Pílulas de Conversão

Comunidades virtuais engajadas: como construir a sua

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Sam Parr: responsabilidade compartilhada para otimizar resultados

No mundo do Marketing Digital, onde os números e métricas dominam as conversas, é fácil perder de vista o fator humano. No entanto, as pessoas por trás dos cliques são a essência do sucesso online. É por isso que as comunidades virtuais se tornaram uma pedra angular na estratégia digital moderna. Parafraseando Sam Parr, fundador do My First Million and Hampton: “o que diferencia uma audiência de uma comunidade? Em uma comunidade, as conversas continuam acontecendo mesmo quando você não está presente”.

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No post de hoje, vamos compartilhar as dicas e percepções de especialistas da área sobre como criar e nutrir comunidades de sucesso. Entre os profissionais, além de Parr, estão Christina Garnett, gerente de Marketing da HubSpot; e Daniel Murray, fundador do The Marketing Millennials. Os ensinamentos foram compartilhados durante o Inbound23, um dos principais eventos do mundo com foco em conversão online, realizado em setembro, nos EUA. Vamos lá!

1 – Tamanho não importa (para começar)

Iniciar uma comunidade virtual não requer um grande público, desde o primeiro dia. Pode ser um grupo modesto de pessoas que compartilham interesses comuns. O objetivo inicial é criar um espaço onde essas pessoas possam se conectar, dialogar e se envolver de maneira significativa. “Não complique o processo! Você pode começar com apenas cinco pessoas”, aconselha Murray

2 – Mas tamanho importa (para construir uma cultura)

Embora não seja necessário um grande número de membros para dar o pontapé inicial na comunidade, é importante considerar o crescimento da mesma com cautela. À medida que a comunidade cresce, manter sua cultura e identidade distintas pode se tornar um desafio. “Precisamos ser criteriosos, ao permitir a entrada de novos membros. Seja seletivo e deixe claras as expectativas”, adverte Parr.

3 – O usuário deve (sempre) ser o foco

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Christina: quem dita o formato é o usuário

Uma das chaves para o sucesso de uma comunidade virtual é escolher a plataforma em que ela será construída. Aqui, todos os experts foram taxativos: escolha a plataforma com base na experiência do usuário. “Qualquer outra consideração deve ser secundária”, destacou Christina. Parr reforçou a premissa: “comece em uma plataforma onde as pessoas já estão presentes. Isto reduzirá a fricção”, disse.

4 – Agregue valor (e crie o FoMo)

Uma comunidade online prospera quando oferece discussões ricas e insights valiosos. É essencial que os membros percebam claramente o valor que você adiciona às suas vidas ou rotinas de trabalho. Ao criar conversas informativas, você constrói confiança e autoridade, dentro da sua comunidade. É quando o Fear of Missing Out (FoMo) se torna um aliado poderoso. Sam Parr enfatiza: “é importante criar a sensação de ‘estou perdendo algo, se eu não fizer parte disso'”. Quando as pessoas sentem que estão perdendo oportunidades ou insights valiosos, elas são incentivadas a permanecer ativas e envolvidas na comunidade.

5 – Institua lideranças

Para gerenciar e desenvolver uma comunidade de sucesso, é crucial delegar responsabilidades e funções específicas a membros engajados. Estes líderes desempenham um papel fundamental no apoio aos membros e no crescimento do grupo. Eles podem atuar como embaixadores, moderadores ou organizadores de eventos, ajudando a criar um ambiente acolhedor e participativo. “Defina um grupo de membros com funções específicas. Compartilhe responsabilidades e atividades com eles. Eles podem ajudá-lo a administrar e expandir a comunidade de maneira eficaz”, ressalta Parr.

6 – Microcomunidades são uma tendência

Olhando para o futuro, é evidente que as microcomunidades estão ganhando cada vez mais relevância. Christina Garnett prevê que elas desempenharão um papel ainda mais significativo, nos próximos cinco anos. Sam Parr concorda. “Acredito que as comunidades pagas para profissionais de nicho se tornarão muito populares, neste período”, previu. Isto sugere que a segmentação e a especialização dentro das comunidades virtuais se tornarão uma estratégia-chave para maximizar seus resultados online.

Independentemente do tamanho inicial da sua comunidade, priorizar a experiência do usuário, adicionar valor, instituir lideranças e estar atento às tendências emergentes pode ser a chave para o sucesso. Portanto, ao criar sua comunidade, assegure-se de que as discussões continuem sempre ativas, o valor seja evidente e o FoMo um combustível positivo para o seu crescimento. Bons resultados na web!

 

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