Pílulas de Conversão

7 tendências de Marketing Digital para 2023

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O Marketing Digital é um campo em constante evolução. A cada ano, ele traz novas tendências e desafios às marcas que desejam otimizar seus resultados na web. Para ajudar as empresas a se manterem atualizadas, listamos algumas das vertentes mais promissoras para 2023. Confira!

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1. Fim dos cookies

Cookies são pequenos arquivos instalados em nossos dispositivos, com o objetivo de rastreá-los e identificar as ações que fazemos, durante a navegação. A restrição do seu uso terá um impacto significativo na publicidade digital, já que eles têm sido amplamente utilizados para coletar informações sobre o comportamento do usuário e direcionar anúncios e conteúdos de forma mais eficiente.

Como alternativa, boa parte dos anunciantes já avalia estratégias que envolvem a maturação de informações próprias (first-party data, coletadas diretamente dos usuários, nos próprios sites e aplicativos das marcas), conjuntamente com dados obtidos de terceiros (third-party), em parceria com entidades que garantem qualidade e seguem as normas de privacidade. As segmentações por audiência e contextual (que considera o conteúdo no qual um determinado anúncio está inserido) são outros exemplos de frentes que têm ganhado força.

2. Vídeos (ainda mais) curtos

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É fato: o TikTok é a mídia social da vez, o Instagram aumentou a relevância dos Reels e os Shorts ganham cada vez mais destaque no YouTube. Num cenário em que a disputa pelo limitadíssimo tempo do internauta é tão voraz, vídeos curtos são uma alternativa eficiente para capturar a atenção e transmitir conteúdos de maneira rápida e direta.

Além do maior poder de engajamento, temos uma otimizando também na retenção das informações, que se tornam mais simples e palatáveis. Outra vantagem são os custos de produção. Comparado a materiais mais longos e elaborados, os vídeos curtos são criados de forma simplificada e em muito menos tempo, barateando a confecção. Ainda, eles podem ser adaptados para diferentes plataformas e públicos, permitindo alcançar uma ampla variedade de perfis demográficos e segmentos de mercado.

3. Google Analytics 4

O Google Analytics 4 (também conhecido como GA4) é a nova grande atualização da plataforma de análise de dados do Google. Uma das principais diferenças em relação à versão anterior, Google Universal, é a maneira como os dados são coletados e processados. Enquanto o Universal utiliza uma estrutura baseada em sessões e cookies, o GA4 trabalha com o conceito de eventos, que consistem nas ações realizadas pelo internauta, em um site ou aplicativo – como clicar em um botão, reproduzir um vídeo, fazer uma compra ou preencher um formulário.

Ao coletar eventos em tempo real, o GA4 permite a geração de insights precisos e atualizados sobre o comportamento do internauta. Os usuários também podem definir metas específicas e parâmetros para coletar informações relevantes para seus negócios, por meio de uma análise de dados altamente customizável.

4. Inteligência Artificial como potencializadora da experiência do usuário

Sem dúvidas, esta pode ser uma aliada de peso para melhorar (significativamente) a experiência do usuário – e, consequentemente, as suas taxas de conversão. Uma das maneiras de fazer isso é utilizar a Inteligência Artificial (IA) para fornecer respostas rápidas e personalizadas aos usuários de uma plataforma, em tempo real. Além disso, ela pode ser usada para customizar recomendações e ofertas, com base em interesses e ações feitas anteriormente pelo internauta, incrementando a relevância do seu conteúdo.

Outras possibilidades igualmente interessantes estão ligadas à avaliação de dados e à predição de comportamentos. Com o uso de Machine Learning e análise preditiva, é possível calcular quais usuários são mais propensos a adquirir um determinado produto e quais têm mais chances de abandonar o carrinho de compras de um e-commerce, por exemplo. Com estas valiosas informações em mãos, pode-se personalizar estratégias para cada grupo, otimizando a probabilidade de êxito.

5. Podcasts

Existem várias razões para os podcasts permanecerem como uma tendência para 2023. Em primeiro lugar, eles oferecem um conteúdo altamente personalizado e sob demanda, o que significa que os ouvintes podem acessá-los a qualquer momento, de acordo com suas preferências específicas. Isto os torna uma forma conveniente e flexível de consumir informações e entretenimento.

Além disso, os podcasts oferecem uma ampla gama de conteúdos, desde notícias e política até comédia, história e cultura pop. Isto significa que os ouvintes contam com opções que abordam seus interesses individuais e, assim, podem se conectar com comunidades de pessoas que compartilham suas paixões e pontos de vista. Esse panorama também oferece inúmeras oportunidades aos criadores de conteúdo, que se tornam aptos a explorar uma ampla gama de formatos, para atrair e engajar um público diverso e envolvido com temáticas específicas.

6. Comunidades digitais

Atreladas a um forte senso de pertencimento, estas comunidades oferecem um espaço onde os consumidores (ou qualquer outro público estratégico) podem se conectar, compartilhar ideias e interagir com outras pessoas que têm interesses em comum. Ao criar ou integrar uma comunidade, as empresas podem estabelecer uma conexão mais próxima com o público, compreendendo melhor suas necessidades e adaptando suas áreas de investimento, com o objetivo de ganhar eficiência.

Ao criar esse cenário, as comunidades digitais se convertem numa plataforma de alto valor agregado para a promoção de produtos e serviços e outras iniciativas, a exemplo do compartilhamento de informações relevantes e a prestação de suporte ao cliente. De quebra, elas podem fornecer feedback a marca, ajudando a identificar oportunidades de melhoria e inovação, entre tantas outras possibilidades.

7. TikTok

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O TikTok fechou 2022 ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. É uma tendência crescente entre os jovens e uma das mídias sociais mais populares da atualidade. Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo permite que os usuários criem vídeos curtos e criativos, com opções de edição e filtros disponíveis na própria plataforma. Ele é conhecido por sua ampla variedade de conteúdos, incluindo danças, desafios, humor, tutoriais e muito mais, o que o torna uma excelente opção de entretenimento.

Além disso, uma das principais características do TikTok é a sua capacidade de viralização, permitindo que vídeos sejam compartilhados e visualizados por milhões de pessoas, em intervalos de tempo reduzidos – quando comparados com outras mídias. Este potencial de alcance é uma oportunidade única para empresas e marcas promoverem produtos e serviços, já que é possível impactar um público amplo, com relativa facilidade.

Interessou em saber mais sobre essas tendências do Marketing Digital? Então, continue acompanhando o blog da Converta na Web, para ver os conteúdos detalhados sobre cada uma delas. Um abraço, ótimos aprendizados… E resultados ainda melhores na web!

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