Pílulas de Conversão

Mídias sociais: conheça o ranking das mais usadas e dicas para utilizá-las no seu negócio

As mídias sociais são elementos críticos nas estratégias de Marketing Digital, pois permitem que as marcas se conectem diretamente com seus clientes e criem relacionamentos mais fortes. Nos últimos anos, a quantidade de plataformas disponíveis aumentou, bem como o leque de recursos e funcionalidades existentes em cada uma delas.

Receba este e outros conteúdos no seu WhatsApp!

Um relatório de fevereiro deste ano, produzido em parceria pela We Are Social e a Meltwater, aponta as 10 mídias sociais com mais usuários no Brasil. São elas:

1. WhatsApp (169 mi)
2. YouTube (142 mi)
3. Instagram (113 mi)
4. Facebook (109 mi)
5. TikTok (82 mi)
6. LinkedIn (63 mi)
7. Messenger (62 mi)
8. Kwai (48 mi)
9. Pinterest (28 mi)
10. Twitter (24 mi)

Com estes números, já podemos ter uma ideia do tamanho do potencial deste mercado e da variedade de plataformas, cada uma com seus formatos de  conteúdos e maneiras de engajar pessoas. Um dos principais motivos de as mídias sociais serem um elemento chave na estratégia de boa parte das empresas é o fato de elas permitirem uma conexão direta com o público-alvo. De forma natural e o melhor: com custo relativamente baixo. A seguir, listamos quatro dicas de como as mídias sociais podem contribuir para potencializar os seus resultados na web. Confira!

1) Conteúdo direcionado

Cada plataforma possui sua própria linguagem e formato de posts, o que exige que as marcas adaptem suas mensagens para cada uma delas – e, claro, para o público presente nelas.

Existem plataformas focadas em vídeos curtos, como o TikTok e o Kwai. Aliás, vídeos curtos são uma grande tendência de Marketing Digital para 2023. A relevância crescente dos Shorts (YouTube) e dos Reels (Instagram) são um bom exemplo. Já algumas mídias têm foco em vídeos um pouco mais longos, a exemplo do YouTube convencional. Outras priorizam posts flexíveis, que permitem vídeos, carrossel de imagens, imagens únicas e textos. Outros, focam na troca de mensagem instantâneas, como o WhatsApp e o Telegram. O Linkedln, por sua vez, abre espaço para conteúdos mais longos. Basta identificar em quais mídias sociais o seu púbico-alvo conta com maior representatividade e produzir conteúdos direcionados a ambos: plataforma e usuário.

2) Mais engajamento

Como mencionado, as mídias sociais permitem que as empresas estabeleçam uma comunicação mais direta e personalizada com seus potenciais clientes. O resultado é não apenas a construção de um relacionamento mais profundo com a marca, mas também a criação de um espaço onde a troca de informações possibilita a realização de pesquisas de mercado, solução de problemas e clareamento de dúvidas de forma mais rápida e com excelente custo-benefício. Ou seja: as plataformas vão muito além de canais para a entrega de conteúdos. Servem também como um relevante espaço para a propagação das marcas, otimização de Retorno Sobre Investimento (ROI) e oferta de uma melhor experiência para o usuário, ao se relacionar com a sua empresa.

3) Monitoramento da reputação online

Além de todas as vantagens citadas anteriormente (e de tantas outras), as mídias sociais também possibilitam que as empresas monitorem o que está sendo falado sobre elas, seus produtos ou serviços. Qual o sentimento despertado pela sua marca? Qual sua imagem no meio digital? A análise de reações e comentários permite identificar a quantas anda a sua reputação online – e traçar as melhores ações para otimizá-la, quando necessário. Há ferramentas, inclusive, que automatizam o processo de busca e análise das menções. Uma verdadeira mão na roda!

4) Publicidade com alto impacto e baixo custo

Outra grande vantagem ofertada pelas mídias sociais são as diversas ferramentas de publicidade para direcionar campanhas para audiências específicas, de modo preciso e com baixo custo em comparação aos meios tradicionais (como mídia impressa, rádio e televisão). Uma pesquisa realizada pela própria META – que reúne Facebook, Instagram e empresas do mesmo grupo econômico – mostra que os anúncios tiveram uma redução nos custos, no primeiro trimestre de 2023, sendo que registraram um crescimento de 26% nas impressões (vezes em que o anúncio é exibido nas telas dos usuários), durante o mesmo período. Vale destacar que a redução nos preços nem de longe significa resultados financeiros menos expressivos para a gigante das mídias sociais: a receita projetada pela empresa é crescente para o segundo trimestre, com nada menos que US$ 29,5 bilhões.

Em resumo, as mídias sociais podem ter um impacto significativo no seu negócio, oferecendo uma série de oportunidades para as marcas se conectarem com seu público-alvo, ampliarem sua visibilidade e alcance, além de melhorarem sua reputação online. Porém, uma pergunta ainda recorrente entre as empresas é: por que minha estratégia não está gerando os resultados esperados, nas mídias sociais?

A questão é que nem todas as mídias sociais farão sentido para o seu caso específico. Aliás: pode ser que elas não façam. Em absoluto! Tudo vai depender do perfil do seu público-alvo e da suas buyer personas (representações fictícias dos seus clientes ideais). Baixe aqui o passo-a-passo que a Converta na Web preparou, para auxiliar na construção das suas personas e conte com mais esta ajuda para otimizar seus resultados na web!

 

marketing digital otimizar resultados

Fale com a gente