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Como gerar tráfego qualificado para o seu site (e mantê-lo)

Como atrair tráfego qualificado para o site

Gerar tráfego qualificado é um dos maiores desafios, quando se trata de um site. Não basta atrair milhares de visitantes, se estes não fizerem parte do target que você quer atingir. Isto é: se eles são tiverem, de fato, o perfil do público que pode vir a efetivar uma compra ou contratar seu serviço.

É claro que nem toda visita, necessariamente e num primeiro momento, deve se tornar uma conversão. Até porque nem todos os usuários estão prontos, naquele momento. Sabemos que, até efetuarmos uma compra, em algum site, entramos nele diversas vezes. Conferimos o conteúdo, damos uma olhada no concorrente e até podemos voltar, mesmo que após algumas semanas.

Por isso, é muito importante estar sempre preparado, para atingir todos os tipos de usuário: dos mais impulsivos aos mais conservadores, aplicando estratégias que realmente funcionam.

Neste post, vamos lhe dar algumas dicas de como atrair mais visitas qualificadas para seu site, e não apenas volume! Além disso, também vamos lhe ajudar a manter esses usuários, ou seja: fazer com que eles continuem voltando ao seu site. Então, vamos lá!

Atraindo visitas para o site

 

CRIE NOVOS CONTEÚDOS

Esta é a chave para diversas estratégias, pois é a partir do conteúdo que poderemos atrair usuários, por meio do tráfego orgânico, mídias sociais e diversos outros canais. Portanto, faça um calendário editorial e tenha sempre conteúdos novos sendo publicados, em seu blog.

Além de ser uma maneira eficiente de atrair usuários, é também uma forma de incentivá-los a revisitar a sua página. Criar esse calendário garantirá que, toda vez que o usuário voltar, no início ou final da semana, encontrará algo inédito e interessante para ler!

Uma maneira de prender a atenção dos visitantes é disponibilizar conteúdos, em diferentes formatos. Que tal apostar num infográfico, ao invés de fazer um texto explicativo? Ou quem sabe um vídeo tutorial? São diversas as possibilidades, para ser mais interessante e entender o que funciona com o seu público.

Cada dia mais, os públicos de diversos nichos estão consumindo conteúdo visual, em detrimento do que utiliza apenas texto. Isto também vai depender do estilo do seu negócio e do seu público, para saber até que ponto esta é uma estratégia efetiva. Faça essa análise e veja como você pode inovar, dentro do seu nicho.

Já pensou em otimizar conteúdos antigos? Esta é uma forma de atualizar materiais que podem até já estar bem ranqueados, não tornando-os obsoletos. Além disso, é um modo de deixá-los cada vez mais completos, sem contar que também consiste numa ótima estratégia, para poder ranquear ainda melhor o seu site, nas buscas orgânicas.

 

ANÚNCIOS

Investir em anúncios pode parecer trivial, em alguns casos, não é mesmo? Mas existem os que relutam em apostar em mídia paga. Muitas vezes, por não terem obtido bons resultados, numa primeira tentativa.

O grande segredo é saber otimizar suas campanhas, ao invés de simplesmente injetar dinheiro, sem saber (muitíssimo bem) o que está fazendo. Procurar um especialista é sempre uma ótima opção, se você não tem muita experiência com mídia paga. Os resultados podem ser bastante animadores!

Links patrocinados, rede display e anúncios em mídias sociais são os principais canais de investimento. Porém, antes de escolher algum, entenda o comportamento de acesso do seu público-alvo e procure saber em que canais, possivelmente, eles teriam mais chances de ser impactados.

Caso seu orçamento seja mais robusto, vale fazer um teste, em cada plataforma, para averiguar, na prática, aquela gera mais resultados. Do contrário, tente dar um tiro certeiro naquelas que mais de adequam ao perfil do seu cliente.

Lembre-se de que é muito importante ter seus objetivos bem definidos, antes de iniciar qualquer campanha. Independente de qual for o canal. Alguns deles podem oferecer mais vantagens, dependendo da sua necessidade, em cada momento: se é apenas atrair visitantes ao seu site, ou vender um determinado produto.

Faça seu investimento valer a pena!

 

MÍDIAS SOCIAIS COMO ALIADAS

Quando trabalhadas em conjunto, as mídias sociais são grandes aliadas, na hora de atrair mais público para o seu site. Elas serão a porta de entrada para que os usuários – tanto novos, quanto recorrentes – sejam redirecionados para a sua página.

