Pílulas de Conversão

Tendências de Marketing Digital para 2024

O universo do Marketing Digital é altamente dinâmico. Está em constantemente evolução, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e novas demandas do mercado. Mas o que, exatamente, as tendências emergentes estão anunciando, em relação aos moldes do cenário digital para 2024? Este texto explora algumas das principais vertentes, com base nas análises de diferentes especialistas e estudos relevantes.

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1) Personalização por meio da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) continuará a ser uma força motriz no Marketing Digital. Especialmente, no que diz respeito à personalização, que será elevada para um novo patamar. Um estudo da McKinsey evidencia que a customização pode aumentar as taxas de conversão em até 20%. Não à toa, ferramentas de IA, como chatbots e sistemas de recomendação, estão sendo aprimoradas para oferecer interações ainda mais personalizadas e relevantes aos usuários.

Além disso, a análise preditiva baseada em IA ganha um papel cada vez maior na antecipação das necessidades dos clientes, permitindo que as marcas ofereçam ofertas sob medida e melhorem consideravelmente a experiência do usuário.

foto computador tela inteligência artificial, mãos digitando

2) Microinfluenciadores e microcomunidades

Um estudo da eMarketer revela que 89% dos profissionais de Marketing consideram o retorno sobre o investimento (ROI) das parcerias com influenciadores tão bom quanto ou melhor que outras estratégias. Em 2024, isto não será diferente, repetindo o cenário dos últimos anos, quando as parcerias nesta vertente emergiram como uma alternativa eficaz para que as marcas possam se conectar com seu público-alvo, de forma mais autêntica.

Quanto à tendência em si, vale destacar também que a vertente que tende a ganhar maior relevância é a dos microinfluenciadores. Esta premissa está bastante alinhada ao fato de que as microcomunidades têm ganhado engajamento igualmente crescente. De acordo com Christina Garnett, gerente global de Marketing da HubSpot, este tipo de comunidade desempenhará um papel ainda mais significativo, nos próximos cinco anos. Sam Parr, fundador do My First Million and Hampton, concorda: “Acredito que as comunidades pagas para profissionais de nicho se tornarão muito populares, neste período”. Aproveite para conferir nosso post sobre como construir comunidades virtuais engajadas!

imagem influenciadora digital

3) E-Commerce Social e Comércio Conversacional

O relatório Digital 2024, de autoria da We Are Social e da Hootsuite, destaca o crescimento exponencial das transações comerciais por meio de plataformas sociais. Em linha com esta premissa, o e-commerce social está se consolidando como uma tendência significativa, impulsionada pela integração de funcionalidades de compra em plataformas de mídia social. O Instagram, por exemplo, introduziu recursos de compras diretamente em sua plataforma, proporcionando uma experiência mais fluida.

Aliado a este cenário, o comércio conversacional, baseado em chatbots e assistentes virtuais, seguirá crescendo em expressividade. O livro Conversational Marketing, de David Cancel e Dave Gerhardt, aborda a importância da interação em tempo real para impulsionar as vendas. O resultado são abordagens extremamente personalizadas e eficazes, uma vez que o potencial cliente é atendido na hora exata em que compartilhou a demanda.

imagem computador e carrinho de compras

4) Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Com consumidores cada vez mais conscientes, as empresas estão incorporando práticas sustentáveis em suas estratégias de Marketing Digital. O relatório Sustainable Brands 2024 destaca a importância crescente da transparência e da responsabilidade social para as marcas. Iniciativas que comunicam valores sustentáveis e sociais ganham um potencial igualmente crescente, então, de gerar conexões mais profundas com os consumidores.

A pesquisa The Conscious Consumer, encabeçada pela Nielsen, revela que 73% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos provenientes de marcas socialmente responsáveis. Portanto, espera-se que a integração de mensagens de sustentabilidade nas campanhas seja uma tendência dominante em 2024.

imagem com símbolos de responsabilidade ambiental

5) Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada (RA) está sendo integrada a campanhas de Marketing, a fim de proporcionar experiências interativas. Os recursos de experimentação digital de produtos estão redefinindo a forma como os consumidores interagem com as marcas. Provadores virtuais – de roupas a calcados e tantos outros itens – permitem ao usuário inserir suas medidas e comprar com mais assertividade. Tudo através do computador e sem precisar sair de casa.

imagem de celular com realidade aumentada em sala

6) Vídeo curtos e interativos

Assim como em 2023, os vídeos curtos seguem como um poderoso formato para as plataformas digitais, em 2024. Contudo, evoluindo para uma nova direção: interativos, unidos à realidade aumentada e ainda mais curtos.

Plataformas como TikTok e Instagram Reels demonstram a crescente popularidade do conteúdo de vídeo curto e envolvente. O relatório Digital 2024 confirma que o formato é altamente compartilhável e eficaz para alcançar públicos mais jovens.

À medida que avançamos em 2024, as diferentes vertentes que impactam diretamente o Marketing Digital também continuam a evoluir. As tendências listadas aqui são apenas algumas daquelas que moldarão o cenário deste novo ano. Na mesma linha, as empresas que conseguirem antecipar  a aplicabilidade destas tendências e adaptar suas estratégias para inseri-las em suas ações online têm (boas) chances de estar um passo à frente da concorrência. Pelo menos, no que diz respeito à inovação e à ferrenha disputa pela atenção e engajamento do público.

imagem câmera gravando


Referências:

Deloitte. “TMT Predictions 2024”. Disponível em: [https://www2.deloitte.com/us/en/insights/industry/technology/technology-media-and-telecom-predictions.html]

eMarketer. “Influencer Marketing 2024”. Disponível em: [https://www.insiderintelligence.com/chart/257953/us-influencer-marketing-spending-2019-2024-billions-change]

McKinsey. “Personalization at Scale”. Disponível em: [https://www.mckinsey.com/capabilities/growth-marketing-and-sales/our-insights/a-technology-blueprint-for-personalization-at-scale]

We Are Social, Hootsuite. “Digital 2024”. Disponível em: [https://wearesocial.com/uk/blog/2023/10/digital-2023-october-global-statshot-report/]

Cancel, David; Gerhardt, Dave. “Conversational Marketing”. Publicado por Wiley, 2019.

Nielsen. “The Conscious Consumer”. Disponível em: [https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ijcs.12456]

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