Aprenda com o Blog

Métricas essenciais para monitorar suas ações em Marketing Digital

Métricas Marketing Digital

Quando falamos em Marketing Digital, automaticamente, somos remetidos a ações que podem ser metrificadas. Ou seja: cujos resultados podem ser mensurados, a partir de ferramentas específicas.

Na esfera offline (ou tradicional), controlar a evolução das ações exige um pouco mais de trabalho e tempo. Isto sem falar que os dados nem sempre são precisos, mas apenas estimativas. Em um outdoor, por exemplo, você jamais terá a exatidão de quantas pessoas foram impactadas, nem a certeza de que alguém comprou um determinado produto por conta dele – a menos que o cliente cite isso, verbalmente, o que é quase utópico de imaginar.

Já no cenário digital, existem diversas maneiras de saber se uma campanha está indo bem, de monitorar seu site, mídias sociais e diversos outros canais. Na maioria dos casos, inclusive, em tempo real e com indicadores precisos.

Mas por que monitorar é tão importante?

 

Quando sabemos, exatamente, os resultados de uma campanha, entendemos qual o caminho que um usuário percorreu, dentro do seu site, antes de realizar uma compra. Ou até mesmo quais os posts mais populares do seu blog e tantas outras informações relevantes. Isto faz com que fique muito mais fácil definir otimizações e fazer com que suas próximas ações sejam ainda mais coerentes.

Tendo em mente os melhores canais, o comportamento do seu usuário e diversos outros fatores, é possível construir campanhas mais focadas e que gerem melhores resultados.

Além disso, monitorar é essencial. Em qualquer ação de Marketing, mas, em particular, do digital. Afinal, seus investimentos estão dando lucro ou prejuízo? Vale a pena continuar as ações? É necessário algum ajuste? Qual? O acompanhamento é a única forma de responder essas perguntas e evitar gastar dinheiro à toa.

Pensando em lhe auxiliar nesta importante tarefa, elencamos as principais métricas nas quais você precisa ficar de olho, na hora de monitorar suas ações, no contexto do Marketing Digital. Preparado? Então, é só continuar lendo o post!

Tráfego: entenda de onde suas visitas vêm e como performam

 

Monitorar o tráfego do seu site é o primeiro passo. Dali, você poderá ter vários insights e entender melhor o seu público, sob várias perspectivas.

Para consultar esses dados, é preciso que você tenha uma conta no Google Analytics e que as suas páginas estejam sendo aferidas por ele. Para isso, é preciso instalar uma tag, no código do projeto.

 

CANAIS DE TRÁFEGO

Um dos principais dados relacionados ao seu site é saber de onde os acessos estão vindo. Facebook, Instagram, e-mail Marketing, buscas no Google… As possibilidade de origem são muitas. E, se trabalhadas por você, podem atrair mais visitas.

Sabendo de onde o tráfego está vindo, você poderá entender quais canais funcionam melhor com o seu público – e em quais não vale a pena investir.

Além disso, também é possível identificar eventuais canais aos quais você está dedicando pouca atenção, mas que poderiam ser uma ótima fonte para conversões.

 

VISITAS NOVAS E QUE RETORNAM

Este é uma diferença que vale a pena ser monitorada, uma vez que visitantes retornando indicam que o seu conteúdo é interessante e de qualidade. E, ao mesmo tempo, pode atrativo o suficiente para chamar novos usuários.

Monitorar esses números – semanalmente – e traçar um comparativo mostrará como o conteúdo do seu site está performando. Por exemplo: se você tem uma alta taxa de novos visitantes e um baixo índice de retorno, isto pode indicar que o seu conteúdo é bom o bastante para atrair. Porém, o seu site não supre as necessidades dos usuários.

Monitorar os passos de quem acessa o seu projeto é fundamental, já que isto poderá dizer muito sobre o seu site. Se o usuário voltou, quer dizer que algo de interessante ele encontrou ali!

Será que ele gosta de acompanhar seus conteúdos? Ou está decidindo se enviará uma mensagem de contato? Quanto mais internautas acessando novamente a página, maiores as chances de você ser lembrado e considerado referência no ramo – gerando também mais negócios.

Dica: fique de olho na média de tempo que um usuário fica no seu site. Isto também pode revelar muito sobre o seu conteúdo. Saber onde o visitante passa mais tempo pode lhe render insights valiosos!

 

INTERAÇÕES DOS USUÁRIOS

Esta é uma análise mais detalhada do tráfego do seu site, mas pode lhe trazer excelentes ideias, se você souber interpretá-la. Fique atento a variáveis como quantas páginas um usuário visita, por quanto tempo ele navega em páginas específicas e o que ele faz, em cada uma delas – como deixar um comentário ou clicar em um call-to-action.

Aqui, cabe um alerta: não confunda interações (vide exemplos do parágrafo anterior) com conversões. Seu objetivo é fazer com que as interações levem a mais conversões (como downloads, inscrições, compras e afins).

Uma análise das interações das suas visitas lhe dá a oportunidade de descobrir quais atividades e comportamentos estão mantendo os usuários em seu projeto e o que você pode fazer para engajá-los, cada vez mais.

 

BOUNCE RATE: TAXA DE REJEIÇÃO

Bounce rate – ou taxa de rejeição – é o número de pessoas que visitam o seu site, mas saem dele logo em seguida, sem acessar nenhuma outra página do seu projeto. Uma alta taxa de rejeição pode indicar diversas falhas na sua estratégia de Marketing: direcionamento ruim das suas campanhas, fontes irrelevantes de tráfego, landing pages não efetivas e muitas outras.

