Pílulas de Conversão

TikTok: alto engajamento e impacto (não apenas) entre jovens

O TikTok é uma mídia social já muito conhecida entre os brasileiros – e no mundo todo. Ela tem ganhado ainda mais destaque pelas suas funcionalidades, capacidade de viralização e por promover um alcance mais expressivo dos conteúdos, quando comparada às demais plataformas. A ideia de permitir aos usuários criar e compartilhar vídeos curtos com música de fundo gerou um movimento que acendeu um alerta na concorrência, que corre para otimizar a experiência do usuário. Não surpreende, então, ela também se tornar uma poderosa ferramenta de Marketing Digital para empresas de vários tamanhos e segmentos, por permitir o alcance de audiências segmentadas. Veja outras razões para considerar o TikTok como uma opção no seu planejamento.

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Poder de engajamento

Um levantamento disponibilizado pela Semrush mostra que, no TikTok, alguns influenciadores já contam com mais de 100 milhões de seguidores. De quebra, é a mídia social que mais engaja seus usuários. Em média, cada sessão dura 10,85 minutos, o que representa o dobro do patamar alcançado pelo Pinterest, para quem os 5,06 minutos renderam a segunda posição.

Público jovem

O TikTok é especialmente útil para quem pretende dialogar com o público jovem. Daí a linguagem mais informal utilizada por boa parte das marcas, apresentando produtos ou serviços de uma forma mais descontraída. Dados revelados pela Semrush no final de 2022 apontam que 25% dos usuários ativos nos EUA são pessoas entre 10 e 19 anos, enquanto 22,4% vão de 20 a 29. Já o publico de 30 a 39 anos corresponde a 21,7%, enquanto os que estão entre 40 e 49 anos somam 20,3%. Apenas 11% dos usuários dos EUA têm mais de 50 anos.

Ainda que o público jovem seja predominante, já se obtém uma fatia representativa de pessoas acima dos 40 anos. Mais de 30% dos usuários, para ser mais exato. Por isso, se bem direcionado, o conteúdo pode render bons resultados também para esta faixa etária.

Crescimento exponencial

A plataforma está em constante e rápido crescimento. Atualmente, já ultrapassa 1 bilhão de usuários ativos, mensalmente, em todo o mundo. Também globalmente, é mais popular entre os jovens de 16 a 24 anos, que são um público-alvo importante para muitas marcas. Uma pesquisa realizada pela DataReportal e citada pela Revista Exame indica que o Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários cadastrados do TikTok, perdendo apenas para os Estados Unidos e Indonésia, respectivamente. Adicionalmente, a pesquisa revelou que aproximadamente 82 milhões de brasileiros usam a plataforma.

Outro fato curioso foi divulgado por Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google: a Geração Z está utilizando o TikTok como seu principal mecanismo de busca. Em evento promovido pela revista Fortune, o executivo afirmou que estudos realizados pelo próprio Google apontam que 40% dos jovens não recorrem mais à sua ferramenta de busca, ao procurarem um local para fazer um lanche, por exemplo. Eles utilizam o TikTok.

Qual a conclusão de tudo isso? Que, além de ser uma forte tendência de Marketing Digital para 2023, o TikTok segue expandindo seu poder de engajamento, alcance e impacto. A depender do perfil do seu público-alvo, vale a pena tê-lo na lista das mídias sociais a ser trabalhadas. Bom planejamento! E excelentes resultados online!

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