O maior evento de Marketing , vendas e inovação da América Latina começou nesta quarta-feira (8). Pela primeira vez em São Paulo, o RD Summit está reunindo um público de 20 mil pessoas na cidade, lotando os pavilhões da Expo Center Norte, de 8 a 10 de novembro. O time da Converta na Web está participando presencialmente do evento e, nas próximas semanas, vai compartilhar algumas dicas de ouro diretamente dos auditórios.
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Como post inaugural sobre o evento, trazemos mensagens-chave da palestra do André Siqueira, autor do livro Máquina de Aquisição de Clientes e palestrante do segundo dia do RD. De olho nas grandes transformações sofridas pelo cenário digital nos últimos 10 anos, ele analisa o que faz sentido (ou não) para aquele que intitula como o “Novo Inbound Marketing”. Confira!
Imaginem um panorama nacional em que as big techs ganham espaço crescente, o WhatsApp se consolida como a principal mídia social, a Inteligência Artificial surge com promessas de eficiência jamais vistas e a concorrência online está mais acirrada que nunca. Em meio a estas mudanças, as empresas são fortemente desafiadas a reter usuários nas mais diversas plataformas digitais, praticamente a qualquer custo.
“Links externos são cada vez menos favorecidos pelas plataformas. Elas não querem que você saia, pois isto significa menos dinheiro para elas”, exemplifica André.
Mas como podemos encontrar esse viés mágico que faz nossas mensagens e produtos serem abraçados pelo público digital? André dá o norte, enfatizando que o papel do Marketing é encontrar o ângulo certo. “Um ângulo através do qual nossa mensagem e nosso produto sejam melhor aceitos”, enfatiza.
Ele tem razão. E a premissa apresentada por ele, na verdade, já vem de longa data. Popularizado em 2009, o Inbound Marketing surgiu como o herói dessa narrativa. Em vez de bombardear o público com discursos de venda, o foco passou a ser conteúdo útil e relevante para o internauta.
“Quando a gente oferece conteúdo de valor, as pessoas compram mais”, reforça o autor. “Se eu não tiver algo que toque as pessoas de verdade, não vou ter um ângulo que faça sentido e gere valor”, completa.
Mas e o que mudou, de 2009 para cá? De acordo com André, um dos grandes ajustes está na tríade estratégia-tática-operação, com a operação ganhando uma importância elementar em todo o processo. “Hoje, não basta apenas fazer, mas sim COMO fazer”, pontua ele. Quem não compreender os detalhes da execução e como diferenciá-la de forma satisfatória, portanto, corre sérios riscos de amargar resultados nada promissores.
Diante dessa nova realidade, o especialista destaca três dicas que ele considera fundamentais para otimizar a efetividade das ações digitais. São elas:
1) Time de Marketing mais técnico
Para se destacar, é preciso realmente compreender cada plataforma e seus respectivos detalhes. “É importante entender as minúcias de cada uma e como tirar o máximo proveito delas”, explica.
2) Valor, a grande moeda de troca
“O que eu posso fazer que causará um impacto incrível e fará uma diferença enorme?”. Com esta pergunta, André enfatiza que conhecer o público-alvo (em profundidade) continua sendo essencial. Segundo ele, a experiência traz legitimidade. Gera lugar de fala e conexões mais fortes entre o emissor e o receptor das mensagens.
3) A forma importa – e muito
Quase tão importante quanto o conteúdo em si é o modo como ele é disponibilizado. Aqui, André destaca: “a melhor forma de criar um hábito é pegar carona em outro já estabelecido”. Certamente, sua audiência já utiliza alguns canais de comunicação, fazendo-o de maneira assídua. Utilize-os, para aumentar alcance, impacto e, consequentemente, seu potencial de engajamento.
Para fechar sua palestra, André resume o comparativo dos momentos iniciais e atuais da metodologia. “Inbound Marketing era sobre ser encontrado. Hoje, é sobre ser inesquecível”, alerta. Esta frase é como um feitiço poderoso. Não basta mais ser apenas visível; é preciso ser memorável.
Então, caro(a) leitor(a), ajuste as velas, pois uma nova jornada no mundo do Inbound Marketing está só começando! O mar está agitado. Porém, com as dicas do André Siqueira e ajuda profissional especializada, você pode navegar rumo a maiores chances de êxito no universo digital. Lembre-se, ainda nas palavras do André: no vasto oceano da internet, “seja tão bom, que não possam lhe ignorar”. Que o real valor agregado esteja sempre a seu favor! E bons resultados na web!