Pílulas de Conversão

5 dicas para turbinar seus posts no LinkedIn

Ter um perfil ativo no LinkedIn, a depender do seu nicho de atuação, pode ser uma ferramenta valiosa a ser adotada na estratégia digital. Mas se você já adota a plataforma para compartilhar conteúdos e ainda não conseguiu fazer os seus posts “bombarem”, confira cinco recomendações que podem fazer você virar o jogo e potencializar o engajamento e a atenção dos usuários.

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1) Acerte na frequência

De acordo com a REPORTS 2023, perfis com maior engajamento são os que postam uma a três vezes por semana. E nada de postar duas vezes, num curto intervalo de tempo, e trazer o terceiro conteúdo muito tempo depois. Procure manter a regularidade e um intervalo mínimo de 20 horas entre as postagens.

2) Escolha os melhores dias e horários

Um estudo realizado pela Sprout Social aponta que os melhores dias para publicar no LinkedIn são quartas e quintas-feiras, durante o horário comercial. Os demais dias da semana, também durante o horário comercial, ficam em segundo lugar, seguidos pelo horário da manhã, entre 7h e 9h, também em dias de semana.

O nível de engajamento volta a subir no final do dia, entre 16h e 18h. Os números caem no início da noite, entre 20h e 22h, e despencam na madrugada. Os finais de semana são considerados os piores dias para publicar no LinkedIn. Portanto, busque fazer suas postagens nos dias de maior engajamento da mídia social – mas sempre observando o comportamento da sua audiência específica, variando os horários e dias da semana, para confirmar os que melhor funcionam para você.

                                                   Imagem: Sprout Social

3) Menos produção, mais autenticidade

Com os vídeos curtos se consolidando como uma forte tendência de Marketing Digital para 2023, os usuários também tendem a dedicar menos tempo para editar vídeos ou fotos. Isto não quer dizer que conteúdos bem produzidos não sejam importantes. Porém, o cenário atual abre espaço para que criações mais simples conquistem seu espaço e sua audiência. Inclusive, produções menos sofisticadas podem ser percebidas como mais autênticas, o que contribui para aproximar o público da mensagem.

4) Se recebeu comentários, responda; se não recebeu, NÃO comente

Nunca, em hipótese nenhuma, de jeito maneira (ou seja lá a expressão que queira usar para isto), seja a primeira pessoa a comentar sua própria publicação. Aguarde o primeiro comentário ser feito. E, quando ele vier, assegure-se de respondê-lo rapidamente. Isto pode ajudar sua publicação a aumentar em cerca de 20% o nível de engajamento, durante a primeira hora.

Uma dica adicional é compartilhar a postagem com seus amigos, pelo próprio LinkedIn ou outros canais (a exemplo do WhatsApp), e pedir para que eles comentem na sua publicação. Assim, você ganha relevância e exposição – consequentemente, aumentando também a sua visibilidade e impacto.

5) Dicas bônus

Números do último relatório do Social Media Today (2023) têm ganhando visibilidade na internet. Mesclamos o estudo com a nossa experiência para compartilhar estas sugestões adicionais, que também podem ajudar (e muito) nos seus resultados no LinkedIn:

  • Busque gerar engajamento nos primeiros 90 minutos de vida da postagem;
  • Não mencione mais de 15 contas por post;
  • Priorize textos que contenham entre 1.200 e 1.800 caracteres;
  • Evite editar sua publicação nos primeiros 10 minutos após a postagem (a recomendação é evitar alterá-la em qualquer momento – por isso, revise-a bem, antes de publicá-la);
  • Responda os comentários nos primeiros minutos após recebê-los.

Seguindo estas dicas, as possibilidade de otimizar seus posts do LinkedIn aumentam bastante. Agora que você já sabe os detalhes, é hora de colocá-los em prática. Bons resultados na web!

 

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