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Como criar um site campeão e que vende mais

Como criar um site campeão

Ter um site requer alguns cuidados. E isto não apenas para projetos novos, mas também para quem já possui uma página na web. Muitas vezes, detalhes no design e na usabilidade podem ser cruciais para um bom desempenho, além de que o projeto reflete “a cara da sua marca”, no ambiente digital.

Quando falamos em sites, existem diversos aspectos que precisam ser considerados, a fim de torná-lo realmente bom. Se você está pensando em criar um novo projeto para a sua empresa, ou até mesmo atualizar o que você já tem, é muito importante estar atento a alguns pontos imprescindíveis, para que sua página na web atinja os objetivos desejados!

Para lhe auxiliar neste desafio, preparamos uma lista com os principais fatores que um site precisa atender, a fim de aumentar suas chances de êxito, na internet. Vamos lá!

Qual o objetivo do seu site?

 

Pode parecer óbvio falarmos de objetivo, não é mesmo? Porém, muitas vezes, as empresas não deixam isso claro, na hora de pensarem sobre a estrutura do sitem ou até mesmo o seu design.

Definir um objetivo muito genérico – como apenas “vender” – pode não ser um bom modo de começar. Que tal ser mais específico e indicar quais tipos de produto você deseja comercializar, para quem e quais as impressões que você deseja transmitir aos usuários que acessarem o seu site?

Quanto mais específico você for, melhor o resultado. As cores, a navegação e a disposição dos itens podem variar, conforme os seus objetivos. Portanto, tê-los bem definidos é uma forma de otimizar a experiência do usuário – e, consequentemente, os seus resultados.

No conteúdo, menos é mais

 

O conteúdo é a alma do seu site. Sem ele, nada acontece. Não existe credibilidade, identificação e muito menos vendas. Este é um dos aspectos mais importantes para se levar em consideração, na hora de criar um projeto web, e precisa ser construído de maneira que reflita o seu negócio.

Uma das primeiras etapas, quando se vai produzir o conteúdo, é entender os seus futuros clientes e saber qual a melhor linguagem para atingi-los. De nada adianta você querer ser super descolado na sua escrita, se o seu público é mais conservador e isso não reflete seu verdadeiro estilo, enquanto empresa.

Após definir a linguagem, foque em um conteúdo leve e, ao mesmo tempo, completo. Ser objetivo é muito importante, pois páginas com muito texto tendem a ser entediantes e você corre o risco de os usuários desistirem da leitura.

 

VÁ DIRETO AO PONTO

Outro passo fundamental é transmitir a informação de maneira clara, sem rodeios. Evidencie o que a sua empresa faz, o que ela vende e quais seus diferenciais. Esta é uma maneira de o seu usuário entrar no site e já saber, exatamente, do que se trata a página e se o que ele precisa será encontrado ali.

O grande erro da maioria dos sites é querer mostrar muito, perdendo a objetividade. Na internet, os usuários precisam estar longe de distrações, para que nada atrapalhe seu objetivo final – que pode ser encontrar uma informação ou realizar uma compra, por exemplo.

O “quem somos” de um site também deve receber a devida atenção. Esta é uma seção muito importante e que respalda a credibilidade da sua marca, auxiliando a tomada de decisão do usuário. Ali, será apresentada a sua história, experiência, certificações e o que mais for necessário, para garantir que o usuário confie na sua empresa. Portanto, use esta área com sabedoria!

 

OTIMIZE O SEU CONTEÚDO PARA SEO

Não esqueça de aplicar técnicas de Search Engine Optiomization (SEO), na hora de produzir o conteúdo. Isto é essencial, se você pretende alcançar o primeiro lugar nas buscas do Google, quando procurarem palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Siga um passo-a-passo de como conquistar um bom posicionamento nas buscas e pense no seu conteúdo a partir do planejamento de SEO. Fazer isso, já no início, poupará a necessidade de reescrever tudo futuramente, a fim de melhorar sua performance na web.

De maneira geral, possuir um conteúdo rico, atraente e coerente é o que dará mais visibilidade ao seu site. Tanto em termos de otimização para os mecanismos de busca, quanto para elevar sua credibilidade.

Procure manter o conteúdo do seu site sempre atualizado, para que ele não pare no tempo e permaneça útil. Torne-o atraente e relevante, o que, por consequência, ajudará a sua marca a também vender mais. Com o texto pronto e bem escrito, o sucesso do seu site estará a alguns passos de se tornar real.

Imagens de boa qualidade

 

A parte visual diz muito sobre um site. Inclusive, influencia a percepção do internauta quanto à credibilidade do seu negócio. Se abrimos uma página mal diagramada e com imagens de baixa qualidade, por exemplo, é quase que automático torcermos o nariz.

No fim das contas, o visitante não se identifica com o conteúdo, que acaba refletindo certa falta de cuidado com o que está sendo apresentado. Será que, depois disso, ele vai confiar na sua empresa? Será que ela faz boas entregas? Como é a qualidade dos produtos ou serviços? Abre-se margem para uma série de questionamentos.

Por isso, dedique um cuidado especial à seleção das imagens que farão parte do seu layout. Opte por fotos originais de seus produtos ou empresa e complemente-as com outras de bancos profissionais, caso necessário.

