Aprenda com o Blog

SEO: 7 dicas para melhorar o ranqueamento orgânico do seu site

SEO

Quando falamos em Marketing Digital, conquistar o primeiro lugar nas buscas orgânicas (não pagas) do Google é o sonho de consumo de qualquer empresa. De acordo com a Chitika, 60% dos cliques dos usuários vão para os três primeiros resultados, ou seja: a exposição de um site com bom desempenho nos buscadores é muito maior.

O SEO (Search Engine Optimization, em inglês) – ou otimização para mecanismos de busca – é uma estratégia que tem o objetivo de ranquear um site, organicamente, para determinadas palavras-chave. É por meio dele que conseguimos conquistar o tão desejado primeiro lugar, nas buscas do Google.

Se um usuário procurar por “livros infantis”, por exemplo, os sites que melhor corresponderem à pesquisa aparecerão nas posições iniciais. Entretanto, para que o seu projeto seja considerado relevante para o Google, a fim de aparecer nesses resultados, é preciso considerar algumas técnicas.

Para que você alcance bons indicadores em SEO, preparamos algumas dicas imprescindíveis. Os resultados são de médio a longo prazo. Por isso, a manutenção deverá ser uma atividade constante.

1. Ranqueamento orgânico: qual o cenário atual?

 

Antes de aplicar qualquer técnica de SEO, é importante entender o cenário atual. Seu site já está ranqueado para alguma palavra-chave? Existe um trabalho de otimização sendo feito? As técnicas estão funcionando?

Se você está começando, provavelmente, não terá uma ideia clara de como o seu site está posicionado, quais os tipos de palavras-chave que estão levando usuários ao seu projeto e o mais importante: se estas expressões têm, realmente, a ver com o seu negócio.

No momento em que você passar a ter essas informações, você também terá um entendimento maior de quais palavras ainda não estão sendo exploradas, o que já está funcionando bem e o que pode ser feito, com o intuito de melhorar ainda mais sua performance no Google.

Para saber quais palavras-chave que estão, atualmente, ranqueando para o seu site, é necessário fazer uma rápida pesquisa em ferramentas como SERPs.com, SEMrush e Moz. Basta digitar a sua URL, para ter um panorama geral de como ela está posicionada e para quais expressões.

Tendo como base esses dados, é possível começar a pensar em como você pode melhorar, ou seja: quais termos têm relação direta com o seu site e como irá trabalhá-los, daqui em diante.

2. Defina uma lista de palavras-chave

 

Agora que você já tem um panorama da situação atual do seu site frente aos mecanismos de busca, fica muito mais fácil saber para que direção apontar.

Pense nas palavras-chave que possuem relação direta com o seu negócio e em todas as suas possíveis variações. Das mais gerais às mais específicas. Nesta hora, é fundamental considerar como seus potenciais clientes pensariam, na hora de pesquisar sobre o seu produto. Muitas vezes, eles podem não conhecer termos técnicos e utilizar palavras alternativas, para uma mesma finalidade.

Para criar uma lista completa e efetiva, tente agrupar palavras-chave em categorias macro. Além disso, pense em termos que dariam bons conteúdos e que respondam dúvidas dos usuários. Eles serão ótimos aliados, no momento de criar conteúdo otimizado para SEO, pois perguntas são comumente utilizadas como expressão de busca.

Explore o máximo de temas que conseguir e foque em palavras que, efetivamente, tenham a ver com a sua empresa. Não adianta nada querer ser abrangente ao extremo e não mirar no que interessa de verdade.

Como auxílio nessas pesquisas, algumas ferramentas gratuitas, como o Google Trends e o Google Adwords Keyword Planner, são muito úteis. Com o Google Trends, por exemplo, você pode comparar palavras-chave, checar sua popularidade e ainda conseguir ótimos insights para criação de conteúdo.

