Por Fernando Freitas
Você já deve estar cansado de ler que, sim, o seu público-alvo tem muitas chances de estar no Facebook, certo? São mais de 2,2 milhões de usuários ativos somente nesta mídia, o que cria uma real possibilidade de uma parcela deste público ter interesse nos seus serviços ou produtos.
Identificar o local onde se encontra a sua audiência é o primeiro passo. Uma vez que você confirmou a presença do seu público em potencial no Facebook, a próxima etapa consiste em saber as formas de atingi-lo, por meio de uma estratégia local.
Muitos negócios que possuem estabelecimentos físicos, por exemplo, precisam se valer de ações que os ajudem a levar usuários até seus respectivos espaços – e é aí que a estratégia local de Marketing pode ser uma ótima aliada. Além disso, construir uma imagem consistente da sua empresa, no meio do qual ela faz parte, é fundamental para criar uma base sólida, antes de alçar voos maiores.
Neste post, trouxemos algumas táticas de Marketing local no Facebook que ajudarão a aumentar o tráfego até sua loja física, trabalharão o reconhecimento da sua marca e, consequentemente, aumentarão seu potencial de vendas. Pronto para anotar tudo e colocar em prática hoje mesmo? Vamos lá!
As reviews (avaliações) dizem muito sobre o seu negócio. É a visão do cliente que construirá uma reputação para a sua marca. Por isso, foque em ter as melhores críticas possíveis!
Em sua página do Facebook, as reviews funcionarão como prova social, o que é fundamental para aumentar sua credibilidade perante potenciais clientes – ainda mais quando isso é feito por pessoas comuns, que já testaram seus produtos e serviços.
Se você começou agora a sua marca e ainda não tem nenhuma review na sua fanpage, crie maneiras de fazer com que as pessoas escreveram sobre a experiência de compra delas. Que tal promover um desconto para os cinco primeiros que contarem algo sobre os seus produtos ou serviços, na área de reviews?
Outra maneira de expor ainda mais essa prova social é compartilhar as melhores reviews na sua timeline e fazer um comentário. Isto aumentará a reputação com a sua audiência, além de criar engajamento e mostrar que a empresa se importa com a experiência do cliente.
O Facebook é um ótimo canal para trabalhar a sua marca, dando aos usuários a chance de engajar com a mesma e fazer com que sua audiência potencial descubra o seu estabelecimento. Porém, quando se trata de uma loja física, muitas vezes, torna-se mais complicado levar essa audiência para o “ambiente offline”. E é neste momento que você precisará apostar em estratégias locais.
Promover ações para gerar engajamento fora das mídias sociais é bastante efetivo. É um incentivo extra para que o usuário se convença a ir até o local. Organize eventos de interesse do público em sua loja, promova concursos com produtos da sua marca, distribua cupons ou brindes específicos para quem vai até o estabelecimento… São diversas opções e que podem criar muitas oportunidades.
Pense no Facebook como se ele fosse um e-mail marketing e a sua loja física fosse uma landing page. Ao invés de redirecionar de um e-mail para a página onde a pessoa poderá fazer uma compra ou cadastro, você precisará trabalhar para que o Facebook chame para a sua loja física, pois será lá que o usuário irá converter.
Para isso, é preciso que você dê boas razões para que a pessoa prefira ir até seu estabelecimento, ao invés de comprar online com outra marca. Seja um brinde, um desconto ou um atendimento diferenciado, o que importa é que o usuário sairá dali satisfeito e realizado.
CRIE EVENTOS
Se você possui uma loja que vende maquiagens, por exemplo, por que não criar um anúncio bem segmentado, na sua região, e um evento no Facebook, para promover um curso gratuito de automaquiagem, com um profissional da área? Assim, você pode trazer pessoas do nicho para dentro do seu estabelecimento e, de quebra, aumenta as chances de gerar conversões.
O interessante sobre promover uma ação offline e criar eventos no Facebook é a interação com a comunidade local. Com isso, você potencializa o buzz sobre a sua marca, justamente por organizar um evento que tem a ver com o seu segmento.