Lembra que comentamos sobre a importância do conteúdo? Ele será uma das principais ‘ferramentas de atração’ de visitantes, por meio das mídias sociais. Divulgue suas postagens mais recentes e instigue-os a descobrir mais sobre a sua empresa.

Além de ser uma maneira de divulgar o seu negócio, levando as pessoas a acessarem o seu site, as mídias sociais também são uma forma de se aproximar dos seus consumidores.

Ser ativo nas mídias é uma oportunidade de mostrar um pouco mais sobre seus valores, por meio de um engajamento leve e descontraído. Entre em discussões interessantes, responda os usuários e faça com que eles se sintam confortáveis em comentar, curtir e compartilhar suas postagens.

Criar um elo de confiança, por meio do Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, é muito recompensador e, com certeza, fará com que os usuários se interessem mais pela sua marca – e, consequentemente, pelos seus produtos e serviços.

Uma dica interessante é promover concursos e promoções, dentro da sua página, para que eles levem os usuários para o seu site, de alguma forma. Talvez preenchendo algum tipo de cadastro, ofertando algum cupom de desconto… As possibilidades são várias.

 

ATENÇÃO AO SEO ON-PAGE

Está escrevendo muitos conteúdos interessantes, mas não tem dado a devida atenção ao SEO? Este é um problema recorrente. Então, dedique um tempinho extra a isso, antes de publicar uma postagem.

Um dos objetivos do SEO é atrair mais visitas para o seu site. Por meio de um conteúdo bem direcionado, os novos usuários têm grandes chances de ser qualificados, pois estão em busca de algo específico e que a sua empresa pode resolver.

E como o internauta descobriu isso? Por meio de um conteúdo rico, informativo e bem ranqueado – é claro! Portanto, não perca a oportunidade de ficar à frente dos seus concorrentes, nas buscas orgânicas (não pagas e que são a prioridade de visita para mais de 80% dos usuários do Google).

Confira também os ALT titles, URLs, palavras-chave, títulos e subtítulos. Criando esta rotina antes das postagens, certamente, você terá grandes chances de ficar bem posicionado, nos mecanismos de buscas e no mercado.

 

NÃO ESQUEÇA DAS LONG-TAILS

Já que estamos falando de SEO, não esqueça de incluir long-tails (expressões mais detalhadas) na sua listas de palavras-chave. Esta é uma maneira de atrair mais usuários qualificados, que estão buscando algo específico e que poderão encontrar em seu site.

Procure equilibrar os termos mais gerais e os long-tails, pois, assim, você ampliará suas possibilidades de atração, ranqueando para mais de um termo.

Além disso, palavras-chave mais específicas geram visitas mais qualificadas, que sabem o que querem. Faça isso de maneira bem estratégica e veja como o seu tráfego poderá, facilmente, converter em vendas.

Para ler mais sobre SEO e long-tails, leia este outro artigo do nosso blog!

 

JÁ PENSOU EM FAZER UM WEBINAR?

Sua empresa presta algum tipo de serviço? Que tal criar um webinar (webconferência), explicando um pouco mais sobre alguma novidade no segmento? Torne-se uma autoridade, na sua área, ao compartilhar conhecimento. Pense que quem lhe assistirá serão pessoas realmente interessadas no que você terá a dizer.

Este tipo de ação tem ótima capacidade de gerar mais visitas para o seu site. Tanto de pessoas que desejam saber mais sobre sua empresa, como de usuários que querem adquirir um serviço ou produto.

O vídeo é uma forma de mostrar que você, efetivamente, entende do que está falando e fazer com que as pessoas acabem confiando mais no seu trabalho. Por meio do webinar, você atrairá um pessoal mais qualificado e aumentará as chances de conversão. Faça um teste!

 

GUEST POSTS: UMA VIA DE MÃO DUPLA

Os guest posts são uma ótima estratégia, para tornar seu site mais visível e fazer com que sua marca se torne mais conhecida. Todo mundo precisa de conteúdo! Portanto, redigir textos para outros sites é uma vantagem para ambos os lados: tanto para você, quanto para quem publicar o seu material.

Primeiro, o site para o qual você irá escrever ganhará mais conteúdo inédito, o que é ótimo, em termos de SEO. Segundo, você terá a chance de divulgar o seu site, dentro desse guest post, e atrair mais gente para a sua página.

Que tal fechar uma parceria, na qual os dois sites escrevem guest posts, um para o outro? Assim, ambos podem atrair mais visitas, melhorar seus respectivos ranqueamentos e, de quebra, oferecer conteúdos com pontos de vista diferentes.

