Seguindo a tendência do ano passado, os podcasts continuam numa forte crescente. E as razões pelas quais eles são tão populares são várias. Um exemplo é o fato de os conteúdos em áudio continuarem em franca expansão, já que mais e mais pessoas estão consumindo este formato, por ser uma maneira conveniente de acessar informações e entretenimento.
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Um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br*, com dados da Statista e Ibope, apontam que o Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, somando mais de 30 milhões de ouvintes. Ficamos atrás apenas da Suécia e Irlanda. Enquanto mais de 40% dos brasileiros escutaram podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, a Suécia possui uma taxa de 47%. Adicionalmente, vale mencionar o levantamento feito pela eMarketer, que aponta que, até 2024, cerca de 25% da população mundial já terão aderido ao podcast como principal fonte de entretenimento.
Mas e quais os motivos do sucesso deste formato? Um deles, certamente, é o nível de engajamento do público. Ao contrário de outras mídias, os podcasts geralmente duram mais e permitem uma conexão mais profunda com a audiência. É bastante comum ouvintes assinarem e acompanharem regularmente os episódios de seus podcasts favoritos, criando um relacionamento contínuo com o conteúdo e os anunciantes. Considerando-se os diversos nichos de mercado existentes e o fato de os podcasts permitirem uma segmentação bastante eficaz (através dos temas que abordam, da linguagem utilizada e vários outros fatores), os anunciantes podem selecionar aqueles que estejam alinhados com seu público-alvo. Garantindo, então, que a mensagem chegue às pessoas certas.
Os anúncios nativos são outra grande vantagem do formato. Eles são comumente integrados ao conteúdo, permitindo uma experiência invasiva – o que tende a aumentar a eficácia. Os produtos e serviços são mencionados pelos apresentadores ou inseridos estrategicamente em intervalos específicos. Isto torna mais fácil para os anunciantes alcançar com mensagens que aparentam fazer parte da programação normal (e acabam sendo). Sem interromper a experiência da audição.
Mas como usar podcasts como uma poderosa ferramenta na sua estratégia digital? A resposta é: eles podem ser utilizados de várias maneiras diferentes, para promover uma marca, produto ou serviço. Seguem algumas dicas.
Crie seu próprio podcast
Uma maneira eficaz de usar de usar o formato na sua estratégia de Marketing é criando seu próprio podcast. Isto envolve produzir e lançar episódios regulares, abordando tópicos relacionados ao seu setor de atuação, fornecendo dicas úteis, compartilhando histórias relevantes, entrevistando especialistas e conectando-se com o público. A ação permite gerar autoridade e criar um relacionamento mais próximo com o público – que é formado por potenciais consumidores.
Patrocinar podcasts relevantes
Outra estratégia é patrocinar podcasts populares e relevantes para a sua marca. Isto envolve parcerias com podcasters ou programas específicos e a inserção de anúncios nos episódios, de maneira contextualizada. Ao escolher podcasts que tenham públicos semelhantes à sua base de clientes-alvo, você pode aumentar sua visibilidade e atingir uma audiência específica.
Seja um convidado
Ter o proprietário, o CEO ou um especialista da sua empresa como um convidado de um podcast popular pode ser uma ótima forma de ganhar notoriedade. Ao compartilhar conhecimentos, experiências e conselhos relevantes, a marca aumenta sua visibilidade, o que auxilia sua consolidação como referência e cria confiança entre o público. Consequentemente, estimula-se também a atração de novos seguidores e clientes em potencial.
Colabore com influenciadores
Podcasters podem ter um público (realmente) fiel e engajado. Colaborar com os mesmos pode ajudar a sua marca a atingir um nicho de forma bastante eficaz. Menções nos episódios, recomendações de produtos ou serviços, brindes, promoções especiais para fãs do podcast ou até mesmo co-criação de conteúdo são alguns exemplos das iniciativas possíveis.
Bom para muitos, mas não se pode generalizar
É importante ressaltar que a sua estratégia deve estar 100% alinhada com objetivos estratégicos e seu público-alvo. Os podcasts continuam sendo uma forte tendência de Marketing Digital para 2023, devido ao seu crescimento constante, ao público engajado que possuem, à capacidade de segmentação, à possibilidade de colaboração com influenciadores e ao formato de anúncios contextualizados. Eles consistem numa opção interessante para vários segmentos e marcas – mas não necessariamente para todos. Portanto, é essencial analisar o quanto eles se adequam ao seu caso específico. Havendo compatibilidade, aproveite a popularidade do formato para otimizar também os seus resultados. Bons negócios na web!