Para criar um evento no Facebook, os passos são super simples! Acesse a sua página, vá até a aba localizada do lado esquerdo e clique em Eventos > Criar novo evento. Pronto! Adicione uma imagem chamativa e que tenha a ver com o seu evento, preencha todas as informações e convide o máximo de pessoas que puder (com o perfil em sintonia com o público-alvo, claro).
Sua empresa foi fazer um treinamento em outra cidade, ou sua marca está marcando presença em algum evento específico? Poste fotos e compartilhe a localização da equipe, na página da sua empresa!
Ao mesmo tempo em que estará diversificando suas postagens, você também evidenciará o dinamismo e a personalidade do seu negócio. Pessoas que estiveram no mesmo evento – e o melhor: que podem se interessar pelo seu trabalho – têm a oportunidade de curtir o seu compartilhamento. Além disso, sua marca começa a criar um estilo próprio, pela forma com que os colaboradores são tratados e pelo tipo de eventos que frequenta.
Os anúncios do Facebook têm um grande poder de segmentação. Justamente por isso, podem ser um diferencial de peso, na hora de promover sua loja online ou física. Assim como mencionamos anteriormente, se você precisa levar o seu público até o seu ambiente offline, pense em ações específicas e divulgue-as (online) de forma que cheguem ao público que você espera.
Pesquise o tipo de público que mais tem interagido, nas suas mídias sociais. Identifique sua idade, sexo, interesses… Tudo isso é fundamental, para que você crie um anúncio bem direcionado. Não adianta querer abranger todos os públicos possíveis, pois isso só fará você perder dinheiro e acabar não alcançando quem realmente tem potencial para se tornar um cliente.
Investir em anúncios é quase que uma ação indispensável, dentro de uma boa estratégia local de Marketing. Entretanto, não adianta criar um anúncio e segmentá-lo super bem, se você não inserir uma imagem impactante e uma mensagem que faça as pessoas irem até o seu negócio.
O anúncio bem sucedido carrega em si um conjunto de fatores que precisam estar bem feitos e alinhados. Só assim ele dará certo. Uma falha simples pode colocar em xeque todo o resultado que você esperava. E isto pode ocorrer por conta de uma palavra, uma imagem ou outros detalhes do gênero.
Portanto, se você não tem muita experiência com anúncios, considere contratar uma agência de Marketing Digital, para lhe ajudar. Muitas vezes, queremos economizar e achamos que conseguiremos fazer as campanhas sozinhos. Todavia, você poderá perder dinheiro e tempo, por não saber otimizar a campanha para o seu objetivo.
Que tal fazer o contrário: trazer pessoas do offline para o online? Chamar seus clientes para lhe acompanharem, nas mídias sociais, é uma maneira de fidelizá-los e fazer com que voltem à sua loja.
Trazer usuários do Facebook para o seu negócio não é o único caminho que podemos seguir. Se alguém já comprou na sua loja física e se identificou com a marca, sem dúvidas, deve querer ficar de olho nas suas novidades e promoções.
Uma maneira de trabalhar o online e o offline, de maneira que promova o seu local, seria organizar algum desconto para quem fizer check-in na sua loja física, em determinado dia da semana. Ou até mesmo dar um cartão-presente para quem postar uma foto bacana, em frente ao seu estabelecimento, e marcar a sua fanpage.
Com isso, você consegue divulgar a sua página para pessoas que ainda não a seguem, nas mídias sociais, e ainda fazer com que os usuários que já são clientes lhe acompanhem online – além, é claro, de gerar um ótimo engajamento com a marca.
Como qualquer ação em Marketing Digital, estratégias locais no Facebook precisam ser testadas e analisadas, constantemente. Só assim você conseguirá identificar o que está ou não funcionando com o seu público. Atirar para todos os lados não funciona, mas sim investir com sabedoria e nos momentos certos!
Tem algum dúvida ou está precisando conversar sobre possíveis estratégias digitais para a sua empresa? É só enviar uma mensagem, aqui nos comentários.
Um abraço e até a próxima semana!
Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.