Já no Keyword Planner do Google Adwords, é possível saber o volume de busca de determinados termos e ainda conseguir mais ideias de expressões relacionadas.

3. Otimize o conteúdo do seu site

 

Agora que você já tem a lista de palavras-chave que pretende focar e que serão o seu alvo de ranqueamento, nos mecanismos de busca, chegou a hora de otimizar o conteúdo do seu site.

Sem o conteúdo, o SEO não acontece. É por meio dele que você irá discorrer sobre assuntos que mencionam os termos da sua lista, fazendo com que o Google os identifique e, depois de analisar diversos fatores, ranqueie o seu projeto, em determinada posição.

E aqui vai uma dica importante: insira as palavras-chave mais importantes da sua lista nos conteúdos das suas páginas, sempre fazendo isso de maneira natural e evitando a repetição exacerbada de termos, a cada parágrafo. O mais importante é que eles estejam presentes em títulos, intertítulos, inícios de parágrafo e, algumas vezes, ao longo do texto. Sempre variando entre expressões isoladas e longtail (quando trabalhamos as expressões mesclando-as com outras palavras que aprofundam o detalhamento – Ex.: se o termo que desejo trabalhar é “apartamento”, um longtail seria “apartamento em Curitiba no bairro Água Verde”.

 

APOSTE EM UM BLOG

Além das páginas do seu site, a melhor maneira de trabalhar palavras-chave específicas é criando um blog. Nele, você pode abordar diversos assuntos relacionados aos seus termos de enfoque e terá mais chances de ranqueá-los, por meio de um conteúdo rico, denso e exclusivo.

Procure sempre trazer novidades e nunca copiar artigos já existentes. Crie textos completos e que, realmente, foquem nas necessidades do seu usuário. Pense, primeiro, em como ele vai receber esse conteúdo e qual o objetivo dele com aquilo. Só depois é que você deve começar a analisar os aspectos do SEO.

Fazendo isso, você não corre o risco de escrever algo automático, sem nexo e que é feito somente para os mecanismos de busca. Não esqueça: você está escrevendo para pessoas! E é por meio das experiências delas que você terá mais chances de ranquear melhor no Google.

4. Meta description, Alt tag e URL: lembre-se sempre delas!

 

Estruturar um conteúdo para SEO requer alguns outros cuidados essenciais. Trabalhar uma breve descrição sobre o seu post, por exemplo, é uma maneira de atrair possíveis usuários para a sua página.

Quando pesquisamos algo no Google e os resultados aparecem, logo abaixo de todos os títulos, existe um parágrafo que dá uma pincelada sobre o que você vai encontrar, ao clicar naquele link. O nome desta breve descrição é Meta Description.

Outro item que ajuda muito em SEO – e no qual você não deve esquecer de inserir sua palavra-chave foco – é a Alt Tag. Ela consiste no nome que você vai dar à sua imagem, quando estiver editando e otimizando seu texto, na plataforma de sua preferência (como WordPress, por exemplo).

Em todas as imagens que você inserir em um página ou postagem, não esqueça de clicar em cima da mesma e inserir o termo que você deseja ranquear no campo Alt Tag (ou “texto alternativo”, no português). Esta é uma maneira de indexar ainda melhor o seu conteúdo e também de aparecer como resultado, na busca de imagens do Google.

O terceiro detalhe importante para melhorar seu ranqueamento é preocupar-se com a sua URL. As URLs amigáveis, como os especialistas em SEO dizem, são aquelas que condizem com a página e com o título do seu conteúdo. Sempre fique atento, para que não sejam criadas URLs automáticas, sem a expressão-foco e que podem prejudicar a performance do seu post ou página.

Lembre-se de sempre otimizar esses três elementos, antes de postar qualquer conteúdo no seu blog. Se não tem certeza se essas otimizações já foram feitas, nas páginas do seu site, não hesite em dar uma olhada e editar o que for necessário. Sempre de formas diferentes e que não repitam, exageradamente, as palavras-chave da sua lista.

