Pílulas de Conversão

Pare de usar o ChatGPT errado: entenda

Que o ChatGPT é uma das mais avançadas plataformas de Inteligência Artificial para geração de textos (e tantas outras possibilidades), todo mundo já sabe. Ele pode ajudar na criação de conteúdos de alta qualidade e de diferentes estilos. Com base em uma breve descrição do que você deseja, o GPT pode gerar o conteúdo desejado, economizando boas horas de trabalho. Porém, se você já se aventurou em utilizar a ferramenta, provavelmente percebeu que, muitas vezes, ela entrega textos muito objetivos e até mesmo rasos. Daí, vem a pergunta: será que esta plataforma é tão boa mesmo? No nosso entendimento, a resposta é sim! Neste texto, vamos mostrar os porquês – e lhe ensinar a utilizar o GPT de maneira correta.

Receba este e outros conteúdos no seu WhatsApp!

Você já ouviu falar em CIDI? Então, vamos explicar. Este é um framework fundamental para que o algoritmo do ChatGPT seja mais assertivo em suas respostas. É uma maneira rápida e objetiva de passar as instruções corretas para a ferramenta. Vamos às etapas.

ChatGPT

Contexto

Como estamos falando com uma máquina – e não com uma pessoa -, é necessário explicar o contexto para a ferramenta. Como exemplo, vamos imaginar que você queira um texto para seu blog, abordando o tema “gastronomia”. Mais especificamente, o manuseio dos insumos para uma receita que leva frutos do mar. Você deve fornecer a informação clara à plataforma, começando seu texto com o input “quero que se comporte como um renomado chef de cozinha e especialista em preparos com frutos do mar”. Agora que este comando de contexto já está inserido, podemos seguir para o próximo passo.

ChatGPT

Instruções

Aqui, você dará à ferramenta as instruções necessárias. Retomando o exemplo acima, forneça detalhadamente as orientações para o resultado que você deseja: “escreva um texto para pessoas que não têm experiência prática com este tipo de receita, focando no manuseio dos frutos do mar a serem utilizados”.

Pronto! Já focamos nas instruções. Vamos, então, avançar para a etapa seguinte.

Detalhes

Agora, vamos detalhar o máximo que pudermos o que queremos obter no texto. Neste momento, o refinamento é a chave do bom desempenho. Exemplifique qual o tom que deve ser usado, como, por exemplo: “quero que use uma linguagem mais refinada e adote as boas práticas de manipulação, segundo o livro “XYZ” sobre como preparar frutos do mar na cozinha, e que você cite e referencie os procedimentos”. Avancemos para o último item!

ChatGPT

Informações

Na última fase, conclua as informações essenciais para a máquina entender, de modo exato, a sua demanda. Algo importante é especificar os ingredientes a ser utilizados, por exemplo: “os frutos do mar a ser usados serão camarões, lula e mariscos, sendo que você deve mencionar como higienizá-los, armazená-los e prepará-los”.

Agora que você concluiu essas quatro etapas, vamos conferir como ficou o nosso comando: “quero que se comporte como um renomado chef de cozinha e especialista em preparos com frutos do mar e escreva um texto para pessoas que não têm experiência prática com este tipo de receita, focando no manuseio dos frutos do mar a ser utilizados. Quero que use uma linguagem mais refinada e adote as boas práticas de manipulação, segundo o livro “XYZ” sobre como preparar frutos do mar na cozinha. Os frutos do mar a ser usados serão: camarões, lula e mariscos, sendo que você deve mencionar como higienizá-los, armazená-los e prepará-los”.

E então? Deu para ver a diferença entre a nossa sugestão e a maneira como os internautas, usualmente, dão seus comandos ao ChatGPT? Ao seguir o framework CIDI corretamente, você aumenta as chances de ter produzidos conteúdos refinados e atendendo melhor às suas expectativas. Agora que você já sabe como dar comandos certos, faça o teste e conte-nos como foi a sua experiência!

marketing digital otimizar resultados

Fale com a gente