Pílulas de Conversão

O novo Inbound Marketing

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O maior evento de Marketing , vendas e inovação da América Latina começou nesta quarta-feira (8). Pela primeira vez em São Paulo, o RD Summit está reunindo um público de 20 mil pessoas na cidade, lotando os pavilhões da Expo Center Norte, de 8 a 10 de novembro. O time da Converta na Web está participando presencialmente do evento e, nas próximas semanas, vai compartilhar algumas dicas de ouro diretamente dos auditórios.

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Como post inaugural sobre o evento, trazemos mensagens-chave da palestra do André Siqueira, autor do livro Máquina de Aquisição de Clientes e palestrante do segundo dia do RD. De olho nas grandes transformações sofridas pelo cenário digital nos últimos 10 anos, ele analisa o que faz sentido (ou não) para aquele que intitula como o “Novo Inbound Marketing”. Confira!

Um cenário digital turbulento

Imaginem um panorama nacional em que as big techs ganham espaço crescente, o WhatsApp se consolida como a principal mídia social, a Inteligência Artificial surge com promessas de eficiência jamais vistas e a concorrência online está mais acirrada que nunca. Em meio a estas mudanças, as empresas são fortemente desafiadas a reter usuários nas mais diversas plataformas digitais, praticamente a qualquer custo.

“Links externos são cada vez menos favorecidos pelas plataformas. Elas não querem que você saia, pois isto significa menos dinheiro para elas”, exemplifica André.

O novo ângulo do Marketing

Mas como podemos encontrar esse viés mágico que faz nossas mensagens e produtos serem abraçados pelo público digital? André dá o norte, enfatizando que o papel do Marketing é encontrar o ângulo certo. “Um ângulo através do qual nossa mensagem e nosso produto sejam melhor aceitos”, enfatiza.

Ele tem razão. E a premissa apresentada por ele, na verdade, já vem de longa data. Popularizado em 2009, o Inbound Marketing surgiu como o herói dessa narrativa. Em vez de bombardear o público com discursos de venda, o foco passou a ser conteúdo útil e relevante para o internauta.

“Quando a gente oferece conteúdo de valor, as pessoas compram mais”, reforça o autor. “Se eu não tiver algo que toque as pessoas de verdade, não vou ter um ângulo que faça sentido e gere valor”, completa.

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Como brilhar no novo cenário

Mas e o que mudou, de 2009 para cá? De acordo com André, um dos grandes ajustes está na tríade estratégia-tática-operação, com a operação ganhando uma importância elementar em todo o processo. “Hoje, não basta apenas fazer, mas sim COMO fazer”, pontua ele. Quem não compreender os detalhes da execução e como diferenciá-la de forma satisfatória, portanto, corre sérios riscos de amargar resultados nada promissores.

Diante dessa nova realidade, o especialista destaca três dicas que ele considera fundamentais para otimizar a efetividade das ações digitais. São elas:

1) Time de Marketing mais técnico
Para se destacar, é preciso realmente compreender cada plataforma e seus respectivos detalhes. “É importante entender as minúcias de cada uma e como tirar o máximo proveito delas”, explica.

2) Valor, a grande moeda de troca
“O que eu posso fazer que causará um impacto incrível e fará uma diferença enorme?”. Com esta pergunta, André enfatiza que conhecer o público-alvo (em profundidade) continua sendo essencial. Segundo ele, a experiência traz legitimidade. Gera lugar de fala e conexões mais fortes entre o emissor e o receptor das mensagens.

3) A forma importa – e muito
Quase tão importante quanto o conteúdo em si é o modo como ele é disponibilizado. Aqui, André destaca: “a melhor forma de criar um hábito é pegar carona em outro já estabelecido”. Certamente, sua audiência já utiliza alguns canais de comunicação, fazendo-o de maneira assídua. Utilize-os, para aumentar alcance, impacto e, consequentemente, seu potencial de engajamento.

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A evolução do Inbound Marketing

Para fechar sua palestra, André resume o comparativo dos momentos iniciais e atuais da metodologia. “Inbound Marketing era sobre ser encontrado. Hoje, é sobre ser inesquecível”, alerta. Esta frase é como um feitiço poderoso. Não basta mais ser apenas visível; é preciso ser memorável.

Então, caro(a) leitor(a), ajuste as velas, pois uma nova jornada no mundo do Inbound Marketing está só começando! O mar está agitado. Porém, com as dicas do André Siqueira e ajuda profissional especializada, você pode navegar rumo a maiores chances de êxito no universo digital. Lembre-se, ainda nas palavras do André: no vasto oceano da internet, “seja tão bom, que não possam lhe ignorar”. Que o real valor agregado esteja sempre a seu favor! E bons resultados na web!

 

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