Pílulas de Conversão

SEO: 5 razões (muito) importantes para maximizar seu ‘ganho de informação’

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O Search Engine Optimization (SEO, que significa ‘otimização para os mecanismos de busca’) também foi um dos temas aprofundados durante o Inbound23, um dos principais eventos do mundo sobre resultados na web – e que o nosso time acompanhou presencialmente, nos EUA. A palestra do Andrew Warden, Chief Marketing Officer da Semrush, chamou a atenção pelo enfoque. Ao invés de palavras-chave, sua apresentação foi praticamente dedicada a um outro viés igualmente relevante para os buscadores: o valor que o conteúdo agrega para o internauta, bem como a conexão gerada com o mesmo. “A abordagem B2B clássica está morta”, sentenciou o executivo.

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Mas e como aumentar as chances de êxito, neste novo cenário? Warden apontou a combinação entre storytelling e humor como altamente promissora. Para embasar sua tese, ele destacou que um estudo conduzido pela própria Semrush constatou um aumento de 300% nas buscas por ideias de como contar histórias ligadas a negócios, quando comparados 2021 e 2023. “A chave é conectar-se através de valores emocionais. Isto ajuda a atrair mais pessoas para o topo do funil”, afirmou.

A (crescente) relevância do ‘ganho de informação’

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Fazendo um acréscimo às análises de Warden sobre a relevância do conteúdo para gerar conexão com o usuário, o ‘ganho de informação’ passa a desempenhar um papel cada vez mais relevante para o SEO. Ele consiste na prática de aprimorar constantemente o conteúdo de um site, tornando-o mais valioso e informativo para os internautas. Trata-se de uma patente criada pelo Google, que tem por objetivo diferenciar e classificar resultados de busca a partir da relevância do conteúdo compartilhado.

Assim, sites que promovem informações novas e complementares à busca do usuário recebem uma melhor classificação, por conta de uma pontuação de ‘ganho de informação’. O objetivo final é oferecer aos visitantes uma experiência mais rica e satisfatória, ao mesmo tempo em que atende às diretrizes dos motores de busca, como o Google.

Esta estratégia vai além das técnicas tradicionais de SEO, como a escolha de palavras-chave e a otimização de meta descrições. Envolve a criação de conteúdo de alta qualidade, a construção de autoridade online e a adaptação às tendências e mudanças no comportamento do público. A seguir, vamos ver algumas das vantagens proporcionadas pelo ‘ganho de informação’.

 

1) Melhora a classificação nos mecanismos de busca

Os algoritmos dos motores de busca, como o Google, são projetados para identificar e classificar o conteúdo mais relevante e útil para os usuários. Portanto, sites que investem no Ganho de Informação tendem a ter uma classificação mais alta nas páginas de resultados de pesquisa. Quanto mais alto o seu site aparece, mais visível ele se torna para o público-alvo.

2) Aumenta a autoridade do site

Quando um site fornece informações precisas, úteis e confiáveis, ele ganha autoridade em seu nicho ou setor. Isto não apenas atrai mais visitantes – uma vez que a exposição aumenta, já que o Google prioriza sites com maior autoridade -, mas também intensifica a confiança do público.

 

3) Retém visitantes

Conteúdo de qualidade e informativo mantém os visitantes engajados por mais tempo. Quando os usuários aumentam o tempo médio de visita no seu site, isto sinaliza para os mecanismos de busca que o seu conteúdo é valioso. O resultado? Uma potencial melhoria na sua classificação, incrementando consequentemente a probabilidade de conversões, como inscrições ou vendas.

4) Ajuda a acompanhar tendências

A internet está em constante evolução. Da mesma forma, as tendências de pesquisa estão sempre mudando. O ‘ganho de informação’ envolve monitorar estas mudanças e adaptar seu conteúdo de acordo. Ficar atualizado com as últimas tendências pode garantir que seu site se torne mais relevante e competitivo.

 

5) Reduz a taxa de rejeição

Um dos indicadores que os motores de busca consideram é a taxa de rejeição, que se refere à porcentagem de visitantes que saem do seu site imediatamente após visualizar apenas uma página. Ao oferecer conteúdo de alta qualidade e útil, você aumenta as chances de os internautas visitarem mais páginas, o que privilegia o SEO do seu projeto.

Em resumo, o ‘ganho de informação’ em SEO é fundamental para melhorar a visibilidade, a autoridade e o engajamento do seu site. Investir nesta frente não apenas beneficia seu posicionamento nos motores de busca, mas também cria uma experiência positiva para os seus visitantes.

Portanto, não é suficiente ter um conteúdo organizado com palavras-chave ideais e boas técnicas de copywriting, ainda que estes sejam pontos muito importantes. O raqueamento do ‘ganho de informação’ e o conteúdo útil geram maior visibilidade para o texto, que se diferencia dos demais e amplia seu alcance.

Inteligência Artificial para SEO

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Por falar em diferenciação, Andrew foi categórico ao afirmar que o cenário atual é ideal para intensificar os investimentos em SEO. “Dada a incerteza macroeconômica, muitas empresas reduziram ou paralisaram seus canais de marketing pago. Como você deve saber, leva tempo para ativar atividades orgânicas. E não há melhor momento do que agora para redirecionar seus investimentos para elas”, aconselhou.

Já para ajudar na rotina dos profissionais da área, o CMO da Semrush também indicou duas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que prometem ajudar – e muito – na criação otimizada dos conteúdos:

ContentShake

Utilize a ferramenta para escrever conteúdo otimizado para SEO a respeito de qualquer tema. Clique aqui para acessar a plataforma.

SEO Writing Assistant

Ideal para otimizar conteúdos já existentes, com base em análise de palavras-chave, concorrência, facilidade de leitura e muito mais! O aplicativo pode ser acessado aqui.

E você? Também quer otimizar seus resultados em SEO? A Converta na Web conta com um time especializado no tema. Fale com a gente e bons resultados na web!


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