Aprenda com o Blog

SEO ou Adwords: em qual devo investir?

SEO ou Adwords

Estruturar um planejamento de Marketing Digital requer conhecimento sobre as mais variadas formas de investimento e como cada uma delas poderá, efetivamente, ajudar o seu negócio.

Então, ao pesquisar sobre os caminhos a seguir, com o intuito de melhorar a visibilidade da sua marca e do seu site, SEO e Adwords são duas estratégias que sempre aparecem. Mesmo sendo bastante populares, porém, acabam gerando dúvidas. Principalmente, quando o budget é limitado e a escolha precisa ser assertiva.

Qual delas será a melhor opção para a sua marca? Vale a pena investir em anúncios pagos ou apenas ranquear organicamente o seu site? Qual das duas é a mais vantajosa, afinal de contas?

É normal surgirem essas (e várias outras) perguntas. Até porque tratam-se de estratégias que têm relação direta com a forma com que o seu site irá aparecer nas buscas do Google – além de gastos maiores ou menores que cada uma pode gerar.

Para entender se SEO ou Adwords é o melhor caminho para você, primeiramente, é preciso diferenciar cada um deles e analisar os prós e contras. Assim, fica muito mais fácil chegar a uma conclusão sobre qual é mais indicado para os seus objetivos específicos e que trará os melhores resultados.

Entendendo as diferenças entre SEO e Adwords

 

Decidir entre estas duas estratégias pode ser um tanto desafiador. Será que, se eu escolher uma, estarei perdendo algum benefício que somente a outra poderia proporcionar? Por isso, é muito importante entender como cada uma funciona e quais vantagens você terá, ao optar por uma delas.

Traçando um comparativo entre SEO e Adwords, fica mais fácil tomar decisões. É possível identificar, por exemplo, se as suas metas se conectam com a proposta de cada estratégia. Ou seja: se, realmente, a escolha feita tem condições de gerar os resultados esperados, seja receber mais visitas no seu site, vender um produto específico, brand awareness e por aí vai.

SEO

 

Cada vez mais difundido, o SEO (ou Search Engine Optimization) tem o objetivo de ranquear um site, organicamente, para determinadas palavras-chave. É por meio dele que conseguimos conquistar o tão desejado primeiro lugar, nas buscas do Google.

Isso significa que, se o seu site aparece em boa colocação na lista de buscas, mais pessoas terão contato com a sua página. Consequentemente, você também conseguirá mais visitas. É uma maneira de apresentar a sua empresa ou marca para as pessoas que ainda não a conhecem e dar-lhes respostas para questões que elas queiram resolver (e cuja informação está no seu site).

Mas você deve estar se perguntando: como faço, então, para ficar bem ranqueado nos buscadores? Primeiramente, o conteúdo do seu site precisa estar otimizado para os mecanismos de busca. Para isto, as palavras-chave e conteúdos devem ter relação direta com o seu negócio.

Resumindo, o SEO é uma estratégia que depende de conteúdo, otimização e diversos outros fatores. Tendo todos esses elementos em ordem e bem estruturados, as chances de o seu site ranquear bem aumentam, deixando o seu projeto à frente da concorrência, na hora em que alguém buscar por algo que você oferece.

 

SEO: Como melhorar o ranqueamento orgânico do seu site

 

POR QUE INVESTIR?

A grande vantagem do SEO é que ele é gratuito. Você não precisará investir dinheiro no Google, para que o seu site fique bem ranqueado. Basta seguir as diretrizes, fazer ajustes e criar conteúdo original e relevante.

O investimento que você poderia fazer, ocasionalmente, seria contratar um profissional para cuidar dessa estratégia para você. Gerenciar o SEO do seu site pode parecer simples, mas requer conhecimentos bastante específicos. Tanto na estratégia, quanto na forma como os trabalhos serão executados, a fim de otimizar as chances de gerar resultados reais.

De maneira geral, investir em SEO é essencial, uma vez que o seu site precisa ter um bom posicionamento nas buscas, para gerar credibilidade, ser notado e resultar em mais visitas/vendas.

Além disso, se você oferece respostas, serviços ou produtos que alguém está procurando, mas sem aparecer nos resultados do Google, você dificilmente será considerado como uma opção! Mais de 3,3 bilhões de buscas são feitas, todos os dias. Sem dúvidas, os seus concorrentes estão fazendo esforços para serem notados na web e sairão na frente, caso você não planeje uma estratégia vencedora.

Adwords

 

Já o Google Adwords funciona de maneira um pouco diferente, mas o objetivo é o mesmo: mostrar a sua empresa em um lugar privilegiado das buscas.

