Aprenda com o Blog

Facebook: como maximizar o engajamento dos seus vídeos

Uma pesquisa recente mostrou que os usuários têm cinco vezes mais disposição para consumir vídeos que conteúdos estáticos. Isto tanto no Facebook, quanto no Instagram. Seguindo a mesma linha, 59% dos executivos afirmam preferir vídeos a textos, de acordo com uma publicação da Forbes.

O próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já anunciou, ainda este ano, que “vídeos irão guiar bem mais as ações da empresa, nos próximos dois ou três anos, que o Messenger e o WhatsApp”. Não surpreende, então, a estatística divulgada pelo Buffer, apontando que 43% dos profissionais de Marketing criariam mais conteúdos em vídeo, caso não tivessem obstáculos como tempo e orçamento.

Palestrante do Inbound deste ano e expert em Facebook Marketing, Mari Smith trouxe dicas super úteis de como maximizar alguns resultados, na hora de trabalhar com vídeos, na maior rede social do mundo. Abaixo, seguem quatro que o blog da Converta na Web separou para você. Bons resultados online!

1) Priorize o formato quadrado

 

De acordo com a pesquisa Laundry Service, os usuários são 67% mais propensos a assistir a vídeos com formato quadrado até o fim, quando comparados com outros de orientação horizontal. Esta é uma das razões pelas quais, inclusive, os vídeos nativos do Facebook (publicados diretamente na plataforma) contam com maior impacto.

Para facilitar a criação de vídeos nesse e em outros formatos, a especialista recomendou o aplicativo Wave. Nele, é possível selecionar o estilo desejado e criar os conteúdos já de modo direcionado. O link de acesso é o www.animatron.com/wave.

2) Trabalhe durações entre 3 e 30 minutos

 

Você tem poucos segundos para despertar o interesse do internauta e transmitir sua mensagem. Por isso, não apenas comece o vídeo com os pontos mais importantes que precisam ser transmitidos, mas também empenhe-se para prender a atenção da sua audiência, logo de cara. Assim, você aumenta as chances de impactar o público e torná-lo mais propenso a dedicar mais tempo ao seu conteúdo, bem como a tomar a ação que você deseja.

Quanto à duração dos vídeos, ela cita que publicações de 3 a 30 minutos podem ser interessantes. As mais curtas têm o formato de pílulas e são mais adequadas para comunicar assuntos mais efêmeros. As mais longas, por sua vez, podem funcionar bem para quem decidir criar episódios cíclicos, por exemplo. “Já para anúncios, 6 segundos tendem a ser a melhor alternativa, até mesmo em relação aos comerciais de 15 segundos”, pontua.

3) Evoque a emoção

 

Além de um conteúdo útil e que desperte um interesse genuíno no internauta, é importante que o seu conteúdo também tente estimular algum sentimento positivo nele. Trabalhar o apelo emocional, portanto, consiste numa estratégia bastante válida e capaz de potencializar o engajamento.

4) Adicione legendas

 

Muitos usuários do Facebook assistem aos vídeos sem que o áudio de seus celulares, tablets ou desktops esteja ligado. E é importante que você tenha isto em mente, na hora de criar seus conteúdos. Caso contrário, pode perder uma fatia importante do público, que deixará de assistir às suas publicações.

Para driblar a situação e acrescentar ainda mais valor ao seu material, adicione legendas ou camada de texto ao mesmo. Assim, mesmo sem som, os seus vídeos poderão ser entendidos e impactar o público que você deseja.

E então, gostou das dicas? Aproveite para compartilhar este post e ajudar outras pessoas a também otimizarem seus resultados na web. Enquanto isso, vamos continuar trazendo novos conteúdos, diretamente do Inbound para você. Bons negócios digitais!

 

Gestão mídias sociais

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.