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6 passos para conseguir mais mensagens na sua fanpage

O Messenger do Facebook tem sido uma ótima ferramenta para manter contato com potenciais clientes, além de ser um meio de contato eficiente para ambos os lados. Para você ter uma ideia, segundo dados do próprio Facebook, 69% dos usuários apontam o Messenger como uma forma conveniente de entrar em contato com as empresas – o que nos dá ainda mais certeza quanto à importância de investir na ferramenta.

Com mais de 2,4 bilhões de mensagens trocadas entre empresas e usuários a cada mês, fica bastante evidente a necessidade de otimizar sua página, a fim de tornar esse meio de comunicação uma fonte de resultados.

Para você começar a receber mais mensagens – e, assim, ter um contato mais direto com o seu público –, separamos algumas dicas que podem ajudar a tornar esse canal mais acessível.

1) Otimize a sua fan page

 

Por mais simples que esta ação possa parecer, muitas vezes, as fan pages não contam com otimizações simples – principalmente, se você não tem muita experiência com páginas comerciais do Facebook.

Na hora de configurar todos os detalhes, lembre-se de ativar o botão “Enviar mensagem”, no topo da sua página. Ele ficará em destaque, logo que alguém acessar a fanpage da sua empresa, indicando que vocês atendem por esse canal e dando abertura para que o usuário entre em contato.

Na descrição do seu negócio, também é interessante fazer uma chamada para o Messenger – o que pode encorajar ainda mais as pessoas a enviar uma mensagem.

O mais interessante é que as mensagens enviadas pelo Messenger aparecem na tela bloqueada dos smartphones, dando mais chances de alcançar seu usuário e instituir uma comunicação efetiva com o mesmo, em comparação a um e-mail, por exemplo.

Agora que você já organizou a sua fanpage, vamos aos próximos passos!

2) Configure a resposta automática

 

Você já reparou, ao entrar em uma fanpage, que o lado esquerdo da tela exibe informações em verde, dizendo qual a média de tempo que a empresa leva para responder os contatos feitos através do Messenger? Esta é uma informação bem valiosa! Principalmente, se o intuito do usuário é resolver algum problema via chat.

Por isso, configurar a resposta automática é uma ótima maneira de aumentar esse índice de respostas. Assim que alguém lhe enviar uma mensagem, configure uma resposta dizendo que “em poucos minutos, a pessoa será atendida” – ou quem sabe adiantando alguns passos para problemas frequentes. Isto pode facilitar (e muito) o atendimento e evitar que o usuário fique esperando por muito tempo.

Essa resposta automática do Messenger é uma ótima alternativa para quem não possui uma equipe ativa no Facebook, ou se você não está por perto na maior parte do tempo, para responder com rapidez.

3) Monitore suas mensagens

 

Assim como você faz com suas mídias sociais, ficar atento ao Messenger pode trazer muitos insights para o seu planejamento de Marketing Digital. Por meio das mensagens, você tem a chance de conhecer mais a fundo o comportamento dos seus usuários, identificar problemas frequentes e, de quebra, mostrar um pouco mais da personalidade da sua marca.

Sabemos que a chance de alguém difamar uma empresa, por conta de uma insatisfação, é muito maior que a de elogiá-la, caso o atendimento tenha sido bom. Isto nos faz chegar à conclusão de que, se você se mostra prestativo, atencioso e resolve os problemas dos seus clientes, por meio de um canal conveniente como o chat, você poderá evitar descontentamentos.

Esteja pronto para responder as dúvidas e os questionamentos via chat, facilitando o contato dos usuários com a sua empresa e inovando na forma de atendê-los. Além disso, com os mencionamos acima, você terá uma ideia de como o seu público está reagindo à marca, para poder melhorar seus serviços e produtos – e, desta maneira, otimizar também o seu posicionamento.

4) Invista em uma boa equipe

 

Fazer todo o planejamento das suas mídias, criar as postagens, elaborar o design dos posts e ainda responder comentários e mensagens instantâneas exige muito tempo e dedicação. Criar uma fanpage vai muito além de mostrar seus produtos e serviços. É preciso estudar seu público e entender como alcançá-lo, de modo efetivo.

Por isso, uma boa dica é ter alguém para lhe ajudar nessa! Seja uma equipe interna ou uma agência de marketing digital, investir em pessoas que entendem da área, sem dúvidas, potencializará seus resultados. Isto porque o tempo desse time será todo dedicado ao seu negócio, dando espaço para que você consiga administrar a sua empresa com qualidade e, assim, trazer mais ideias e insights para a equipe do que se estivesse tendo que cuidar de tudo por conta própria (além de que o conhecimento técnico desse pessoal deve ser bem maior, o que também assegura entregas melhor qualificadas).

Com uma equipe dedicada à sua fanpage, o seu Messenger terá uma média de tempo de resposta muito mais alta, dando a atenção necessária aos seus usuários – o que demanda tempo e paciência.

5) Coloque o link do Messenger na área de contato do site

 

Ao usar um m.me link, é possível colocar um link que vai direto para o Messenger da sua página. Sendo assim, você pode incluir este canal como um meio oficial de comunicação entre empresa e cliente.

Fazendo isso, ambos os lados ganham: a empresa estreita os laços com o cliente e oferece mais comodidade para que seus problemas sejam resolvidos, enquanto que o cliente passa a contar com um novo canal, para entrar em contato com rapidez com a empresa e resolver suas questões com eficiência.

Portanto, incluir um link para o seu Messenger, na área de contato do seu site, sem dúvidas, trará um maior fluxo de mensagens para este canal.

6) Crie anúncios para o Messenger

 

Quando investimos em Marketing Digital – principalmente, em mídias sociais -, os anúncios são uma parte essencial do conjunto. Ainda mais quando falamos de negócios online ou atração de clientes.

Então, por que não se utilizar dessa estratégia, para conseguir mais contatos, via Messenger? Para isso, o Facebook criou uma nova ferramenta: o Messenger Ads.

Através dela, você pode criar anúncios direcionados aos seus seguidores e enviá-los, diretamente, para as caixas de entrada deles, no Messenger. Para fazer isso, basta você montar uma campanha no Facebook, normalmente, e, então, alterar o posicionamento, escolhendo a plataforma “Messenger”.

Para este tipo de anúncio, você pode criar apenas uma mensagem de texto ou até uma mensagem customizada, com call-to-action e outros detalhes.

O mais interessante é que essas mensagens podem ser utilizadas para direcionar os usuários para links externos, como seu site, páginas de produto e outras tantas possibilidades.

E então? Como têm sido as experiências com as mensagens da sua fanpage? Desde que começou a utilizar a ferramenta, você notou alguma diferença nos resultados? Conte para a gente, nos comentários!

 

Gestão mídias sociais

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.

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