Pílulas de Conversão

E-commerce de ponta a ponta: é no detalhe que moram as conversões

ralf germer

O suíço Ralf Germer foi um dos palestrantes do RD Summit 2023. Com boa parcela de sua infância passada na Alemanha, ele também viveu parte de sua juventude no Brasil – onde fundou, em 2010, a PagBrasil, empresa especializada em pagamentos digitais e da qual é o CEO.

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A apresentação teve como foco um alerta importante: no mundo do e-commerce, “é nos detalhes que moram as conversões de pagamento”. Este foi o mantra trazido como crucial. Entre as minúcias listadas com potencial para fazer (toda) a diferença, o executivo destacou algumas que compartilharemos aqui com vocês.

1) Check-out transparente

Ao invés de enviar seus clientes para uma plataforma externa para finalizar o pagamento, mantenha tudo dentro da sua própria loja virtual. Menos cliques, menos distrações, mais conversões! É o casamento perfeito entre simplicidade e eficiência.

2) Compra com um clique

Use os dados que você já tem sobre seus clientes e suas formas de pagamento preferidas para simplificar o processo. Torne-se o ‘expresso da compra’: quanto mais ágil a conclusão, menores as chances de desistência – e melhor a experiência do usuário.

3) Desconto por método de pagamento

“O Pix, por exemplo, custa menos para a empresa que outras formas de pagamento”, exemplifica Ralf. Oferecer descontos com base no método de pagamento não é apenas uma estratégia inteligente, mas também uma maneira de mostrar que você está antenado às preferências locais. “Não se adaptar a elas seria como ter um posto de combustível e oferecer a gasolina, mas não o álcool”, ilustrou.

4) Pixel bem configurado para as campanhas

Se o seu pixel de campanha está mais perdido que uma agulha no palheiro, é hora de acertar o alvo. Certifique-se de que a página de confirmação do pedido tenha o pixel devidamente instalado. Isto permitirá otimizar o aprendizado sobre o que funciona melhor para gerar os resultados que você busca.

5) Remarketing

Se os usuários não converteram na primeira visita, traga-os de volta com o poder do remarketing. É como jogar um boomerang digital: sua marca e produto voltam a ser exibidos para eles, enquanto navegam em outros sites e plataformas. Além disso, clientes que já compraram um determinado item podem ser impactados por outras ofertas, aumentando as chances de recompra.

6) Recuperação de carrinho abandonado

Carrinho abandonado não é o fim. É apenas uma oportunidade disfarçada. Use estratégias inteligentes para trazer de volta aqueles que quase levaram seu produto para casa. Às vezes, tudo o que eles precisam é de uma segunda chance (e um pequeno empurrãozinho virtual). Através das ferramentas de recuperação de carrinho, os usuários que não concluíram a compra recebem mensagens personalizadas, estimulando-os a finalizar a aquisição.

Clube de assinaturas: “A Bela Adormecida” do e-commerce brasileiro

ralf germer

Ralf também jogou luz sobre o que chamou de “A Bela Adormecida” das lojas virtuais nacionais: os clubes de assinaturas. Embora tenham movimentado R$ 1 bilhão, no Brasil, anos atrás, os EUA fizeram isso 50 vezes mais, no mesmo período. “Dá para triplicarmos nossos resultados, no mínimo”, calculou.

Porém, se é tão promissor, por que esse formato tem custado a se desenvolve no país? O CEO tinha a resposta na ponta da língua: por falta de oferta. “Até pouco tempo, não havia soluções de gestão de assinaturas no Brasil. Hoje, existem algumas poucas. É uma oportunidade gigante”, enfatizou.

Os ganhos com venda recorrente são apontados como um dos principais louros do formato. “Você já começa o mês sabendo quanto irá faturar. O faturamento está garantido”, pontuou o executivo. Já quanto aos motivos que levam clientes a decidirem por fazer uma assinatura, Ralf também compartilhou os resultados de um estudo conduzido pela PagBrasil, agora em 2023. São eles:

Motivos racionais
• Facilidade de acesso (57%)
• Preços e fretes competitivos (55%)
• Flexibilidade para alterar assinatura (47%)
• Comodidade de pagamento recorrente (47%)

Motivos emocionais
• Exclusividade (56%)
• Acesso a novidades e tendências (55%)
• Excelência dos produtos (50%)
• Acesso a edições limitadas (39%)

De fato, fica claro como o segredo das vendas online está nos detalhes. Seja o mestre das minúcias e as conversões se alinharão com o seu caminho. Até o próximo post – e que os pormenores estejam sempre a seu favor!

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