 

AS IMAGENS DEVEM GERAR IDENTIFICAÇÃO

Um dos propósitos de inserirmos imagens em um site é humanizar e gerar identificação, por parte dos usuários. É o que faz com que as pessoas “se vejam” ali, aproximando-as da sua empresa.

Aposte em imagens que reflitam seu público real, o que ele quer se tornar e o que poderá despertar uma ação positiva. Esta é uma estratégia bastante coerente e assertiva.

Menu objetivo e focado no usuário

 

Outro ponto bem importante é a criação do menu. Na maioria das vezes, queremos colocar tudo o que oferecemos dentro dele – o que é um erro! Uma aba cheia de informações abre brecha para que o usuário que confuso e não foque no que realmente o fez visitar o seu site.

Quanto menos caminhos e distrações, melhor! Coloque apenas o que interessa, no menu principal. Outras informações podem ser remanejadas para menus superiores e inferiores, que chamam menos a atenção, mas são fáceis de visualizar.

Um menu claro e direcionado é uma forma de mostrar aquilo que realmente interessa para o usuário, tornando sua experiência mais agradável e objetiva, dentro da sua página.

Usabilidade é fundamental

 

A usabilidade leva em consideração todos os elementos de navegação, focando sempre no usuário e em como ele vai “caminhar”, dentro do site.

Quando acessamos uma página que encontramos pelas buscas do Google, por exemplo, queremos uma informação muito específica. Muitas vezes, um problema a ser resolvido. Por isso, seu site deve ser intuitivo e fácil de navegar, a fim de satisfazer, rapidamente, as necessidades do visitante.

Projetos que apresentam muito caminhos para chegar em um determinado conteúdo são facilmente abandonados. Seja por falta de paciência, ou porque o usuário não encontrou aquilo que procurava. Em outras palavras, o site não lhe foi útil.

Portanto, pensar a usabilidade é essencial. Assim que o internauta bater o olho na sua página inicial, o design deve direcionar seu olhar para os lugares certos, conduzindo-o por um fluxo de informações capaz de otimizar sua experiência.

A velocidade do site conta – e muito!

 

Criar uma identidade visual arrojada e inovadora é ótimo. Entretanto, algumas ressalvas se aplicam. Certos efeitos e elementos, muitas vezes, tornam as páginas pesadas e mais lentas para carregar.

Este é um “defeito” grande e que pode atrapalhar muito a performance do seu site. Páginas com carregamento demorado são facilmente abandonadas, dando espaço para os usuários correrem para o projeto do concorrente.

Além disso, a velocidade de carregamento de um site é um dos fatores que o Google leva em consideração, na hora de ranquear os resultados das suas buscas. Portanto, vale todo o cuidado, para não ser penalizado.

Seu site está preparado para uso mobile?

 

Hoje, é imprescindível possuir um site responsivo, ou seja: que se adapta a dispositivos móveis, como celulares e tablets. Mais que um diferencial, os projetos preparados para uso mobile são uma necessidade. Lembre-se de que a experiência do usuário é tudo! E ela pode fazer com que ele continue navegando, ou desista da sua página.

Desenvolva um site que seja incrível tanto no desktop, quanto no mobile, otimizando a forma como o usuário navega nele, em cada dispositivo. Na versão móvel, deixe o conteúdo mais leve, mantendo apenas aquilo que, efetivamente, importa. Algumas imagens e textos, por exemplo, podem ser suprimidos, caso você identifique que eles são menos acessados, nos dispositivos móveis.

Vale lembrar, ainda, que sites responsivos têm pontuação extra no Google. Por isso, consiste em uma estratégia não apenas de usabilidade, mas também de SEO.

Chame para a ação

 

O grande erro de diversos sites é querer apresentar um produto, ser o mais completo possível e, no final das contas, esquecer de instigar uma ação no usuário.

Você quer que a pessoa compre um produto ou entre em contato com a sua empresa? Então, mostre onde ela pode clicar, para fazer isso! Na hora certa e no local adequado. De nada adianta um site incrível e bem estruturado, se o usuário não é levado a interagir.

No Marketing Digital, chamamos os botões de ação de “call-to-action” (CTA). Eles devem ser colocados em lugares estratégicos, para que o clique seja certeiro. Aposte nas cores certas, bem como na mensagem e no local adequados. Assim, você otimizará a sua taxa de cliques.

Crie uma comunidade

 

Leve a relação com o usuário para outros níveis. Aposte nas mídias sociais, para criar engajamento e torná-lo um visitante frequente. Para isso, sempre disponibilize links para outros canais de relacionamento, como Facebook, Instagram e YouTube.

Se você possui um trabalho bem estruturado em suas mídias sociais, certamente, fará com que aquele usuário volte mais vezes ao seu site e crie uma identificação com a marca. Faça do seu projeto uma ponte para esses outros canais, tornando a experiência do usuário ainda mais rica.

Aposte em conteúdos que são complementares à sua página e conecte-os entre si (ação também conhecida como link building). Assim, você cria uma comunidade de fãs, atrai tráfego e, consequentemente, gera mais vendas!

Pronto para criar o melhor site de todos os tempos? Viu que não tem muito segredo, certo? Basta seguir estas dicas e o seu projeto web estará pronto para ser um canal de vendas excepcional. Agora, mãos à obra!

 

Site que vende

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.

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