Pílulas de Conversão

Guia Prático de Criação de Conteúdo Digital: as dicas de Fred Bruno no RD Summit 2023

fred bruno rd summit

Conhecimento prático, compartilhado com boas doses de humor. Foi com esta receita que o Fred Bruno subiu ao palco principal do RD Summit, no dia 10 de novembro. Influenciador, jornalista, ex-jogador de futebol, ex-BBB e multifacetado com outros títulos mais, em sua apresentação, ele compartilhou um “Guia Prático de Criação de Conteúdo Digital”. O objetivo do material? Atuar como uma verdadeira bússola para guiar criadores e marcas na desafiadora trajetória de engajar o público, no ambiente online.

Receba este e outros conteúdos no seu WhatsApp!

A mensagem de Fred foi muito clara: ele convida os que não estiverem dispostos a seguir os pré-requisitos abaixo a NÃO se tornarem criadores de conteúdo. Vamos aos detalhes.

NÃO se torne um criador de conteúdo se você não estiver disposto a…

1) Ter planejamento

“Você tem que manter constância e ter planejamento”, enfatizou. A consistência é a chave para criar uma presença digital sólida. Por isso, planeje suas postagens e mantenha-se fiel ao cronograma. Isto não apenas atrai, mas também retém a atenção da sua audiência.

2) Entender a plataforma com que você trabalha

Conhecer os meandros das plataformas é crucial. Conforme enfatizado por Fred, “isto faz total diferença”. Mergulhe fundo na análise das particularidades de cada uma. Para ajudar, o influencer compartilhou um hack adicional (e que lhe dá uma boa ajuda, em sua rotina de produção): utilizar o Meta para Criadores, no WhatsApp. “A ferramenta indica quais são as trends da semana e dá uma série de outras dicas interessantes, tudo de graça”, destacou.

3) Praticar sua criatividade

A criatividade é um elemento-chave para qualquer estratégia de conteúdo. “Entenda o que as pessoas estão consumindo”, aconselhou o especialista. “Não sigo perfis apenas do meu nicho, mas também fora dele. E acompanho novos influenciadores, não apenas os já conhecidos. Com isso, eu me renovo”, emendou ele, ao falar de possíveis fontes de inspiração.

Feedback para as marcas: briefing reverso

Fred também teceu algumas considerações cruciais para as marcas que desejam envolver influenciadores em suas campanhas. De forma igualmente tácita, o influenciador recomendou que empresas NÃO contratem criadores de conteúdo, caso não estejam dispostas a trabalhar os pré-requisitos a seguir.

Respeitar a linguagem do criador

“Muitas marcas chegam com o vídeo pronto. Porém, elas não sabem do que o meu público gosta”, ilustrou. O entendimento das preferências e do comportamento do público é vital para gerar engajamento. Permitir que o criador incorpore a real essência da sua audiência à mensagem propicia uma conexão mais autêntica.

Entender que falar da marca no início afasta o público

Na publicidade feita por influencers, mostrar o produto muito cedo pode ser um tiro no pé. Fred sugere uma abordagem estratégica, inserindo o produto no momento certo (meio da produção), de forma orgânica ao conteúdo. “Isto impacta bem mais o público”, garantiu.

Aceitar que lotar o conteúdo de produtos não gera consumo

Não é porque os produtos ou serviços são citados repetidamente – e de forma exaustiva – que eles venderão mais. “A chance de isso assustar e afastar o público é muito maior”, defendeu. Neste caso, menos é mais. Mantenha a simplicidade, para assegurar que a mensagem será absorvida sem distrações desnecessárias.

A fórmula ideal: autencididade + humor + emoção

Já nos momentos finais de sua palestra, Fred fez uma provocação aos participantes do evento: o que eles buscam, num bom conteúdo digital? Para responder o próprio questionamento, ele citou o depoimento de uma seguidora que, de acordo com ele, traduz com maestria o cenário ideal: “que tenha uma história honesta, com humor e que seja emocionante”. Nas palavras do próprio influencer, eis o porquê: “se eu não conseguir passar uma verdade de forma honesta para o meu público, dificilmente isto vai gerar vendas”.

Gostou das dicas do Fred? Então, continue acompanhando o blog da Converta na Web, que traremos mais conteúdos do RD Summit, nas próximas semanas! Lembre-se: a jornada digital é uma aventura em constante evolução. E as dicas que compartilhamos aqui são insights valiosos para otimizar suas chances de sucesso. Que seus conteúdos sejam ricos em autenticidade, estratégia e, acima de tudo, impactantes!

Leia mais dicas compartilhadas no RD Summit 2023:
O novo Inbound Marketing

 

marketing digital otimizar resultados

Fale com a gente