Pílulas de Conversão

O Itaú e a nova Era do marketing humanizado

Eduardo Tracanella Itau Unibanco

Foi dada, hoje, a largada do RD Summit 2024, que ocorre de 6 a 8 de novembro, em São Paulo. Reconhecido como o maior em marketing, vendas e e-commerce da América Latina, o evento abriu suas portas com uma missão nobre: inspirar, conectar e transformar. A palestra inaugural da plenária entregou a tríade a contento. Intitulada Itaú: Feito de Futuro, a sessão comandada por Eduardo Tracanella, Chief Marketing Officer (CMO) do Itaú Unibanco, trouxe uma visão bastante útil sobre o marketing moderno e o futuro das marcas.

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As análises foram feitas com propriedade. Afinal, Tracanella encabeça as ações mercadológicas não apenas de uma marca que já é centenária, como também foi considerada a mais valiosa de todo o Brasil e América Latina. Ao longo de sua apresentação, o executivo destacou como o Itaú construiu e mantém sua relevância, ao longo de tantos anos. A Converta na Web está acompanhando presencialmente o evento e separou as dicas para você. Confira!

Uma visão humana é essencial

Logo no início, Tracanella fez questão de reforçar a base fundamental do marketing: “trata-se de uma disciplina humana”. Aqui, o recado foi claro: é preciso estabelecer uma conexão real, quase visceral, com as pessoas. Para o Itaú, esta afirmação vai muito além da teoria. Reflete, na prática, a essência da atuação do banco – que, ao longo dos anos, deixou de se posicionar como uma empresa que vende produtos e serviços financeiros, para se tornar uma presença positiva na vida das pessoas.

Por falar em produtos e serviços, Tracanella enfatizou que o foco da marca os extrapola. E muito! Sua base é estabelecer relações autênticas. Ou, como ele mesmo resumiu, “marketing é experiência”.

Fortalecimento de marca: a união entre visibilidade e relevância

Ao falar sobre o fortalecimento de marca, o diretor destacou outro conceito fundamental: “marketing é construir marcas fortes, que vendam mais. E vender mais, construindo marcas fortes”. Não basta investir em visibilidade. É preciso que essa visibilidade seja relevante para o público-alvo. E, aqui, vale uma ressalva especial: “marketing é invisibilidade relevante. É não querer que a sua marca apareça mais que quem realmente importa, que é o consumidor”. Em outras palavras, a marca deve ser percebida de maneira natural, não forçada – quase como se estivesse ali porque pertence àquele contexto.

Para Tracanella, uma marca se torna verdadeiramente forte quando fala sobre algo além de si mesma. É por isso que, não por coincidência, as campanhas do Itaú vão muito além de seus produtos e serviços. “As mensagens não são sobre o banco. São sobre a vida das pessoas”, diz. O vídeo abaixo foi utilizado para ilustrar esta premissa.

Marcas fortes contam histórias com propósito

Em um dos pontos altos da palestra, o CMO contou uma história que traduz com maestria o conceito do marketing humanizado: as bicicletas do Itaú. Ele descreveu como elas podem ser usadas por públicos completamente distintos – desde um turista milionário, até uma pessoa de baixa renda que utiliza o transporte para ir ao trabalho. “Marketing é a história que o produto conta. E as demais histórias que se desdobram, a partir dali”. Com isso, ele reforçou que, ao se posicionar como parte da vida das pessoas, a marca cria um vínculo emocional que vai muito além da funcionalidade do produto ou serviço vendido. E é verdade.

No fundo, essa narrativa corrobora o que Tracanella já havia anunciado: “as marcas pelas quais a gente se apaixona são aquelas que conseguem falar mais sobre a gente do que nós mesmos conseguiríamos dizer”. Este é o verdadeiro segredo das marcas que se tornam icônicas. Elas se transformam num reflexo daquilo que o consumidor valoriza e busca, em sua própria vida.

Eduardo Tracanella Itau Unibanco

Tecnologia: uma ferramenta para a humanização

Apesar de toda a inovação tecnológica característica dos dias atuais, Tracanella enfatizou que o marketing precisa manter o toque humano. “A Inteligência Artificial (IA) não veio para substituir o que não é feito em escala,” destacou ele. “A criatividade e o lado humano é que vão fazer a diferença. A Inteligência Artificial não é nada sem um prompt. Pelo menos, por enquanto. E quem escreve o prompt somos nós”, enalteceu.

A leitura do executivo é de que a IA serve como um apoio, mas a criatividade e a sensibilidade humanas continuam insubstituíveis. “Marketing é usar a tecnologia de forma mais inteligente, para que os humanos possam ser mais humanos”, pontuou. Para ele, a tecnologia precisa ser usada para amplificar experiências e expandir o alcance de mensagens estratégicas e que façam sentido para quem as recebe. “Ela não deve ser um instrumento da vaidade. Precisa estar a serviço de uma construção mais humanizada. Seja para potencializar uma experiência, ou para dar mais escala a um conteúdo. Algo diferente disso vira perfumaria. Torna-se supérfluo”, concluiu.

Eduardo Tracanella Itau Unibanco

Curadoria: o novo papel do marketing moderno

Para Tracanella, o marketing do futuro (assim como o do presente) vai exigir um trabalho minucioso de curadoria. “De repertório, de tecnologia, de criatividade, de possibilidades e de necessidades”. Ou seja: é o marketing que reúne as melhores ferramentas e ideias, também encontrando o momento certo de apresentá-las ao consumidor. E esta curadoria, é claro, deve ter sempre um ponto de vista definido e autêntico.

“É impossível uma marca agradar todo mundo. Quem não assume um ponto de vista se torna irrelevante, pois não conversa nem com um público, nem com outro”, argumentou ele,

Se a sua marca está mudando, você também precisa estar

Por fim, Tracanella reforçou a importância da consistência, em momentos de transformação. “As empresas podem até se transformar, sem mudar sua marca. Mas mudar uma marca, sem transformar também a empresa, é um erro enorme. Talvez, o maior deles”, avaliou.

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