir conteúdo envolvido. No Inbound Marketing, por exemplo, é por meio dele que todas as estratégias ganham forma.

O melhor de tudo é que um conteúdo realmente bom e relevante permitirá reduzir (e muito) os gastos com publicidade. Automaticamente, ele é reconhecido e compartilhado por outros veículos, que enxergam nas suas criações algo único e envolvente – além de útil.

O livro “Content Chemistry” apresenta ótimas dicas sobre geração de conteúdo, abordando desde a construção de uma boa headline, até a cativação do leitor, a fim de gerar impacto. É importante lembrar que não é apenas o conteúdo que ganha espaço, mas sim a qualidade do mesmo – que tem poder de mudar a forma como sua marca é vista, no meio digital.

5. Hug Your Haters
(Abrace Seus Haters)

Autor: Jay Baer

Hug Your Haters

Você perde o sono com os famosos “clientes reclamões”? Pois saiba que deixar que eles continuem insatisfeitos e não sejam bem atendidos pode gerar dores de cabeça bem maiores.

No mundo digital, o atendimento ao cliente é uma parte essencial, dentro as estratégias de marketing, sendo uma importante ferramenta para posicionamento de marca. Além disso, as mídias sociais – que consistem em um dos canais mais comuns para se atender clientes – também têm se tornado um portal para reclamações.

Pensando nisso, Jay Baer explica como lidar com essas queixas e usar o atendimento ao consumidor a favor do seu negócio, elevando-o a um novo nível. No livro, você encontrará vários exemplos práticos de como a sua empresa deve se posicionar, diante de determinadas situações.

6. Contágio: Por que as Coisas Pegam?

Autor: Jonah Berger

Contágio: Por que as coisas pegam

O livro gira em torno dos influenciadores, que têm integrado estratégias bem relevantes. Como os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes quanto à qualidade de um produto ou ao atendimento que é recebido, é normal que as propagandas acabem não despertando o desejo esperado.

Além disso, quando temos a indicação de um produto – a partir de um amigo ou de alguém com quem nos identificamos -, esse convencimento fica mais fácil. Berger dedicou anos aos estudos, para entender o que realmente leva uma postagem, vídeo ou acontecimento a se tornar viral, nas mídias sociais, e como isso influencia na decisão dos consumidores.

7. Originals
(Originais)

Autor: Adam Grant

Originais livro

“Originals” é um bestseller do New York Times. Por isso, merece ser citado na lista. Como o próprio nome já sugere, o livro gira em torno da originalidade, discorrendo sobre diversos fatores que podem influenciar um negócio de sucesso.

A obra vai desde saber nutrir as boas ideias por meio da originalidade, até como conquistar aliados e entender o melhor momento para lançar um negócio. De acordo com críticos ao redor do mundo, vale cada página.

8. Hacking Growth

Autores: Sean Ellis e Morgan Brown

Hacking Growth

O fundador do GrowthHackers se reuniu com o veterano Morgan Brown, para discutir como as maiores e mais famosas empresas montam seus times de Growth Hacking, criam produtos encantadores e descobrem o que efetivamente funciona, na hora de gerar crescimento e reter consumidores.

O livro revela segredos do Growth Hacking, para que você possa criar e implementar sua própria estratégia e melhorar seus resultados.

 

E então? Achou alguma das temáticas interessante? Agora, é só selecionar os títulos que mais lhe agradam e “dar um up” no seu conhecimento. Esperamos que você terá ótimos insights, para elevar o nível das suas estratégias de Marketing Digital.

Depois, conte-nos o que achou, ok?

Bons negócios!

 

Inbound Marketing

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.