O Marketing Digital é um campo em constante evolução. A cada ano, ele traz novas tendências e desafios às marcas que desejam otimizar seus resultados na web. Para ajudar as empresas a se manterem atualizadas, listamos algumas das vertentes mais promissoras para 2023. Confira!
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Cookies são pequenos arquivos instalados em nossos dispositivos, com o objetivo de rastreá-los e identificar as ações que fazemos, durante a navegação. A restrição do seu uso terá um impacto significativo na publicidade digital, já que eles têm sido amplamente utilizados para coletar informações sobre o comportamento do usuário e direcionar anúncios e conteúdos de forma mais eficiente.
Como alternativa, boa parte dos anunciantes já avalia estratégias que envolvem a maturação de informações próprias (first-party data, coletadas diretamente dos usuários, nos próprios sites e aplicativos das marcas), conjuntamente com dados obtidos de terceiros (third-party), em parceria com entidades que garantem qualidade e seguem as normas de privacidade. As segmentações por audiência e contextual (que considera o conteúdo no qual um determinado anúncio está inserido) são outros exemplos de frentes que têm ganhado força.
É fato: o TikTok é a mídia social da vez, o Instagram aumentou a relevância dos Reels e os Shorts ganham cada vez mais destaque no YouTube. Num cenário em que a disputa pelo limitadíssimo tempo do internauta é tão voraz, vídeos curtos são uma alternativa eficiente para capturar a atenção e transmitir conteúdos de maneira rápida e direta.
Além do maior poder de engajamento, temos uma otimizando também na retenção das informações, que se tornam mais simples e palatáveis. Outra vantagem são os custos de produção. Comparado a materiais mais longos e elaborados, os vídeos curtos são criados de forma simplificada e em muito menos tempo, barateando a confecção. Ainda, eles podem ser adaptados para diferentes plataformas e públicos, permitindo alcançar uma ampla variedade de perfis demográficos e segmentos de mercado.
O Google Analytics 4 (também conhecido como GA4) é a nova grande atualização da plataforma de análise de dados do Google. Uma das principais diferenças em relação à versão anterior, Google Universal, é a maneira como os dados são coletados e processados. Enquanto o Universal utiliza uma estrutura baseada em sessões e cookies, o GA4 trabalha com o conceito de eventos, que consistem nas ações realizadas pelo internauta, em um site ou aplicativo – como clicar em um botão, reproduzir um vídeo, fazer uma compra ou preencher um formulário.
Ao coletar eventos em tempo real, o GA4 permite a geração de insights precisos e atualizados sobre o comportamento do internauta. Os usuários também podem definir metas específicas e parâmetros para coletar informações relevantes para seus negócios, por meio de uma análise de dados altamente customizável.
Sem dúvidas, esta pode ser uma aliada de peso para melhorar (significativamente) a experiência do usuário – e, consequentemente, as suas taxas de conversão. Uma das maneiras de fazer isso é utilizar a Inteligência Artificial (IA) para fornecer respostas rápidas e personalizadas aos usuários de uma plataforma, em tempo real. Além disso, ela pode ser usada para customizar recomendações e ofertas, com base em interesses e ações feitas anteriormente pelo internauta, incrementando a relevância do seu conteúdo.
Outras possibilidades igualmente interessantes estão ligadas à avaliação de dados e à predição de comportamentos. Com o uso de Machine Learning e análise preditiva, é possível calcular quais usuários são mais propensos a adquirir um determinado produto e quais têm mais chances de abandonar o carrinho de compras de um e-commerce, por exemplo. Com estas valiosas informações em mãos, pode-se personalizar estratégias para cada grupo, otimizando a probabilidade de êxito.
Existem várias razões para os podcasts permanecerem como uma tendência para 2023. Em primeiro lugar, eles oferecem um conteúdo altamente personalizado e sob demanda, o que significa que os ouvintes podem acessá-los a qualquer momento, de acordo com suas preferências específicas. Isto os torna uma forma conveniente e flexível de consumir informações e entretenimento.
Além disso, os podcasts oferecem uma ampla gama de conteúdos, desde notícias e política até comédia, história e cultura pop. Isto significa que os ouvintes contam com opções que abordam seus interesses individuais e, assim, podem se conectar com comunidades de pessoas que compartilham suas paixões e pontos de vista. Esse panorama também oferece inúmeras oportunidades aos criadores de conteúdo, que se tornam aptos a explorar uma ampla gama de formatos, para atrair e engajar um público diverso e envolvido com temáticas específicas.
Atreladas a um forte senso de pertencimento, estas comunidades oferecem um espaço onde os consumidores (ou qualquer outro público estratégico) podem se conectar, compartilhar ideias e interagir com outras pessoas que têm interesses em comum. Ao criar ou integrar uma comunidade, as empresas podem estabelecer uma conexão mais próxima com o público, compreendendo melhor suas necessidades e adaptando suas áreas de investimento, com o objetivo de ganhar eficiência.
Ao criar esse cenário, as comunidades digitais se convertem numa plataforma de alto valor agregado para a promoção de produtos e serviços e outras iniciativas, a exemplo do compartilhamento de informações relevantes e a prestação de suporte ao cliente. De quebra, elas podem fornecer feedback a marca, ajudando a identificar oportunidades de melhoria e inovação, entre tantas outras possibilidades.
O TikTok fechou 2022 ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. É uma tendência crescente entre os jovens e uma das mídias sociais mais populares da atualidade. Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo permite que os usuários criem vídeos curtos e criativos, com opções de edição e filtros disponíveis na própria plataforma. Ele é conhecido por sua ampla variedade de conteúdos, incluindo danças, desafios, humor, tutoriais e muito mais, o que o torna uma excelente opção de entretenimento.
Além disso, uma das principais características do TikTok é a sua capacidade de viralização, permitindo que vídeos sejam compartilhados e visualizados por milhões de pessoas, em intervalos de tempo reduzidos – quando comparados com outras mídias. Este potencial de alcance é uma oportunidade única para empresas e marcas promoverem produtos e serviços, já que é possível impactar um público amplo, com relativa facilidade.
Interessou em saber mais sobre essas tendências do Marketing Digital? Então, continue acompanhando o blog da Converta na Web, para ver os conteúdos detalhados sobre cada uma delas. Um abraço, ótimos aprendizados… E resultados ainda melhores na web!