Também chamado de Links Patrocinados, o Adwords é uma estratégia que requer investimento e otimização, para se obter um bom desempenho. Basicamente, ele faz com que o seu site apareça acima das posições orgânicas – que são aquelas conquistadas pelo SEO.

Funciona como uma leilão: quem oferecer mais… Leva! O mesmo acontece com os seus concorrentes, que, provavelmente, também estarão disputando essas posições patrocinadas com você.

Uma campanha de Adwords não é baseada somente no investimento, claro! Existem diversos outros fatores que contribuirão para que a campanha tenha ou não sucesso, a exemplo da configuração, otimização, escolha de palavras e afins.

Muitas vezes, as empresas desejam investir em Adwords, mas desperdiçam dinheiro por não saberem, exatamente, como tirar o melhor proveito da ferramenta. Por isso, é sempre indicado contratar um profissional que entenda (muito bem) do assunto, a fim de elevar o potencial das campanhas.

 

Google Adwords: 7 erros comuns na hora de criar campanhas (+ dicas)

 

Resumindo, Adwords é uma ótima estratégia, se você quer um resultado mais imediato – enquanto que o SEO é de longo prazo. Você cria campanhas com objetivos específicos e, para isso, investe uma determinada quantia no Google, para que esses anúncios sejam exibidos tanto nas buscas, quanto na rede display (que consiste naqueles anúncios em imagem que você vê, enquanto navega).

 

POR QUE INVESTIR?

O Adwords é uma ótima maneira de ser visto e lembrado. Uma chamada para o seu site é exibida em local privilegiado, nas buscas do Google, e ainda existe a opção de aparecer em formato de anúncio, em outros sites.

Contudo, é importante lembrar que, enquanto para alguns negócios essa pode ser uma estratégia necessária, ela pode não ser para outros. Em e-commerces, por exemplo, o investimento em Adwords é crucial. Se combinado com SEO, os resultados se potencializam ainda mais. Por isso, é importante entender se o investimento em Adwords realmente tem a ver com os seus objetivos. Caso contrário, será apenas um gasto desnecessário.

Mas, afinal, qual é a melhor estratégia para o meu negócio?

 

É muito difícil responder essa pergunta sem analisar as suas necessidades e objetivos específicos. Por isso, é preciso que você avalie cada um deles e entenda o que mais se encaixa no seu budget, qual tipo de impressão você deseja causar, se você quer ter algo mais a curto prazo ou que dure por mais tempo.

O SEO, por exemplo, é uma estratégia que demora um pouco mais para mostrar resultados. Entretanto, se bem estruturada, pode render frutos por um bom tempo.

Já o Adwords tem uma duração muito mais limitada, considerando que você depende de investimento, para que as campanhas continuem no ar. Assim que a verba acaba, você desaparece do espaço privilegiado.

Pense como se fosse uma casa: você a compra e precisa de manutenção, a fim de mantê-la sempre em ordem. Assim, ela continuará bonita por muitos e muitos anos. É o mesmo que ocorre com o SEO.

Já com o Adwords, é como se você fosse o proprietário dessa casa e a alugasse a terceiros. Os frutos (pagamento do aluguel) são colhidos somente quando você tem inquilinos morando no imóvel. A partir do momento em que eles saem, você não possuirá mais aquela renda.

Resumindo…

 

De um lado, o SEO, que é gratuito e foca no posicionamento orgânico, mas exige muita dedicação e técnica. De outro, o Adwords, que aparece em um lugar privilegiado, mas pode desperdiçar seu dinheiro, se não for gerenciado corretamente.

As duas estratégias têm sua relevância e, se combinadas, podem trazer resultados incríveis. Assim, você terá o melhor de cada uma e aumentará as chances de atingir seus usuários e gerar vendas.

Uma boa dica, então, é trabalhar ambas de forma interligada. Com isso, você poderá entender o que está funcionando melhor, para otimizar seus investimentos e extrair o máximo de cada ação.

Também recomendamos – fortemente – que você consulte um profissional da área, para que ele faça uma análise geral da sua empresa, apresentando soluções e ajudando no seu plano de Marketing Digital. Desta forma, os seus resultados podem ser alcançados com maior consistência e assertividade.

 

Google Adwords

Sobre o Autor

Fernando Freitas é diretor-fundador da Converta na Web. Seus resultados diferenciados em Marketing Digital já lhe renderam a capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Profissional credenciado pela norte-americana HubSpot, criadora da Inbound Marketing Methodology e principal referência do mundo em conversão na web. Estrategista, consultor e professor de pós-graduação no segmento digital, com foco em conversão e negócios de alta performance.

Fale com a gente