Como dica adicional, procure por sites que tenham um público comum com o seu. Se você vende roupas femininas, por exemplo, que tal escrever um guest post para um blog de moda? Em contrapartida, este mesmo blog também iria gostar de ter a própria visibilidade aumentada, o que ocorre quando o texto dele for publicado no seu site.

Fazendo com que os usuários voltem

 

Manter seus usuários ativos no site, visitando-o mais vezes, é uma tarefa indispensável. Como falamos anteriormente, uma boa parcela do seu tráfego inicial pode não estar pronta, naquele momento exato, para efetuar uma compra, por exemplo.

Diversos fatores podem fazer com que um visitante saia da sua página. Ele pode se interessar em olhar o site do concorrente, alguma outra coisa o distraiu – enquanto ele navegava na web – ou, realmente, ainda não tem certeza se deseja mesmo comprar um determinado produto.

Por isso é que se torna fundamental fazer com que esses usuários continuem visitando o seu site. É um jeito de manter sua marca sempre presente, fazendo com que, na hora em que ele estiver pronto, a sua URL seja o primeiro lugar para onde ele irá, a fim de efetivar o pedido.

Para colocar isso em prática, separamos algumas dicas rápidas e que você deve incluir na sua estratégia. É só continuar lendo o post!

 

O E-MAIL NÃO MORREU

Por mais que possa não funcionar tanto com as gerações mais novas, o e-mail ainda é uma ferramenta poderosa, dentro da web. Seja para um e-commerce ou prestador de serviços, por exemplo, as mensagens eletrônicas podem ser uma estratégia adaptada para cada tipo de situação.

Envie conteúdos interessantes, cupons de desconto, dicas e divulgue novos produtos! Se você possui um mailing proveniente do seu site, sem dúvidas, o usuário abre espaço para receber algum conteúdo – nem que seja um simples contato -, em sua caixa de entrada.

Assim como as mídias sociais, mas de uma forma uma pouco menos imediata, o e-mail é uma forma de estabelecer comunicação. Use a criatividade, na hora de criar um novo e-mail, e instigue a curiosidade!

Se você possui um e-commerce, já pensou em enviar uma mensagem, caso o usuário tenha abandonado seu carrinho de compras, antes de concluir a aquisição de um produto? Existem ferramentas, a exemplo da CartStack e da ShopBack, que falam em recuperação de mais de 15% das compras que seriam perdidas. Interessante, não?

 

CAMPANHAS DE REMARKETING

O usuário entrou no site, visualizou diversos produtos… Mas saiu, sem comprar absolutamente nada, nem preencher um formulário de contato? As campanhas de remarketing são a chance de fazê-lo voltar! Seja visitando outros sites, ou até mesmo o Facebook, faça com que banners personalizados – com fotos dos produtos que ele visualizou – sejam exibidas para ele. Seu anúncio o seguirá, aonde ele for.

Para quem possui e-commerce, esta é uma estratégia essencial. Monitore os passos dos seus usuários, dentro do seu site, e invista em maneiras de fazê-los retornar e adquirir um determinado item.

 

PROMOVA CONTEÚDO NO FACEBOOK

Por mais que a sua página do Facebook tenha vários fãs, nem metade desses usuários são alcançados, quando você faz uma publicação.

Já comentamos que o conteúdo divulgado nas mídias sociais são uma porta para levar as pessoas até o site da sua empresa. Por isso, fazer com que esse conteúdo apareça na timeline de todos os seus seguidores é fundamental.

Ao promover uma publicação, você aumenta o alcance da mesma, passando a exibi-la para uma quantidade significativamente maior de pessoas. Quanto maior o investimento, mais usuários são impactados. Por meio dessa promoção de posts, você pode segmentar ainda mais o público e fazer com que o seu conteúdo chegue até as pessoas certas.

Ah! E fique atento às restrições, na hora de promover uma publicação. Imagens com mais de 20% de texto, por exemplo, têm um nível muito mais baixo de performance, fazendo com que o dinheiro investido não se traduza em resultados tão atraentes.

Caso não tenha muito experiência com a gestão de mídias sociais, procure ajuda de um profissional da área, que poderá lhe orientar e tirar o máximo de proveito de todas as ferramentas.

E aí? Já está pronto para potencializar o tráfego do seu site? Com todas essas dicas, ficou muito fácil atrair visitas e fazer com que o seu projeto gere receita! Selecione quais delas se encaixam melhor no seu tipo de negócio, para obter resultados cada vez melhores.

Bons negócios digitais!

 

Qualifique o tráfego do seu site

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.

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