Por Fernando Freitas
Ficar por dentro das tendências do Marketing Digital pode ser um tanto quanto difícil, se você não acompanha as pessoas certas. Ler somente blogs aleatórios e desatualizados para se manter informado pode não ser o melhor caminho, uma vez que este universo está em constante mudança e adaptação.
Para lhe ajudar na busca por conhecimento e insights à frente do mercado, selecionamos 16 nomes de peso na área, tanto no Brasil, quanto no mundo. Assim, você terá referências que realmente estão fazendo a diferença, para basear suas estratégias online.
Aproveite para seguir cada um desta lista, nas mídias sociais, e acompanhar seus últimos trabalhos. Tenho certeza de que você encontrará muitas dicas valiosas!
CRISTIANO SANTOS
LinkedIn | Facebook | Twitter
Cristiano é responsável pelo maior grupo sobre LinkedIn no Brasil, sendo referência no país, quando falamos na principal mídia social para profissionais do mundo. Ex-coordenador de mídias sociais da Editora Globo e eleito profissional destaque do ano, no Prêmio Share Social Media 2015.
Além de palestras, ele ministra aulas sobre o assunto em instituições de ensino reconhecidas, como a Faculdade Cásper Líbero, SENAC e ComSchool. A Converta na Web também promove um curso de mídias sociais com o especialista.
JESSÉ RODRIGUES
LinkedIn | Facebook | Twitter
Fundador da Escola de Marketing Digital e professor na ESPM, Jessé explana sobre diversos assuntos do Marketing Digital, em seu blog, produzindo conteúdos e cursos de Google Adwords, Analytics, Facebook Ads e outros. Sua forma de criar conteúdo e ensinar é bastante didática, mostrando caminhos para que as pessoas consigam adaptar o que melhor se encaixa em seus negócios, a partir de técnicas e experiências aprendidas, durante sua carreira no mundo online.
PAULO FAUSTINO
LinkedIn | Facebook | Twitter
Paulo Faustino se especializou em Marketing Digital e, atualmente, ajuda empresas em todo o mundo a melhorar suas receitas, conversões e vendas online. É reconhecido como um dos profissionais mais influentes na área do Marketing Digital, em língua portuguesa.
Em 2008, ele fundou o site Escola Dinheiro e a rede de blogs educacionais Escolas+, que, em conjunto, foram lidos por mais de 50 milhões de pessoas, em todo o mundo. É co-fundador e CEO da agência Get Digital, co-fundador do evento Afiliados Brasil, co-fundador do evento Think Conference, co-fundador do Habitus Zen, autor de dois livros, investidor e palestrante internacional.
VITOR PEÇANHA
LinkedIn | Facebook | Twitter
Vitor Peçanha é co-fundador da Rock Content, maior empresa brasileira de Marketing de Conteúdo do país. Com mais de 15 mil alunos em seu curso online e dezenas de palestras em sua carreira, tornou-se um dos maiores evangelizadores do país na área, ao mesmo tempo em que levou a Rock Content a ter mais de mil clientes e quase 200 funcionários, em apenas três anos de existência.
RAFAEL ALBERTONI
LinkedIn | Facebook | Twitter
Rafael Albertoni é copywriter profissional e fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting (SBCOPY), a mais reconhecida e importante entidade de ensino e desenvolvimento da profissão de Copywriter no Brasil. Já participou como criador de comunicação de vendas em mais de 40 nichos e produtos diferentes, gerando um faturamento conjunto que ultrapassa os R$ 19 milhões, apenas com produtos digitais.
MARTHA GABRIEL
LinkedIn | Facebook | Twitter
Martha Gabriel é escritora, consultora e palestrante, nas áreas de Marketing Digital, inovação e educação. Autora de cinco livros, inclusive o best seller Marketing na Era Digital, foi finalista do Prêmio Jabuti 2014, com “Educ@r: a (r)evolução digital na educação“.
CEO da Martha Gabriel Consulting & Education, é também professora de MBA e pós-graduações em instituições como PUC-SP, Insper, ESPM, entre outras. Palestrante keynote internacional, com mais de 70 palestras apresentadas no exterior, entre Estados Unidos, Europa e Ásia e 4 TEDx.
CAMILA PORTO
LinkedIn | Facebook | Twitter
Empreendedora Digital desde 2011, sua missão é tornar o Marketing na internet mais acessível e descomplicado para as pequenas e médias empresas. Autora do livro Facebook Marketing: como gerar negócios na maior rede social do mundo, ministra o treinamento online “Facebook Essencial”, com mais de 6 mil alunos de todo o Brasil e 18 países.
RAPHAEL LASSANCE
LinkedIn | Facebook | Twitter
Empreendedor com mais de 15 anos de experiência em projetos digitais, palestrante e professor de growth hacking, comércio eletrônico e Marketing Digital. Nos últimos anos, participou – ativamente – em mais de 66 projetos e palestrou em mais de 30 eventos, além de ser colunista dos maiores blogs e portais de e-commerce do país.
