Pílulas de Conversão

Nielsen: redes sociais seguem como carro-chefe para conversão na web

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A Nielsen Brasil fez um estudo recente – e super interessante – intitulado “Conexão que Converte”. No cerne das análises, está a importância das redes sociais para a Era Digital, com os números evidenciando o quanto essas plataformas ainda consistem em verdadeiras potências para aumentar receita e fidelizar clientes. No post de hoje, compartilharemos detalhes adicionais do documento. Vamos lá!

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As redes sociais ainda são heroínas no Marketing Digital

Com a era da performance em alta, as métricas de marca ficaram em segundo plano, enquanto as de conversão ganham relevância crescente. Neste cenário, as redes sociais são como aqueles super-heróis que têm todos os poderes combinados. Elas têm o maior alcance, mantêm os usuários conectados por horas a fio e têm uma influência tremenda na comunicação de mensagens de marca. Mas atenção! Cada plataforma tem seu “superpoder” específico.

Não é surpresa que Facebook, Instagram e TikTok encabeçam a lista. Ainda no comparativo com super-heróis, eles seriam os Vingadores das redes sociais. Cada um tem uma força única:

  • Facebook – Ótimo para engajamento e construção de comunidade.
  • Instagram – Perfeito para visuais atraentes e storytelling.
  • TikTok – A estrela do momento, ideal para vídeos curtos e conteúdo viral.

Medindo para comprovar

Você já deve ter ouvido aquele ditado de que “o que não é medido não é gerenciado.” Pois é! No Marketing Digital, isso é uma verdade absoluta. A pesquisa da Nielsen mostrou que três em cada cinco profissionais da área priorizam mensurações que permitam a otimização de recursos. E sabe o que isto significa? Que você precisa ficar de olho nos seus KPIs (Key Performance Indicators). Para redes sociais, alguns dos mais importantes são:

  • ROI (Retorno sobre Investimento) – Quanto você está ganhando com cada real investido?
  • Alcance e frequência – Quantas pessoas você está atingindo e com que constância?
  • Engajamento – Curtidas, comentários e compartilhamentos.

Desafios na mensuração do ROI

Medir o ROI pode ser tão desafiador quanto montar um quebra-cabeça de 1.000 peças. Mas não é impossível! Ainda de acordo com a Nielsen, entre os principais obstáculos, estão ferramentas de medição inadequadas e a incapacidade de medir canais mais recentes. Então, a dica é investir em tecnologias de medição robustas e ficar atualizado com as novas tendências.

A verba vai para onde se pode medir

O estudo também revelou que, atualmente, 63% dos esforços de Marketing estão focados em meios digitais. E faz sentido! As redes sociais oferecem uma série de métricas que ajudam a comprovar o sucesso das campanhas. Se você pode medir, pode justificar o investimento.
Dica: concentre-se nas métricas digitais como alcance, CPM (Custo por Mil Impressões), CPC (Custo por Clique), CTR (Taxa de Clique) e visualizações de vídeo. Elas oferecem um excelente termômetro da efetividade das suas campanhas.

A influência ao longo da jornada do consumidor

Se você quer estar na crista da onda em 2024, precisa ficar atento às tendências. A maioria dos profissionais de Marketing planeja focar ainda mais em redes sociais e canais digitais. E sabe por quê? Porque é onde o consumidor está!

As redes sociais têm um papel crucial em todas as etapas da jornada do consumidor: desde o despertar do interesse até a fidelização. Mas a influência varia de acordo com a etapa e a mensagem. Por isso, sempre se assegure de alinhar cada conteúdo às etapas da jornada do consumidor, para maximizar o impacto.

Conhecer (muito bem) o público continua fundamental

Um ponto crucial destacado pela Nielsen é a importância de entender suas personas. Consumidores diferentes interagem de maneiras distintas com as redes sociais. Conheça seu público e adapte suas estratégias. Personalizar suas campanhas com base nas características de suas personas ajuda a aumentar a eficácia das iniciativas. Aqui vão alguns perfis:

  • Pesquisador consistente – Gosta de informações detalhadas.
  • Consumidor emocional – Compra por identificação.
  • Comprador impulsivo – Aberto a novas marcas e promoções.

Ferramentas de medição: escolha com sabedoria

Com tantas opções no mercado, escolher a ferramenta de medição certa pode parecer um tanto desafiador. Mas não se preocupe! A gente separou algumas dicas práticas para você:

  • Procure granularidade – Ferramentas que oferecem dados detalhados.
  • Permita comparações – Plataformas que permitam comparar diferentes canais.
  • Mantenha a simplicidade – Evite muitas ferramentas diferentes; foque naquelas que realmente agregam valor.

Lembre-se: uma estratégia bem-sucedida de Marketing Digital passa por entender seu público, escolher os canais adequados, medir tudo o que é possível e ajustar conforme necessário. Alinhe seus objetivos a métricas comparáveis e padronize seus processos de medição. Isto não só vai facilitar sua vida, mas também garantir que você possa defender seus investimentos com dados concretos. E, se precisar de ajuda profissional na gestão das redes, a gente está aqui para ajudar. Bons negócios na web!

 

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