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Como a Inteligência Artificial pode otimizar (e muito) a experiência no seu site

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas. Curiosamente, uma das áreas em que sua aplicação tem sido muito bem sucedida é dos sites na internet, nos quais a tecnologia se torna uma verdadeira aliada para potencializar a experiência do usuário.

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Com o grande volume de informação disponível na web, é comum que os usuários se sintam um pouco perdidos, com dificuldade para filtrar os conteúdos mais relevantes. Porém, a IA permite que a relação de consumo de informação se torne mais eficiente e satisfatória.

Uma das principais formas de utilização da Inteligência Artificial é através de chatbots, que são programas capazes de interagir com os usuários, em tempo real, fornecendo informações, orientações e soluções das mais diversas. À medida em que a tecnologia avança, esses aplicativos igualmente evoluem para versões mais inteligentes, capazes de prover respostas ainda mais relevantes e precisas. Mas é claro que as vantagens proporcionadas pela IA aos sites vão muito além dos chatbots! Vejamos alguns exemplos.

Personalizar a experiência

A Inteligência Artificial pode ser utilizada para personalizar (e muito) a experiência do usuário, através da análise de dados de navegação e do comportamento do usuário no site. Por meio dela, é possível oferecer conteúdo mais relevante e adaptado às preferências de cada internauta, aumentando a relevância e diminuindo o esforço para encontrar o que se deseja.

Outra aplicação interessante da IA é a utilização de ferramentas de reconhecimento de voz e  imagem, para facilitar a busca de informações e produtos dentro do site. Com o uso destas ferramentas, o usuário pode simplesmente falar ou tirar uma foto do que busca. A lista de itens relacionados é exibida de forma rápida e eficaz, otimizando a interação do internauta com o conteúdo.

Otimizar a produtividade das equipes

Outro ganho trazido pela IA é a otimização do trabalho das equipes. Ferramentas simplificam os fluxos e processos de informação, automatizando a distribuição de tarefas e capturando dados relevantes de diferentes bases de dados – para compartilhamento igualmente automatizado com o time.

A área de atendimento é um bom exemplo dos que se valem do impacto positivo. Informações coletadas sobre os leads são analisadas e têm atributos associados a si. Com base nestas características, o usuário também é direcionado a canais de comunicação específicos e com maior chance de gerar engajamento, os quais trabalharão mensagens feitas sob medida para cada perfil (e pessoa). Tudo isto sem necessidade de interação humana, permitindo que a equipe foque em outras atividades, ao mesmo tempo em que o impacto do potencial cliente é aprimorado.

Antecipar demandas

Outra frente fortemente beneficiada pela AI é a antecipação de demandas. Já que se baseia em histórico de dados, a Inteligência Artificial pode indicar onde a empresa deve concentrar seus esforços de Marketing, por exemplo. Ajudando a evidenciar os produtos ou serviços estratégicos, mas que contam com pouco acesso; indicando quais convertem mais; e antevendo possíveis solicitações dos usuários, para predição de demanda e preparo da linha de produção.

Ainda no universo dos sites, a AI pode ser utilizada para monitorar e prever problemas de funcionamento, evitando falhas e quedas, além de melhorar a segurança e a privacidade dos dados dos usuários.

Como mencionamos, estes são apenas alguns exemplos de como a Inteligência Artificial pode contribuir positivamente para a experiência do usuário, em sites na internet, através de interações mais eficientes, personalizadas e satisfatórias. Que tal começar a utilizar essa tecnologia e ver, na prática, como ela pode maximizar as suas ações na web? Bons resultados!

 

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