Pílulas de Conversão

 

 

Entenda por que seus posts estão perdendo alcance orgânico no Facebook e Instagram

Já há algum tempo, o Facebook reduziu a entrega orgânica dos conteúdos postados em páginas comerciais. No último ano, o mesmo movimento passou a ser notado também no Instagram, sendo devidamente confirmado pela Meta (empresa que administra ambas as redes sociais), sob a alegação de gerenciar o volume de postagens e usuários.

Receba este e outros conteúdos no seu WhatsApp!

O novo cenário desencadeou uma série de queixas entre os gestores das páginas. Contudo, é importante ressaltar o quão complexos são os algoritmos dessas plataformas. Bem como o compromisso da Meta com a melhoria contínua dos mesmos, a fim de priorizar conteúdo relevante e uma experiência otimizada para o usuário – além da geração de receita para si, é claro.

A esta altura, muita gente ainda se pergunta: quais os motivos pelos quais  determinados conteúdos tiveram sua taxa de entrega reduzida? Separamos cinco possíveis razões para isto estar acontecendo. Confira!

1) Amigos, amigos; negócios à parte

Inicialmente, o propósito do Facebook era conectar pessoas e impactá-las com os conteúdos de suas respectivas conexões. Com o passar do tempo, porém, a empresa observou uma oportunidade ao ver marcas e influenciadores disputando a atenção dos seus usuários. O alcance pago, então, passou a ganhar relevância – e até a ser priorizado, conforme admitido pela própria direção da rede social. Como consequência direta, as marcas que pretendem ampliar ou manter sua interação com o público têm se mostrado cada vez mais inclinadas a patrocinar conteúdos. Ponto para a arrecadação financeira do Facebook!

2) Relevância do conteúdo

Os algoritmos do Instagram e do Facebook são projetados para exibir o conteúdo mais relevante para cada usuário, com base em suas interações anteriores e preferências. Portanto, se o algoritmo determinar que um certo conteúdo não é interessante para um usuário específico, ele potencialmente não será entregue no feed do mesmo. 

3) Fatores de classificação

Os algoritmos do Instagram e do Facebook usam vários fatores de classificação para determinar a ordem de exibição do conteúdo. Estes fatores podem incluir o engajamento, que é mensurado pelo volume de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamento das postagens. De acordo com especialistas, inclusive, estas duas últimas formas de interação são consideradas as mais de maior peso para a entrega orgânica do conteúdo.

A frequência de publicação e a popularidade são outros fatores levados em conta, nesta equação. Quanto menos um determinado conteúdo atender aos critérios de classificação, menores as chances de ele ser exibido para diferentes usuários.

4) Limitação de espaço

Devido ao grande volume de conteúdo gerado pelos usuários, nem todos os posts podem ser exibidos no feed de cada pessoa logada às redes sociais. Os algoritmos precisam selecionar e priorizar o que será exibido – o que, como mencionamos, é feito com base em uma variedade de fatores. Isto significa que, mesmo que um conteúdo seja relevante, ele ainda assim pode não ser exibido para boa parte dos usuários, devido à limitação de espaço no feed.

5) Adequação à persona

Por vezes, o algoritmo das redes pode interpretar que o seu conteúdo não está corretamente adequado ao público que você deseja alcançar. Como consequência, a taxa de entrega cai. Definir com clareza a sua persona é fundamental para criar conteúdo relevante para a mesma. Por menor que seja a sua entrega orgânica, se de alguma maneira você captar a atenção legítima do usuário, você conquistará o engajamento do mesmo. E isto beneficiará o seu alcance orgânico. Na hora de criar suas postagens, considere as necessidades, desejos, linguagem, dores e interesses do seu público-alvo. Aproveite e acesse o passo-a-passo para criar a sua persona.

Uma vez que você otimize o seu conteúdo, é importante acompanhar as métricas de desempenho, experimentar diferentes estratégias e adaptar sua abordagem, com base nos resultados obtidos. A depender dos seus objetivos e de quão relevante o Facebook e o Instagram são para o seu público-alvo, avaliar o investimento em um plano de mídia (com investimento em publicidade paga) pode ser um passo interessante. Bons resultados!

Leia também:

 

marketing digital otimizar resultados

Fale com a gente