Foi idealizador e produtor do primeiro curso brasileiro de growth hacking para e-commerce do país, o “E-commerce Hacks”. Em 2015, fundou a RL – Success as a Service, consultoria estratégica de e-commerce e Marketing Digital, tendo atendido mais de 52 clientes, no mesmo período. Em 2017, fundou a Growth Team, primeira agência de growth hacking do país e que, rapidamente, tornou-se referência nacional, em seu segmento.
LEONARD KIM
LinkedIn | Facebook | Twitter
Leonard é reconhecido pela Forbes como Top Marketing Influencer; pela Inc. Magazine como Top Digital Marketer e Top Youth Marketer; e pela Entrepreneur como o Top Personal Branding Expert.
Ele é um dos maiores especialistas em branding pessoal, tendo seus conteúdos lidos mais de 10 milhões de vezes. Ainda, é sócio-gerente da InfluenceTree, onde ensina como construir sua marca, ser reconhecido e melhorar, significativamente, a expansão das suas mídias sociais.
O TEDx Talk de Leonard Kim, Why You Should Let Your Fears Guide You, foi reconhecido internacionalmente como uma das melhores TED Talks pela revista Forbes.
BRYAN KRAMER
LinkedIn | Facebook | Twitter
Com mais de 350 mil seguidores em suas mídias sociais – além de uma alta e reconhecida compreensão das tecnologias e comportamentos sociais -, Bryan é autoridade de destaque, quando falamos em Marketing Digital. Palestrante, coach e autor dos best-sellers There is No B2B or B2C: It is Human to Human e Shareology: How Sharing is Powering the Human Economy, ele é reconhecido pelas suas estratégias e conteúdos disruptivos.
JOANNA WIEBE
LinkedIn | Twitter
Co-fundadora do site CopyHackers, Joanna Wiebe é uma das maiores personalidades do copywriting e usa seu conhecimento para ensinar outros profissionais da área a escreverem melhores anúncios para Facebook, e-mail e blogs. Em seu site, ela também disponibiliza conteúdo para freelancers e produz artigos sobre growth marketing.
RAND FISHKIN
LinkedIn | Facebook | Twitter
Co-fundador do Moz e Inbound.org, Rand Fishkin é um gigante, quando se trata de SEO. A Moz é uma das empresas mais respeitadas do mundo no assunto e tornou-se referência no setor. Já a Inbound.org é uma comunidade de Marketing com mais de 200 mil participantes.
Ele ficou conhecido a partir do seu blog SEOMoz, em meados de 2004, justamente por explicar conceitos complicados da área digital de maneira fácil e, também, por ajudar empresas a investir melhor em SEO. Hoje, ele é um influenciador em escala global, com mais de 390 mil seguidores no Twitter e 23 mil fãs no Facebook.
ANN HANDLEY
LinkedIn | Facebook | Twitter
Ann Handley ajuda negócios a repensar e redirecionar seus posicionamentos em Marketing Digital. Foi nomeada pela Forbes como a mulher mais influente em social media (Most Influential Woman in Social Media) e uma das Top 20 Women Bloggers. Ela é chefe de conteúdo da MarketingProfs e autora do best-seller Everybody Writes.
JOHN RAMPTON
LinkedIn | Facebook | Twitter
John é empreendedor e fundador do Due.com, nomeado em 3º lugar como Top 50 Global Online Influencers e um dos Top 10 Most Influential PPC Experts in the World, por três anos consecutivos. Escreve para os blogs da Entrepreneur, TechCrunch e Mashable sobre os erros e acertos cometidos ao longo de sua carreira.
NATHAN ALLEN PIRTLE
Twitter
Nathan é especialista em social media e responsável por diversas tendências na área, nos quatro cantos do planeta. Ele trabalhou com clientes de renome internacional, como Nicki Minaj, MTV e VH1. Todo mês, ele alcança mais de 100 milhões de pessoas, através do seu Twitter e também perfis da sua lista de clientes.
GARY VAYNERCHUK
LinkedIn | Facebook | Twitter
Gary Vaynerchuk é um dos especialistas em Marketing Digital mais reconhecidos da atualidade, com milhões de seguidores, no Facebook, Instagram e Twitter. É fundador da VaynerMedia, agência digital que atende clientes como General Electric, Toyota e Unilever. Além de empreendedor, ele também é autor de livros sobre Marketing e também ministra palestras na área.
Estes são 16 influenciadores de Marketing Digital da atualidade, para se inspirar e aprender ainda mais sobre a área e, assim, levantar ideias e criar estratégias para o seu negócio crescer ainda mais.
E você? Quem mais indicaria para entrar nesta lista de especialistas? É só escrever aqui, nos comentários. Até a próxima semana!
Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.