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Marketing Digital: como se manter atualizado, para evoluir profissionalmente

Como se manter atualizado no Marketing Digital

O Marketing Digital tem se tornado uma área bastante atraente. Principalmente, por se tratar de uma vertente da publicidade que pode gerar resultados verdadeiramente impressionantes. Porém, o grande desafio em ser um profissional do ramo é a necessidade de atualização constante, uma vez que a área tem novidade o tempo todo.

A vantagem nisso tudo é que, por mais que precise estar diariamente antenado nas tendências do setor, você se condiciona a ler e pesquisar mais sobre o assunto – e, por consequência, não ficar estagnado. Dentro do cenário online, profissionais que param no tempo não têm vez! Por isso, é muito importante reservar um tempinho para atualizar seu repertório.

Se você não sabe exatamente por onde começar nessa busca por conhecimento, nós selecionamos alguns métodos que podem lhe ajudar a evoluir profissionalmente. Preparado?

Sites e blogs

 

Por ser uma área bem nova, é possível encontrar muita informação útil e de forma gratuita. Se você está começando a estudar o tema, com certeza, já deve ter pesquisado muito na internet e se deparado com uma infinidade de sites e blogs que falam sobre o assunto.

A dificuldade, neste caso, é saber filtrar o que realmente tem qualidade. Por isso, a nossa dica é sempre priorizar os sites e blogs que já são bem consolidados na área, que trabalham periodicamente com o tema e que trazem conteúdos novos e interessantes com frequência.

Sites e blogs como a HubSpot, Moz, Resultados Digitais, Social Bakers, Digital Marketing Institute e Viver de Blog são alguns exemplos de boas fontes de conteúdo. Além do blog da Converta na Web, claro, que traz posts semanais, com dicas úteis sobre o mercado digital.

A ideia é nunca se limitar e sempre estar em busca de novos canais, sejam eles brasileiros ou gringos. Lembre-se de que a maioria das tendências mundiais em Marketing Digital acontecem primeiro lá fora. Então, é importante você ter um bom conhecimento em inglês, para consumir conteúdos de sites estrangeiros.

Livros

 

Por mais que isso pareça um pouco old school, selecionar alguns títulos clássicos da área é fundamental, na hora de estruturar uma boa base. Se o seu intuito é se atualizar, existem diversos livros incríveis e que podem trazer insights valiosos!

Sabemos que, por uma questão de praticidade, os sites e blogs acabam sendo as fontes mais populares. Entretanto, os livros têm a vantagem de aprofundar mais os temas e fazer com que a imersão seja maior.

Para lhe ajudar, nós publicamos uma lista de livros para você ler até 2018. Assim, você pode selecionar os títulos que lhe interessam e reservar um tempinho na semana, para focar em uma boa leitura da área. Tenha certeza de que este momento trará grandes ideias para os seus projetos!

Palestras e eventos

 

Uma das formas mais interessantes de buscar conhecimento em Marketing Digital é participar de eventos da área. Desde os pequenos encontros (como os meetups), até grandes produções (como o RD Summit, aqui no Brasil, ou o Inbound, a nível internacional).

Nesses encontros, você tem a oportunidade de ouvir de profissionais que são referência em diversas estratégias, terá contato com as novas tendências, além de trocar experiências e conhecer pessoas do meio.

Independente do seu tempo de carreira no cenário digital, assistir a palestras e participar desses eventos amplia o seu repertório e abre espaço para aplicar novas ideias em seus projetos atuais. Além de, claro, proporcional uma real imersão no tema, de maneira mais descontraída e didática.

Cursos e webinars

 

Principalmente para quem está iniciando na área, os cursos são uma ferramenta essencial, na busca por conhecimento. Por mais que o acesso livre e gratuito a sites e blogs seja um bom caminho para encontrar conteúdo facilmente, nem sempre é fácil compilar as informações e colocar em prática o que você aprendeu.

Bons cursos podem prover uma noção mais global de toda a área. O conteúdo será distribuído de maneira que faça sentido ao seu processo de aprendizado.

Quando pulamos de site em site, lemos diversas dicas, estratégias e tendências. Não existe, necessariamente, uma rotina de organização e de estudo. Aquilo que você acabou de ler pode ser facilmente esquecido ou, muitas vezes, não ser entendido de pronto.

Por isso, fazer um curso para se familiarizar com o setor é uma alternativa bem interessante. Assim, você saberá exatamente o que buscar, em fontes alternativas como sites e blogs, aprofundando-se de modo consistente.

Existem diversas plataformas online nas quais você pode fazer cursos em Marketing Digital, como a Udacity, Udemy, Coursera e edX. A própria HubSpot Academy oferece materiais gratuitos e de excelente qualidade.

Outra proposta adotada por várias agências pelo Brasil são os webinars, palestras gratuitas ao vivo que abordam algum assunto específico. Esta pode ser uma forma de complementar seus estudos, tirar dúvidas em tempo real e estar em contato com o mercado.

Outra alternativa são os cursos presenciais. Nós aqui da Converta na Web temos diversos cursos em Marketing Digital, com professores renomados da área. Que tal dar uma olhadinha nas nossas opções e aprofundar seus conhecimentos com a gente?

Grupos em mídias sociais, encontros…

 

Trocar conhecimento é sempre uma experiência enriquecedora. Ainda mais quando temos um assunto ou área em comum com os demais participantes. Por isso, os grupos têm se tornado cada vez mais populares entre os profissionais de Marketing Digital, seja para tirar dúvidas, compartilhar ideias ou até mesmo descobrir novas estratégias.

O Facebook e o WhatsApp são ferramentas simples de usar e que, rapidamente, se tornaram o canal de comunicação entre diversos profissionais, por meio da criação de grupos temáticos. Um exemplo é o grupo Marketing Digital Curitiba, que já reúne mais de 3 mil interessados no tema, dentro do Facebook.

Além desses grupos, você pode experimentar focar em estratégias específicas, como SEO, Adwords, mídias sociais, Inbound Marketing, gestão de conteúdo e tantas outras. Desta maneira, pode encontrar comunidades que tratem de assuntos que realmente tenham a ver com suas áreas de interesse.

Nessas comunidades, você terá a chance de absorver bastante conhecimento. Principalmente, por se tratarem de grupos de profissionais que estão em contato diário com o assunto. Ali, será possível iniciar discussões, descobrir tendências, compartilhar links interessantes e até mesmo otimizar seu networking.

Vamos começar?

 

As fontes de conhecimento são inúmeras, pagas ou gratuitas. Só depende de cada profissional buscar estar sempre atualizado, dentro do cenário competitivo atual. No Marketing Digital, destacam-se aqueles que estão antenados, têm ideias disruptivas e que acreditam naquilo que estão implementando.

Por isso, nada melhor que estar constantemente buscando novas maneiras de se reinventar, ser criativo e alcançar resultados ainda melhores. Seja por meio de cursos, livros, portais ou palestras.

Agora que você já sabe alguns caminhos para evoluir profissionalmente, que tal começar hoje mesmo?

Um abraço e até a próxima!

 

Inbound Marketing

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.

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