5. Links: mostrando sua relevância para o Google

 

Um dos diversos fatores que o Google leva em consideração, na hora de ranquear um conteúdo, é a linkagem da página. Quando existem links em outros sites que apontam para a sua URL, isto é visto como um “voto de confiança”, ou seja: mostra que seu conteúdo é importante e digno de credibilidade.

Cada link apontado para o seu conteúdo é uma forma de aumentar a autoridade do seu site. Quanto maior a relevância do autor do link, melhor para a sua performance, nos buscadores.

Quando outros sites mencionam seus posts ou sua marca e colocam o link do seu domínio, isto mostra ao Google que o seu site é relevante. Mas você deve estar se perguntando: como eu posso fazer com que outros sites apontem para o meu conteúdo?

Para isso, é necessário, primeiramente, escrever um conteúdo atrativo e que faça com que as pessoas tenham vontade de compartilhá-lo, sem que seja necessária a sua intervenção. Conteúdos interessantes são a chave para ganhar links em outros sites.

Outra forma de conseguir esses links é escrevendo guest posts, publicados quando você é convidado para escrever em sites parceiros, sobre algum assunto específico. No texto, você mesmo pode trabalhar links que apontem para o seu site e para páginas específicas que deseja ranquear.

6. Mídias sociais são aliadas do SEO

 

As mídias sociais são ótimas aliadas na hora de compartilhar conteúdo e torná-lo viral. Como falamos no tópico anterior, esta é uma boa chance de outras pessoas acharem o seu conteúdo interessante e mencioná-lo em seus sites e redes.

Estar presente nas mídias sociais é uma maneira de impulsionar ainda mais o seu site, trazendo tráfego, potenciais clientes e bons dados de comportamento na página, que é um outro fator levado em consideração pelos mecanismos de busca, na hora de ranquear.

Uma dica importante é utilizar plataformas do próprio Google, além das mídias mais populares. Estar no Google+ e no Youtube, por exemplo, podem aumentar sua força de ranqueamento, mesmo que o Google+ não seja uma rede muito acessada.

Tente incluir vídeos no Youtube e colocá-los como complemento em seus posts, sempre otimizando-os para SEO. Vídeos oferecem um bom diferencial, nas buscas orgânicas, e podem ser uma ótima estratégia complementar.

7. Seu site atende às expectativas dos usuários?

 

Depois de falarmos sobre diversos aspectos mais técnicos do SEO, um dos mais importantes fatores está na apresentação do seu site. Ele traz um design arrojado, intuitivo, fácil de navegar e que traga a informação que o usuário procura?

Pois saiba que um dos fatores de ranqueamento do Google é o tempo de carregamento do site e a taxa de rejeição que ele apresenta. Quanto maior este índice (que trata da quantidade de internautas que acessaram uma página e saíram do site, sem navegar por nenhuma outra), menores as chances de ficar bem posicionado nas buscas. Isto acontece quando um projeto é muito lento para carregar, confuso e, principalmente, não entrega ao usuário o que ele estava buscando.

Outro detalhe importantíssimo ao qual você deve atentar é se o seu site é responsivo, isto é: o layout se adapta às diferentes plataformas, como celulares e tablets. Foque sempre na experiência do usuário, em como ele vai ler e receber o seu conteúdo, quais os caminhos que ele deverá percorrer no seu site e o que você pode fazer, para melhorar ainda mais esses elementos.

Quando você oferece uma experiência focada no usuário, você garante mais credibilidade e lealdade por parte deles. Além disso, bons dados de comportamento no site também são fator elementar, para melhorar seu posicionamento nas buscas.

E aí, o que você está esperando para colocar todas essas dicas em prática? Analise tudo o que você tem feito até hoje e aplique o que for necessário, para alcançar o tão desejado primeiro lugar no Google. Bons resultados!

 

Otimize seu SEO

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.

Fale com a gente