Portanto, as ações que direcionam para as suas páginas devem ser bem pensadas. Uma bounce rate elevada também pode ser um ponto contra o seu site, na hora de ranquear nas pesquisas orgânicas.

Blog: o que ele pode dizer sobre a sua estratégia digital

 

Depois de monitorar os dados de tráfego, é preciso dar atenção especial ao seu blog, caso você tenha um. Por meio dele, você poderá coletar informações importantes e que ajudarão tanto nos pontos mencionados acima, quanto na hora de gerar conversões.

Se você já possui um calendário editorial bem estruturado e um tráfego relevante no blog, há dados bem interessantes para avaliar. Esta análise deve ser feita, preferencialmente, uma vez por semana, para que a performance dos conteúdos seja sempre acompanhada de perto.

 

QUANTOS CONTATOS SÃO GERADOS A PARTIR DE UM POST?

Este indicador diz muito sobre as suas postagens. Uma vez bem estruturadas, elas têm potencial para captar leads e/ou atrair possíveis clientes. Os conteúdos são produzidos a fim de suprir uma necessidade específica, dentro da jornada de compra de uma buyer persona. Ou seja: são direcionados para início, meio ou final de funil.

Se existe um planejamento por trás das suas postagens, a adequação do material ao momento do internauta já deve ser algo bem trabalhado, dentro do seu calendário editorial. De qualquer maneira, é essencial que os seus conteúdos sejam produzidos com o intuito de gerar alguma ação. Nem que seja instigar o usuário, para que continue voltando e consumindo seus conteúdos – e, então, quando ele estiver pronto, possa realizar uma outra ação.

Através dos dados do Google Analytics, identifique também quais são os conteúdos mais populares do seu blog. Desta forma, você verá, na prática, o funciona com o seu público e o que está trazendo mais tráfego para as suas páginas.

A partir disso, é possível transformar esses conteúdos em ótimas fontes de leads e aumentar as chances de conversões, a partir de um post específico.

Medindo a performance das suas campanhas

 

Saber como estão andando suas campanhas digitais é essencial, para que tempo e dinheiro se transformem em investimento, ao invés de gasto. Pois saiba que também existem métricas que ajudam a monitorar seus esforços, nesse campo. E não podemos ignorá-las!

 

DEFINA SEUS OBJETIVOS

Ter seus objetivos bem estabelecidos, antes de iniciar qualquer campanha, é fundamental. Sem isso, fica muito difícil ter um índice de comparação consistente, para tomar decisões em relação a uma determinada ação.

Com base em números reais – e que estejam de acordo com o seu negócio – e atividades previamente estabelecidas, trace objetivos específicos, como: número de contatos que você pretende gerar e canais de preferência (e-mail, mídias sociais, blog…).

Use o objetivo como um parâmetro para avaliar o que está funcionando ou não. Quais canais performam melhor? Quantos leads se transformaram em conversões? Será que a linguagem está adequada? O que é possível fazer, para otimizar os resultados?

 

RECEITA GERADA

Outro ponto que deve ser analisado, em relação às campanhas, é a receita gerada. A partir deste número, é possível medir a efetividade dos seus esforços em Marketing Digital. Confirmar se eles estão se traduzindo em ganhos financeiros reais.

Com uma comparação entre o total investido nas suas ações, com o que foi faturado, você consegue avaliar se está havendo retorno. Se sim, como você pode melhorá-lo ainda mais? Caso contrário, estude as possibilidades de ajuste nas suas campanhas.

Ainda falando sobre custos, é crucial checar o Custo por Lead (CPL) e o Custo por Aquisição (CPA). Ou seja: quantos leads e clientes efetivos são gerados, com base nos investimentos feitos? Com esses indicadores, você poderá identificar se conquista de um lead ou cliente está sendo mais cara do que deveria, ou está alinhada com as expectativas iniciais.

Para ter essas informações, um software de CRM é uma ferramenta importante. Por meio dela, você terá esses e diversos outros dados em mãos, facilmente e com muita precisão.

Hora de falar em conversão

 

Dentre tantas métricas essenciais para analisar, a mais importante é a conversão! É por meio dela que sabemos quantos usuários realizaram uma compra, ligaram para pedir um orçamento ou qualquer que seja a definição de conversão que você definir para o seu negócio.

Através dessa taxa, sabemos quantos usuários se tornaram clientes, por meio dos seus conteúdos, anúncios, posts e demais ações na web. Entretanto, muito além de somente ver esses números, é preciso analisá-los. Afinal, é desta aferição que virão informações importantes para o planejamento dos próximos meses.

Assim como avaliamos o tráfego do seu site por canais, suas campanhas também devem passar por essa análise. De onde estão vindo as conversões: partir de um e-mail marketing, ou de um post no Facebook? É preciso saber, para focar onde dá resultado.

Analise também as ações do contato que virou cliente. Veja quais conteúdos ele leu, enquanto navegava no seu site; quais e-mails abriu; quantas vezes esteve em contato com formulários das suas páginas… Tudo isso é muito valioso, para direcionar decisões futuras sobre suas campanhas online.

Tudo em mãos para começar a monitorar

 

Agora que você já sabe as principais métricas que precisam ser monitoradas, você terá um panorama bem melhor estruturado de como suas ações de Marketing Digital estão caminhando. De nada adianta investir dinheiro em campanhas e profissionais da área, se você não tem ideia do que pode ou não estar dando certo.

Confie nos números, para tomar decisões ainda mais concretas (e acertadas). Sempre com o planejamento a tiracolo. Agora, você não tem mais desculpas para não monitorar o que está sendo feito e tirar o melhor de cada métrica, a fim de conquistar cada vez mais clientes. Portanto, mãos à obra!

 

Métricas Marketing Digital

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.

Fale com a gente