Por Fernando Freitas
Mostrar suas marcas ao mundo, a fim de atingir o público-alvo e gerar vendas, é um dos principais objetivos das empresas, ao apostarem nas mídias sociais. Porém, criar uma conta e alimentá-la com algumas postagens pode não ser o suficiente para que você consiga seguidores e alcance os usuários com potencial de conversão.
Assim como em outras plataformas, no Instagram, a concorrência também é grande. De quebra, ele exige maior planejamento e produção do quesito visual.
Investir no Instagram traz uma gama de possibilidades para muitos negócios. É uma mídia que dá mais liberdade para mostrar a cara da sua marca, criando uma atmosfera mais humanizada, por meio da interação com os usuários e produção de conteúdo mais informal.
De qualquer maneira, focar em alguns pontos e estratégias pode ser crucial para conquistar mais seguidores – e tudo isso está diretamente ligado a mais chances de alcançar seu público-alvo e manter contato com usuários que possuam interesse genuíno em marcas como a sua.
A seguir, trouxemos algumas dicas para você aplicar no perfil do Instagram da sua empresa. A intenção é que você ganhe não apenas números (o que não quer dizer nada!), mas seguidores fiéis para as suas postagens.
Se você tem um objetivo com a criação do seu perfil empresarial no Instagram, então, o planejamento é uma parte fundamental, dentro de todo o processo de conquistar seguidores na rede.
Criar um calendário editorial, definir os conteúdos e ações, alinhando tudo isso ao seu objetivo, é o primeiro passo para construir uma página consistente e que tenha a ver com o público que você pretende alcançar.
Somado a isso, planeje a quantidade de postagens e também idealize a composição do feed. Isto dará um norte importantíssimo, durante o processo de criação, definindo qual o estilo de foto ideal para postar, em determinado dia, facilitando a criação do conteúdo.
Outra boa dica é criar uma planilha na qual você possa visualizar a organização das imagens e estruturar as publicações com antecedência. Além disso, igualmente com uma planilha, é possível registrar opiniões de outras pessoas da área e tornar a criação mais colaborativa.
Com um planejamento bem estruturado para o perfil do Instagram, você conseguirá ter uma visão mais ampla de como tudo está caminhando. Um erro comum de quem não planeja é fazer postagens que fogem dos objetivos e não focam nos usuários. Por isso, este é o primeiro ponto ao qual você precisa ficar atento, se pretende conquistar seguidores.
Os próximos tópicos são complementares e, sem organização e planejamento, também não funcionam. Portanto, tenha certeza de que este passo está bem estruturado, para, só depois, passar para as próximas dicas e ações.
Ter um conta no Instagram e gerar conversões a partir dela não é uma tarefa simples. Por isso, contar com a ajuda de um profissional da área, para gerenciar o seu perfil, é um ponto relevante a se pensar.
Mesmo que você saiba mexer na plataforma e já tenha um perfil pessoal, criar uma conta empresarial no Instagram é muito diferente de gerenciar uma conta particular, na qual não existe a necessidade de se preocupar, profissionalmente, com a estética e o conteúdo.
Quando você tem alguém focado nas suas mídias e em gerar conversões, sem dúvidas você tem muito a ganhar! Este profissional conhece todas as funcionalidades e saberá usar cada uma delas a favor do seu negócio, além de estar em total contato com os usuários e dedicar tempo a deixar aquele canal otimizado e atualizado.
É importante lembrar que o Instagram é um complemento de várias funções, que vão da imagem à legenda e também ao conteúdo que você vai compartilhar no Stories (ao vivo ou não). Tudo isso dá a oportunidade de mostrar a cara e os valores da sua empresa, promovendo ações para engajar os usuários e disseminar a sua marca. Opte, então, por tirar o máximo proveito disso, contando com o auxílio de alguém capaz de potencializar os resultados.
Por mais que o Instagram seja uma mídia social que tem como princípio compartilhar fotos – muitas delas a partir de um smartphone, por conta da praticidade -, quando se trata de uma empresa, é preciso uma preocupação maior com a estética.
Caso o seu negócio dependa de imagens de produtos, por exemplo, investir na produção de boas fotografias é fundamental, uma vez que a apresentação dos itens é muito importante para gerar vendas.
Outra dica é utilizar softwares de edição que ajudem a melhorar a cor, a iluminação e fazer ajustes nas suas fotos, deixando-as mais apresentáveis e tornando o seu feed mais uniforme e bonito. Evite usar os filtros disponíveis no próprio aplicativo do Instagram, pois eles podem prejudicar a qualidade da sua imagem.
Softwares como Lightroom e Photoshop, por exemplo, são alguns dos mais usados por profissionais de fotografia. Entretanto, caso você queira algo mais simples (e com entregas igualmente menos robustas), você pode apostar em aplicativos como o Vsco, que edita fotos diretamente no seu celular e oferece bons recursos de edição.
Isto significa criar imagens que as pessoas queiram compartilhar. E, como comentamos no primeiro tópico deste artigo, tudo vai girar em torno de um bom planejamento – e pensar nesses ‘posts compartilháveis’ faz parte do processo.
Onde encaixar essas publicações? Qual o seu objetivo com elas? Quem é o seu público e o que o entretém? Estas são perguntas básicas que você precisa fazer, antes de dar início às criações. Pesquise qual tipo de assunto faz seu público engajar e gera maior identificação.
Quando alguém compartilha sua publicação, mesmo que aquilo não fale nada sobre os produtos ou serviços da sua empresa, os amigos dessas pessoas podem entrar no seu perfil e, então, descobrir um pouco mais sobre a sua marca. É uma oportunidade de ser mostrado para outros internautas, sem que você precise se auto promover.
Este é um dos passos mais importantes e que pode lhe render muitos seguidores. Contudo, ele demanda tempo e paciência. Assim que você tiver uma quantidade razoável de posts – para que, quando as pessoas entrarem no seu perfil, tenham várias fotos para olhar e se identificar –, comece a seguir usuários com interesses em comum e curtir as fotos deles.
Quando você começa a seguir alguém, esta pessoa será notificada e pode entrar no seu perfil, para ver do que se trata. Esta é a chance de você ganhar mais seguidores! Além disso, comece a interagir, comentando e curtindo as fotos desses usuários, fazendo com que a sua marca apareça.
Mas como encontrar pessoas que compartilham dos mesmos interesses? Pesquise na aba “tags” por hashtags que tenham a ver com a sua marca. Ali, você verá várias fotos de usuários que postaram imagens com essas mesmas hashtags e que, consequentemente, têm algum interesse por aquele tema.
Tem mais alguma tática interessante para conquistar seguidores e que funcionou com você? Compartilhe com a gente, nos comentários!
Um abraço, bons negócios digitais… E até a próxima!
Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.