Pílulas de Conversão

4 razões para a sua marca aderir às comunidades digitais

Uma maneira promissora de engajar seu público e disseminar sua marca são as comunidades digitais, que se consolidaram como uma tendência de Marketing Digital para 2023.

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Elas consistem em espaços virtuais, normalmente utilizando plataformas online (grupos do Facebook, WhatsApp, fóruns, ou até mesmo aplicativos) que permitem aos usuários compartilhar informações, experiências e opiniões sobre uma temática específica. É também um ambiente onde as empresas podem interagir diretamente com os participantes, contando com uma série de vantagens para a otimização dos resultados na web. Confira alguma delas!

1. Fortalecimento do relacionamento

Ao complementar seus canais diretos de comunicação com seus clientes, a empresa amplia a possibilidade de entender melhor as necessidades e expectativas dos mesmos. A otimização do relacionamento, então, passa a ser uma consequência natural, propiciando uma melhor experiência com a marca – e, portanto, o potencial de fidelização.

2. Geração de dados valiosos

Ao reunir clientes em uma comunidade digital, sua marca pode ter acesso a informações valiosas, como opiniões sobre produtos e sugestões de melhorias, além de observar a maneira como os usuários relatam suas experiências. Com base nestes dados, é possível definir novas estratégias e direcionar ações, a fim de potencializar resultados com base no feedback direto do seu público-alvo.

3. Fidelização de clientes

Uma comunidade digital é espaço onde os clientes (reais ou potenciais) devem se sentir incluídos e valorizados. Isto contribui para a aumentar a lealdade à marca e incentivar a recomendação da mesma para outras pessoas. Ganha-se tanto em fidelização, quanto em impacto.

4. Senso de pertencimento comprovado

Em 2020, o Facebook encomendou a Pesquisa de Informações de Comunidades, que revelou um número surpreendente de usuários encontrando significado e senso de pertencimento em grupos online. Realizado em vários países e envolvendo cerca de 15 mil pessoas, o estudo apontou que, para 77% dos entrevistados, o grupo mais importante do qual faziam parte era online. Outro dado relevante é que 98% das pessoas que pertencem a um grupo online dizem que têm a sensação real de pertencimento, mesmo que ainda só interajam virtualmente.

Caso você decida criar uma comunidade, vale mencionar que ela não precisa estar necessariamente atrelada à sua marca ou a um produto ou serviço específico (levando a informação em seu nome). Principalmente, quando falamos de  fóruns ou grupos em mídias sociais, por exemplo. Neste caso, focar a temática na sua área de atuação é uma forma interessante de gerar debates, indicações e opiniões. Com o controle daquele espaço, você pode valer-se do mesmo para otimizar a exposição da sua marca, mas de forma indireta.

Seguem dois exemplos práticos:

  • Se a sua marca trabalha com serviços automotivos, você pode criar um fórum de debate ou um grupo no Facebook sobre a manutenção de alguns modelos específicos de carro – com especial atenção àqueles que têm uma boa representatividade junto aos participantes.
  • Caso você trabalhe com produtos para o público feminino, uma possibilidade é investir em grupos que abordem temas de interesse comum, como dicas úteis relacionadas aos cenários que o seu produto ajuda a resolver.

Dica bônus

O Sociograph é uma ferramenta gratuita que permite coletar alguns dados de grupos e fanpages, por meio do login  do Facebook Connect (quando você acessa a ferramenta fazendo o login pelo seu perfil do Facebook). Apenas administradores de grupos têm o acesso aos dados extraídos pela ferramenta.

Para que uma comunidade digital seja efetiva, é importante que a empresa esteja preparada para mantê-la ativa e interagir com os usuários de forma constante. Não basta apenas criá-la. Além disso, é fundamental que seja estabelecido um ambiente seguro e acolhedor, para que os participantes se sintam confortáveis em compartilhar suas opiniões e ideias. Por fim, seja resiliente. Por vezes, leva-se algum tempo, até que a comunidade alcance um número expressivo de usuários. Mas não desista! Divulgue, convide novas pessoas e mantenha o conteúdo sempre útil, para atrair cada vez mais audiência para o seu espaço.

 

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