Pílulas de Conversão

5 passos para destravar a melhor estratégia de vendas online

andre felipe

A publicidade não funciona mais. Nem a propaganda. Tampouco lives diárias. Foi assim que o CEO da Escola da Fluência, Felipe André, diagnosticou a atualidade do cenário digital. Diante de um desafio tão árduo, o executivo dividiu com os participantes do RD Summit 2023 algumas dicas preciosas para otimizar as vendas online – algo em que ele tem sido nacionalmente reconhecido, com um faturamento na internet que atinge a casa dos milhões.

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“Em nenhum dos meus vídeos, vendo aulas de inglês. Pare de vender seja lá o que for e faça como eu: comece a contar histórias”, ensinou ele. “Quem é o personagem principal? Seu cliente. E quem é você? Aquele que tem a solução da qual o seu cliente precisa”, detalhou.

Ainda conforme Felipe André, a perfeição suprema do storytelling ocorre quando nossa própria história se conecta com aquela que compartilhamos com o mercado. Utilizando este viés como premissa, ele listou cinco passos para potencializar, ao máximo, o retorno por meio dessa estratégia. Vamos a eles!

1) A jornada do cliente é um reflexo da sua

Vamos começar com algo que parece básico, mas é a base do storytelling eficaz: a jornada do receptor. Quando você insere sua própria jornada naquela em que o receptor se verá, é como se o seu passado se tornasse a trajetória futura do seu cliente. É uma forma de oferecer um vislumbre do que está por vir. A conexão com o que está sendo transmitido, então, se torna muito mais profunda.

2) Seu problema também é o do seu cliente

Aqui, a palavra-chave é empatia. “Sua dor é a mesma pela qual o seu cliente passa”, alerta Felipe. Se conseguirmos nos conectar com aquilo que está realmente incomodando o nosso público, a venda se torna mais do que um simples negócio. Transforma-se numa solução para um problema compartilhado. Uma ajuda mútua.

3) Recrie a jornada

Quer entender de verdade aquilo que o seu cliente passa? Vivencie a jornada dele, na prática. Para Felipe André, a experiência ao tentar aprender coisas novas serve como instrumento de trabalho. Como seu segmento é o da educação, ele tem se aventurado em frentes diversas: aulas de tênis a violão, passando também por outros idiomas. “Estou há 54 dias aprendendo francês”, contou. Tudo para viver a mesma experiência que seu público-alvo, identificando potenciais pontos de atenção e melhoria.

4) Histórias reais fazem (muita) diferença

Que tal contar a história dos seus clientes? Acredite: isto é poderoso! Cases de sucesso se tornam uma prova viva de que o que você oferece realmente funciona. Compartilhe os triunfos, as lutas e, é claro, as transformações. Esta é a melhor publicidade que você pode ter: pessoas reais alcançando resultados igualmente reais.

5) Agregue valor

Por último, mas definitivamente não menos importante, Felipe André nos lembra de pegar histórias reais e transformá-las em conteúdo valioso. Ensine através do entretenimento. Seja honesto, sincero. Pegue situações cotidianas e transforme-as em lições valiosas para seus seguidores. Isto não é apenas vender; é compartilhar conhecimento de maneira envolvente e de alto valor agregado.

E então? Gostou das dicas do Felipe André sobre storytelling? Agora, está na hora de colocá-las em prática! Conecte-se com suas experiências, identifique a dor do seu cliente e conte histórias reais que ressoem. Vamos transformar o mercado, uma história de cada vez!

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